segunda-feira, 30 de junho de 2025

Rica oportunidade

 

Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao SENHOR.


                                      Josué 24.15


Opções existem muitas, mas certas, são bem poucas!

Um professor narra um lamentável fato que marcou sua vida: Ele conta que era o final do ano de 1964, no interior do Estado de São Paulo, juntamente com os estudantes da universidade, faziam trabalhos de campo. Num dia, um dos estudantes, orgulhosamente, mostrou um revólver que havia achado em uma de suas viagens. Conhecendo o seu espírito introspectivo e pessimista, o professor sugeriu que se desfizesse da arma, pois pressentia o risco que ela representava. Porem, poucas semanas depois, quando ele se encontrava às vésperas de sua brilhante formatura, receberam a notícia de que o rapaz havia cometido suicídio. O mestre afirma, que todos lamentaram muito o fato de ele ter feito uma escolha pela morte, desprezando o conselho que havia recebido.

Todos os dias estamos diante de escolhas a serem feitas, precisamos pedir a Deus pela sabedoria em nossas decisões. Aceitar ao SENHOR Jesus Cristo como nosso SENHOR e Salvador, é a mais importante atitude que podemos ter, pois a sentença já está dada: "Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna... Quem Nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Nome do Filho Unigênito de Deus" (João 3.16,18). A aceitação muda totalmente a perspectiva da eternidade, pois a afirmação acima e a promessa do amor de Deus: "são a garantia de que há um futuro certo junto a Ele. Assim sendo, que diferentemente do estudante, possamos optar pela vida abundante e plena em Cristo Jesus, e essa com frutos eternos. Não desperdicemos esta rica oportunidade.

Palavra para o seu coração

 

Pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

 

                                    Deuteronômio 14.2

 

Visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.

 

                                    Romanos 3.30

domingo, 29 de junho de 2025

Benéfico e saudável

 

Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem.


                                       Salmos 6.2


A fé em Cristo Jesus pode exercer uma influência benéfica em nossa saúde? A Bíblia afirma que a fé, estabelece a paz com Deus. Ora, se pela fé em Jesus Cristo temos paz com Deus, isto contribui para que também tenhamos paz com nossos semelhantes.

E a Palavra também nos ordena: "Quem ama a Deus, ame também seu irmão" (1João 4.21). Diz ainda: "Façam todo o possível para viver em paz com todos" (Romanos 12.18). Havendo harmonia com Deus, haverá também harmonia íntima, equilibrio pessoal. Essa paz, equilíbrio, sensatez e tranqüilidade sempre será uma proteção e antídoto espiritual, com bons reflexos na vida física.

No entanto, a fé não é algo mágico, instantâneo, e nem uma espécie de vacina que imuniza contra infecções contagiosas que circulam por ai. Mesmo exercendo a fé, o nosso corpo físico continua sendo carne e sangue, sujeito a contaminação e a sofrer desgastes e deficiências. Ainda assim, a paz com Deus continua a nos beneficiar e auxiliar a superar enfermidades; a total confiança em Cristo Jesus é sempre um elemento positivo para a saúde, remédio para o desânimo, solução para a angústia e depressão, incentivo para nos manter na plena dependência de Deus.

Os problemas, desafios e circunstâncias que enfrentamos são didáticas, servem como lições para o nosso aprendizado. A dor e o sofrimento por vezes são graduações de tais escolas. E Deus, nosso Pai Celestial, tem todo o direito de nos ensinar lições que aperfeiçoem a vida. Mesmo em meio a dor e sofrimento, a fé sempre será uma forte alavanca que nos eleva à Presença do SENHOR, nos conduz ao caminho da integridade, mansidão, humildade e domínio próprio, que também protege contra certos males físicos. Já a incredulidade degrada, macula, ultraja, polui, corrompe, avilta e destrói as fibras da moralidade, do amor e da paz. Sem dúvida, o que é moralmente positivo também é benédico e fisicamente saudável.

Palavra para o seu coração

 

A voz de Deus troveja maravilhosamente; ele faz coisas grandiosas, acima do nosso entendimento.

 

                                    Jó 37.5

 

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

 

                                    Romanos 11.36

sábado, 28 de junho de 2025

Nosso suprimento

 

Busquem ... o Reino de Deus e essas coisas lhes serão acres-centadas.


                                      Lucas 12.31


Quantas são as noites em que perdemos o sono, preocupados com as contas a saldar, tarefas a desempenhar, compromissos a executar, agendas abarrotadas a cumprir...  Somos muitos de nos que passamos por isto!

Entretanto, o SENHOR Jesus nos diz que podemos e devemos ter uma vida mais simples e tranquila; e Sua exortação é ainda mais precisa e necessária em nossos dias, quando os excessivos apelos e propagandas pelo exacerbado consumismo de bens materiais, nos bombardeiam e chamam a nossa atenção. Mas, se colocarmos Deus em primeiro lugar e olharmos as coisas do ponto de vista Dele, veremos tudo ocupar o seu verdadeiro lugar, e conseguiremos dar a cada objeto, o seu devido e real valor.

"Não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante? Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé! Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas" (Lucas 12.22-31).

O SENHOR Jesus nos mostra que ao colocar Deus em primeiro lugar de nossas vidas, podemos nos despreocupar com coisas materiais, pois Ele sabe nossas necessidades. Ao priorizarmos Deus demonstramos entender que Ele é o nosso SENHOR e Rei , que controla todas as coisas, inclusive a nossa vida. Devemos viver para Deus e não para nós mesmos; buscarmos cumprir a cada dia o Seu querer. Adotarmos sistematicamente este exercício, faz com que aprendamos que muitas coisas, embora boas, não são tão importantes; muitas coisas importantes não são essenciais; e muitas que nos parecem essenciais são absolutamente dispensáveis.

Adquirirmos essa postura não é fácil, não devemos subestimar a dificuldade e resistência que encontraremos nessa maneira de viver, porque os bens materiais são sempre mais valorizados que os espirituais e também muito mais procurados. Mas, se formos disciplinados, atentos e andando sempre com Cristo, aprenderemos o valor exato de todas as coisas. E que todas as nossas necessidades serão satisfeitas em Deus e com Ele.

Palavra para o seu coração

 

Deixaste que os inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água, mas a um lugar de fartura nos trouxeste.

 

                                        Salmos 66.12

 

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

 

                                        1 João 5.4

sexta-feira, 27 de junho de 2025

O trapaceiro

 

Não vim chamar justos, mas pecadores.


                                     Mateus 9.13b


A história de Jacó evidencia que Deus nos ama de forma gratuita, incondicional, sem levar em conta que somos pecadores. Se observarmos a vida de Jacó, veremos que suas atitudes revelam alguém com problemas de caráter, o chamado "velhaco", trapaceiro, que alterna suas manobras com momentos de profunda busca pela direção de Deus. Ainda que sobre ele, repousasse a bênção de Deus, pela promessa feita a Abraão e Isaque. Evidentemente que as narrativas de suas manobras não são permissões de Deus para pecarmos também, mas estão registradas para que aprendamos com seus erros.

Antes mesmo do nascimento, no ventre de Rebeca os irmãos gêmeos Esaú e Jacó, já lutavam, disputando para ver quem nasceria primeiro. Esaú nasceu e trouxe Jacó, seguro em seu calcanhar. O nome "Jacó" também é interpretado por "trapaceiro". Jacó percebeu que Esaú era uma pessoa tranqüila, e ciente que o irmão primogênito detinha o direito a uma porção dobrada da herança do pai, armou uma situação que o levou a abrir mão da primogenitura, trocando-a por um prato de lentilhas. Falar impensadamente pode arruinar a vida das pessoas, famílias e até de países, Esaú pagou um alto preço pela atitude precipitada.

Mais tarde porém, ambos os irmãos voltam a se encontrar; Jacó precisava do perdão de Esaú. Foi ao seu encontro, mas para assegurar que fosse bem recebido, preparou um belo presente e mandou-o na frente.

Às vezes buscamos a orientação de Deus ao tratar de um assunto específico, mas a nossa insegurança e pequenina fé, nos leva a deixarmos um plano B pronto para entrar em cena, caso Deus falhe. Mas, quando nos arrependemos, confessamos os nossos pecados, Deus nos perdoa, compreende e ainda generosamente nos abençoa, exatamente como fez com Jacó. Deus nos deu Sua infinita graça para que levemos a vida a sério.


Palavra para o seu coração

 

Como os descendentes de Canaã, comerciantes que usam balança desonesta e gostam muito de extorquir,

 

                                        Oséias 12.7

 

Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

 

                                        Tiago 1.21

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Nossa segurança

 

O Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.


                                     Provérbios 3.26


Atualmente, segurança tornou-se uma exigência de primeira necessidade na vida. Por essa razão cresce o número de pessoas e entidades que procuram as seguradoras, para resguardarem-se de danos e prejuízos eventuais. Sim, pois o crescimento da violência, a deterioração da moral, a incidência progressiva de assaltos e seqüestros, sem contar a própria fragilidade da vida humana. Tudo é objeto de seguro: a vida, a saúde, propriedades, marcas, patentes, imóveis, bens, economias, jóias, objetos de valor, coisas que merecem ser preservadas.

Toda a nossa preocupação se resume em uma palavra: "risco". Pagamos, para assegurar nossos valores e evitar grandes perdas e, mesmo assim, não somos ressarcidos do nosso maior prejuízo. Se, por um lado, é consideravelmente expressiva a parcela de nós, que agimos com prudência na defesa de nossos bens, não sucede o mesmo quando se trata de salvaguardar o maior de todos: a alma humana. Parece haver em nós, uma total despreocupação pela segurança da alma, vivemos alienados, negligentes ou indiferentes, como se nunca devêssemos prestar contas da vida que Deus nos deu. Ignoramos ou desconhecemos a dimensão fundamental da vida humana: a eternidade.

Ainda bem que muitos de nós cristãos, conscientes da situação desesperadora da humanidade, nos tornamos "corretores" e apresentamos a "apólice" de segurança que é o Evangelho: proclamando a salvação graciosa que há em Cristo Jesus.

O autor de Provérbios diz que seguro em Deus, o homem terá sensatez e equilíbrio, o seu sono será tranqüilo, não terá receio do "sinistro", ou seja, da calamidade repentina, nem da ruína que atinge os descrentes: "Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço. Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo. Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, pois o SENHOR será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha" (Provérbios 3.21-26).

O preço dessa apólice espiritual foi pago integralmente de uma só vez, pelo sacrifício do SENHOR Jesus Cristo, lá no Calvário. O benefício de nossa valiosíssima apólice com Deus, é a certeza da vida eterna.


Palavra para o seu coração

 

Então Elias disse a todo o povo: Aproximem-se de mim. O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas.

 

                                        1 Reis 18.30

 

Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.

 

                                        Romanos 14.19

quarta-feira, 25 de junho de 2025

O nosso Testemunho

 

Esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.


                                      1Coríntios 9.27


Às vezes imaginamos utopicamente, como gostaríamos de poder mudar o mundo, o nosso País, nosso Estado, Cidade, sociedade, família, cultura... Mas, se pudermos mudar a nós mesmos, talvez o nosso exemplo inspire os nossos familiares, e mobilizados juntamente com eles, gradativamente seremos capazes de mudar outros também, e como numa corrente do bem, esses mudarão outros mais...

Porém, primeiramente há a necessidade de buscar em Deus uma vida nova, uma mudança em nossas atitudes, pensamentos, entendimento, motivação, antes de cobrar e tentar mudar os outros.

Certamente, a mudança que se processa em nós é transmitida aos outros. Nosso testemunho fala muito mais do que a sabedoria de nossas palavras. Quem demonstra pelo testemunho, nem sempre necessita abrir a boca.

Não podemos desejar uma vida com qualidade, querer um mundo melhor, se não formos capazes de dar a nossa contribuição, começando a mudar a nós mesmos. Temos de aproveitar todas as opor- tunidades de Deus para nos tornar melhores e assim, fazer os outros melhores, através da nossa influência. São muitos os exemplos de pessoas que, através de uma vida dedicada, exemplar, puderam de forma progressiva ajudar muitos outros. Nós também podemos contribuir e influenciar a vida de muitas pessoas, mas primeiro precisamos mudar e moldar a nós mesmos. A nossa atitude é a força para influenciar pessoas ao nosso redor.

Palavra para o seu coração

 

Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?

 

                                         Ezequiel 34.2

 

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

 

                                         Filipenses 2.4

terça-feira, 24 de junho de 2025

Ele acalma a tempestade

 

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.


                                      Salmos 46.1


Imaginemos o desespero dos discípulos de Jesus, ao enfrentarem aquela inesperada e violenta tempestade, num barquinho no meio do mar, longe da terra firme, ao perceberem que haviam perdido o controle da situação, que as fortes ondas inundou-o com o iminente perigo de afundá-lo.

Mas, o SENHOR Jesus estava no barco e de cansaço dormia profundamente. Os discípulos clamaram a Ele, que acordou, disse aos discípulos que eles tinham pouca fé, e então repreendeu o vento e o mar e tudo se acalmou.

Isto causou uma tremenda admiração nos discípulos, a ponto de exclamarem: "Quem é este, que até os ventos e o mar Lhe obedecem"? Os discípulos já estavam com Ele há algum tempo e haviam presenciado muitos milagres, curas e libertações realizadas por Ele; mas na hora do perigo maior, quando corriam risco de morte, se desesperaram. Apesar de terem vivenciado o poder do SENHOR Jesus por diversas vezes, vacilaram em sua fé, a ponto do Mestre chamar a atenção deles, quanto a isto.

Contudo, eles porém, optaram pelo correto: pediram ajuda ao SENHOR Jesus, que prontamente os atendeu, a tempestade acalmou e tudo voltou pacificamente ao normal.

Podemos observar que naquele momento, o desespero foi tão grande, que em tal situação nada mais interessava, era mais importante, ou crucial do que salvarem a própria vida; só nessas horas que se percebe o que realmente importa.

Por isso é fundamental experimentarmos, vivenciarmos, mantermos uma sistemática intimidade com o poder de Deus em nossas vidas, sabermos que podemos confiar Nele totalmente. Do contrário também iremos nos desesperar, quando surgirem as tempestades para nos abater.

Vale lembrar que, não importa o que aconteça, corramos para o SENHOR Jesus, clamemos por Sua ajuda e esperemos Sua atuação, com certeza Seu socorro chegará até nós, e com Ele alcançaremos a vitória. Confiemos em Cristo Jesus, Ele acalma qualquer tempestade.

Palavra para o seu coração

 

Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim.

 

                                       Jeremias 32.40

 

Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

 

                                       Romanos 9.16

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Antes de tudo

 

De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.


                                      Marcos 1.35


Não são poucas as vezes em que nos esquecemos de orar, a urgência dos compromissos, a pressão das tarefas e obrigações, nos envolve, toma nossa atenção e perdemos a direção de Deus.

Depois de um tempo, quando as coisas se enrolam, lembramos de perguntar: Mas por que não orei primeiro?!

O jovem Timóteo recebeu um conselho de seu sábio mentor, o apóstolo Paulo, assim: "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens"; (1Timóteo 2.1). Seguindo o exemplo do Mestre Jesus, O qual orava antes de fazer qualquer coisa. Antes de subir ao Calvário, entrou no Getsêmani e orou fervorosamente ao Pai para que fosse feita a Sua vontade.

Seguindo a exortação do apóstolo Paulo, "antes de tudo", oremos antes de iniciar o nosso dia; antes de começar nossa jornada diária, tomar qualquer decisão; sair para o trabalho, viajar; mudar de residência, trocar de carro, iniciar qualquer novo relacionamento ou outra situação na vida.

Há ocasiões em que recebemos uma proposta de negócio, investimento ou algo que nos parece supervantajoso. Porém, ao orarmos se não sentirmos tranqüilidade e paz no coração, é preferível declinarmos da proposta. Porque muitas das vezes, só depois é que percebemos e constatamos os livramentos que rebemos através das nossas orações. Então em regozijo afirmamos: "Ainda bem que oramos a Deus, pois evitamos uma grande perda, derrota, decepção... Louvado seja o nosso Deus zeloso e misericordioso que nunca nos deixa clamar em vão"! Oremos antes de tudo, mesmo!

Palavra para o seu coração

 

Infunde-lhes terror, Senhor; saibam as nações que não passam de seres humanos.

 

                                       Salmos 9.20

 

Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

 

                                       João 17.15

domingo, 22 de junho de 2025

Sejamos comedidos

 

O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.


                                    Provérbios 29.1


Algumas vezes, acabamos por falar além do que deveríamos. Atentemos para como a cultura atual, tem feito as pessoas desejarem desesperadamente ser ouvidas; no entanto, parece que poucos estão dispostos a ouvir. Muitas vezes, mesmo sem conhecer nada sobre o assunto, acabamos tendo uma opinião formada, sem saber ao certo se é a expressão da verdade ou não.

Grande parte das brigas, discórdias e problemas em relacionamentos, seja de ordem familiar ou conjugal, se dá pelo fato de as pessoas não conseguirem refrear suas palavras, e com isso, acabam muitas vezes impensadamente, magoando quem amam.

Com esse versículo aprendemos quanto é sábio e prudente compreender quando é o momento de falar, sempre considerando o bem-estar do próximo. Isso não significa deixar de confrontar ou corrigir, mas, se realmente for necessário, fazê-lo com empatia e amor.

Muitos de nós, sem perceber adotamos o hábito de falar muito, buscando sermos ouvidos, expondo tudo o que pensamos sem medir as consequências, o que pode acabar causando diversos problemas.

Então, a esses de nós, resta lutar para conseguir refrear, comedir nossas palavras. Sejamos sábios, usemos nossa palavras para declarar vida, edificar e expressar amor e ao próximo. Palavras são armas poderosas, capazes de levar vida por onde quer que passemos. Então, sejamos prudentes e ponderados em nossas palavras a partir de já.

Palavra para o seu coração

 

Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.

 

                                      Provérbios 21.21

 

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

 

                                      Romanos 14.17

sábado, 21 de junho de 2025

Atentos aos sinais

 

Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los;


                                       Lucas 5.7a


A habilidade que Deus nos concedeu de nos comunicar, nos permite compreender os sinais emitidos pelas pessoas, sem que palavras precisem ser pronunciadas. Muitas vezes, um gesto ou uma simples expressão, pode nos falar mais do que muitas palavras, assim como um aceno de mão, pode muitas vezes substituir uma saudação de alguém.

Por isso, observar os sinais é ser sábio e prudente. Por exemplo, ao dirigirmos, é fundamental observar os sinais, para que haja segurança, tanto para o condutor, quanto para as demais pessoas. Assim sendo, precisamos nos manter atentos aos sinais, em especial, ao tomar as decisões que podem impactar grandemente as nossas vidas.

Estejamos atentos aos sinais que Deus nos tem dado. Assim como quem dirige sem respeitar as sinalizações e sem parar nos sinais vermelhos pode acarretar um acidente, não permanecer atento aos sinais de Deus, pode nos levar a uma vida com graves e sérios problemas.

Diante de uma escolha que estejamos prestes a fazer, o Pai Celestial, uma vez consultado; vai sinalizar para uma direção correta e precisa, pois sabe que andar desatento, nos expõe a vários riscos e às demais pessoas ao nosso redor, podendo até custar vidas. Por isso decidamos jamais andar na contramão da vontade de Deus.

Quando ignoramos os sinais dados por Deus, podemos pagar um preço amargo, irreversível; ao passo que, se estivermos atentos e obedientes aos apontamentos dados por Ele, temos a confiança de uma trajetória segura, em todo o percurso da nossa jornada da vida.



Palavra para o seu coração

 

Se vocês venderem alguma propriedade ao seu próximo ou se comprarem alguma propriedade dele, não explore o seu irmão.

 

                                      Levítico 25.14

 

Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.

 

                                      Mateus 7.12

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Ele está conosco

 

O próprio SENHOR irá à sua frente e estará com você. Ele nunca O deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!


                                  Deuteronômio 31.8


Vez ou outra, nos abatemos e nos sentimos desanimados. Como se por um momento a vida perdesse a cor, e sentimentos de desprezo e abandono, tomassem de assalto o nosso coração. Esse deserto da alma pode acabar nos acometendo. O fato é que ninguém está livre ou isento disso.

Contudo, algo que não podemos permitir é condicionar esses sentimentos, à ausência de cuidado de Deus com a nossa vida, pensar que Ele está alheio aos nossos sofrimentos e que estamos entregues à própria sorte, porque isso não é verdade.

Vivemos em um mundo com diversas mazelas ocasionadas por más escolhas humanas; então, as pessoas irão acabar errando conosco em algum momento. Mas, não podemos vincular isso à falta de cuidado de Deus. Estejamos cientes de que somos únicos e especiais para Ele.

Como diz o versículo que lemos, Ele jamais nos abandonará, mas irá à nossa frente, durante a jornada da nossa existência e nos sustentará em bom ânimo para prosseguir e concluir!

Apenas creiamos nas Suas promessas. Ninguém conseguirá nos amar na mesma proporção que Deus nos ama, dado a dimensão do sentimento Dele, em relação a cada um de nós.

Nosso amoroso Pai nos tem sustentado com a Sua destra fiel, Ele nos  trouxe até aqui, nunca nos deixará só. Independentemente da rejeição humana que possamos ter sofrido, Ele jamais se esquece de nós. Independente da circunstância ou situação, Deus Pai sempre sai à nossa frente, prepara o caminho e nos livra de todo o mal. Jamais seremos abandonados, portanto, podemos prosseguir com confança, sabendo que temos um Pai Celestial, que nos cuida de forma integral.

Palavra para o seu coração

 

Mas ele disse: "Não me detenham, agora que o Senhor coroou de êxito a minha missão. Vamos despedir-nos, e voltarei ao meu senhor".

 

                                      Gênesis 24.56

 

Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Mateus levantou-se e o seguiu.

 

                                      Mateus 9.9

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Empoderados por Deus

 

Eu escolhi Bezalel e enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artistica.


                                       Êxodo 31.2,3


Bezalel foi um homem cheio do Espírito Santo. Ele foi capacitado por Deus, empoderado com habilidades em uma área que provavelmente ele não dominava, passou a exercer esse ofício de forma extraordinária, mediante o Espírito de Deus, para confeccionar os objetos que seriam usados no tabernáculo.

Muitos afirmam que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita Seus escolhidos, e constatamos isso na vida de várias pessoas improváveis; como Noé por exemplo, que não sendo mencionada nenhuma habilidade ou experiência como construtor ou mesmo carpinteiro, foi designado e capacitado por Deus, a construir a arca que salvou sua familia do dilúvio.

Fato é, que Deus nos amou e nos escolheu para um propósito grandioso: dar frutos eternos. Mesmo que pensemos que a nossa vida não faz sentido, que nunca faremos algo relevante pela sociedade por não termos capacidade ou qualquer habilidade especial. Precisamos  entender que Deus nos escolheu para um propósito, pois todos nós temos um importante papel a cumprir. Contudo, precisamos abrir o coração para que o Espírito Santo possa despertar em nós os dons e habilidades do trabalho a ser desempenhado. Não devemos nos subestimar nem diminuir, afirmando não sermos capazes, que não conseguimos ou que para nós, as coisas são mais difíceis.

Sim, de nós mesmos nada podemos, então, precisamos confiar plenamente no SENHOR, independentemente dos desafios e das criticas que enfrentamos. Precisamos entender que somos filhos amados, e que Deus tem os melhores planos para a nossa vida, incluindo o nosso trabalho. Decidamos definitivamente nos entregar a Deus sem reservas e entender que Nele tudo é possível. Ele tem prazer em desenvolver e capacitar cada um de nós, para vivermos coisas grandiosas, a partir e ao lado Dele.

Palavra para o seu coração

 

Ele diz: "É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra".

 

                                       Isaías 49.6

 

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

 

                                       Filipenses 2.9

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Transformação necessária

 

Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os Pés e os tornozelos do homem ficaram firmes.

                                           

                                        Atos 3.62


Se bem atentarmos, iremos constatar admirados, de que a nossa vida é composta de inúmeros milagres, numa tão numerosa quantidade, que nem conseguimos contar.

Sim, desde a nossa concepção no ventre de nossa mãe, nosso nascimento, crescimento, desenvolvimento, as oportunidades de conquistas, as pessoas que nos estenderam a mão, esses são apenas alguns milagres de uma imensa lista, que todos nós temos.

Jamais podemos pensar que Deus nos esqueceu. No versículo citada acima, vemos uma linda história: um aleijado de nascença que diariamente era colocado na porta do templo para esmolar, ao abordar os discipulos Pedro e João pedindo-lhes uma esmola, recebeu mais do que pedira; teve a sua vida transformada. É bem provável que em todos os anos que precederam seu milagre, esse homem tenha testemunhado inúmeras pessoas entrando e saindo do templo curadas, libertas e ricamente abençoadas, enquanto ele permanecia ali, à margem, vivendo de migalhas, sem ver o dia da sua bênção chegar.

Talvez, para alguns de nós também esteja ocorrendo assim - presenciamos tantos alcançarem seus milagres, mas parece que o milagre não chega até nós, acaba no meio do caminho, antes da nossa vez.

Mas, tudo que Deus Pai está esperando é a nossa atitude. Atitude de nos render, nos entregar, acreditar e confiar plenamente. Muitas vezes, Deus não muda as circunstâncias porque Ele quer usar essas circunstâncias para nos mudar. Então, observemos os acontecimentos sob uma nova perspectiva e deixemos Deus fazer a transformação necessária em nossas vidas, começando a partir de já.


Palavra para o seu coração

 

Eu os livrarei de toda a sua impureza. Convocarei o cereal e o tornarei numeroso, e não trarei fome sobre vocês.

 

                                        Ezequiel 36.29

 

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

 

                                        Romanos 8.1

terça-feira, 17 de junho de 2025

Longe ou perto?!

 

Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o SENHOR.


                                       Filipenses 4.5


Ο conceito de longe e perto é muito relativo e pode ser facilmente comprovado por quem visita diferentes regiões do nosso País. Uma distância considerada "longe" em qualquer outra região, em Minas Gerais "é logo ali". Quando os paulistanos dizem que moram "perto" do local de trabalho, podem estar se referindo a alguns quilômetros. Uma expressão popular expressa bem o conceito de distância que o povo nordestino tem, e usa na hora de ajudar alguém a encontrar um local considerado "longe". Diz-se: "Você pega esta estrada e vai embora, toda a vida...".

Quando o salmista pergunta "SENHOR, por que estás tão longe"? (Salmos 10.1). Alguns pensam que o distanciamento de Deus se refere à questão geográfica, visto que Ele mora "lá no céu". Outros, citam e valem-se dos mesmos argumentos desse salmos, para afirmar e provar que Deus está realmente distante de nós.

E o salmos prossegue ainda a dizer que "aqueles que não conhecem Deus, insultam-No e O desafiam" (Salmos 10.3).

Todos nós conhecemos alguém assim: que jamais busca a Deus, desdenha Dele e ainda se dá bem na vida, desonestamente, acreditando que jamais será apanhado. Crêem na impunidade e zombam dos que confiam em Deus (Salmos 10.4-6).

Mas Deus está bem mais próximo do que pensam e nunca perdeu o interesse, nem o controle de tudo que criou, não se mantém alheio em relação a nós. A humanidade sim, afastou-se Dele.

A sociedade que reclama da injustiça que prevalece no mundo, com todas as suas vertentes conhecidas, como corrupção, homicídios, infidelidade, maledicência, disputa por poder, entre outras, é a mesma que insiste em viver afastada de Deus.

Mas, o Evangelho anuncia a chegada do Reino de Deus e de Sua justiça. Haverá o momento quando todos nós, individualmente prestaremos contas dos nossos atos, diante de Deus. Ficaremos diante Dele, muito próximos, e alguns de nós tardiamente, descobriremos que Deus sempre esteve por perto e conhece bem nossas ações, intenções e todas inclinações do nosso coração. O filho que é esperto, sabe muito bem que o Pai está sempre por perto.




Palavra para o seu coração

 

Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.

 

                                        Daniel 2.21

 

Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

 

                                        Tiago 3.17

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Consolo divino

 

Deus nos consola em todas as nossas tribulações.

 

                                  2Coríntios 1.4

 

Os consolos humanos são frágeis e infrutíferos, a grande maioria usa apenas de meias verdades, de efeito temporário e sem esperança real.

Mas o consolo de Deus é bem diferente. Ele trabalha primeiramente na alma, direto ao ponto onde nenhum ser humano consegue chegar. Em seguida Deus envolve a mente, nosso celeiro de temor, dando-lhe a segurança que não esconde o sofrimento, mas dá ao consolado a certeza de que tudo está nas mãos Dele. Nos dá a certeza de que Ele está conosco para o que der e vier, e que só virá, o que Ele permitir.

A convicção do consolo divino está no que Ele já fez por nós, no que garante que faz e anuncia que ainda fará. E para que não restasse dúvida quanto ao Seu consolo, Deus levantou o SENHOR Jesus da morte e O trouxe para a mesma vida que se estende a nós. Além disso, qualquer sofrimento que estejamos passando ou que nos ameace, o Filho de Deus experimentou na própria carne. Deus sabe como consolar Ele é o "Pai das misericórdias e Deus de toda consolação".

O consolo de Deus atua plenamente quando, em meio às dificuldades, decidimos obedecer-Lhe e pôr em prática os ensinos do SENHOR Jesus. Então a Presença de Deus produz refrigério para a alma, pacífico descanso e temperança para o coração, vigor e ousadia para o ânimo.

E será nas dificuldades que descobriremos que Deus não oferece meio consolo, pois Seu consolo se estenderá através de nós àqueles que nos cercam. Deus, nos ensina a consolar outros com as mesmas consolações que recebemos Dele. Não há maior consolação do que descansar no imensurável poder de Deus.


Palavra para o seu coração

 

Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar é o Senhor nas alturas.

 

                                     Salmos 93.4

 

"Onde está a sua fé"?, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: "Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem"?

 

                                     Lucas 8.25

domingo, 15 de junho de 2025

Deus cuidará

 

O que você tem, que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?


                                      1Coríntios 4.7


Há um ditado alemão que diz: "Cada um é o próximo de si mesmo". E não há muito que discutir sobre isso; dificilmente alguém discordará de que esta é a mentalidade comum de todos nós. Até na gramática a primeira pessoa é "eu".

Às vezes, ao ler certas passagens bíblicas, temos a nítida impressão de que Deus também não é diferente. Quando temos algo nas mãos, que julgamos ser fruto do nosso trabalho, Ele também diz: "Primeiro Eu!" - e então conclui-se que Deus é um tirano, egoísta e ciumento e que por isso a vida com Ele, deve ser tudo menos desejável e agradável – e assim nos afastamos e Lhe viramos as costas.

E de peito inflado, cheios de si, cobertos de razão, pensamos: eu trabalhei, me esforcei, conquistei o que tenho com o meu esforço e com a minha inteligência é meu, faço o que eu bem quizer!

Mas, se bem atentarmos antes de Deus requerer a entrega dos primeiros frutos, Ele diz de onde vêm esses frutos: da "terra que o SENHOR, o seu Deus, lhe dá..." (Deuteronômio 26.1).

Observemos quem foi mesmo que deu algo primeiro; e de onde adquirimos a inteligência, capacitação e as forças para realizar e conquistar tudo o que idealizamos.

Deus nunca nos pede algo, que Ele já não nos tenha dado antes. Ele é sempre o primeiro... a dar. Por isso, quando damos dos nossos bens em primeiro lugar a Deus, é apenas porque "estamos devolvendo" daquilo que já recebemos - e Deus não deixa de nos dar novas oportunidades de repetir.

E o que Ele pede é apenas uma parte do que recebemos. A única coisa que Deus quer por inteiro de nós é a nossa própria pessoa - e também nisso a iniciativa foi Dele. Primeiro nos deu a vida ao nos criar, depois deu Seu Filho para morrer em nosso lugar e nos resgatar, e com isso, uma nova vida. Não seria só razoável ou pedir demais, dar a preferência a Quem, afinal de contas, devemos absolutamente tudo, sem Ele nada somos ou podemos, o ar que respiramos provém Dele. Então, convenhamos primeiro Deus, depois... Deus, em seguida... Deus; e do restante, Deus cuidará.