Onde você esteve, Geazi?
2 Reis 5.25
Geazi era servo do profeta Eliseu (2 Reis 5.20-27). Teve a chance e oportunidade de conhecer ao Deus de Israel, e tornar-se um servo do Deus Altíssimo, pois conviveu com aquele profeta, viu sua vida com Deus e como era zeloso no serviço do SENHOR.
Aparentemente, tudo leva a crer que Geazi se adaptou àquela vida na casa de Eliseu, e que partilhava da mesma fé. Mas ao prosseguirmos na leitura, o texto revela uma realidade diferente.
Eliseu recusa os ricos presentes que Naamã oferece em gratidão pela cura que recebera. Porém, Geazi ao ver todo aquele ouro, a prata e as vestes luxuosas; despertou nele a ganância que ganhou espaço em seu coração. Rapidamente foi atrás de Naamã e, mentindo, disse que Eliseu o havia enviado e que aceitaria sim, algum presente. Ganhou setenta quilos de prata e duas vestes, que escondeu em casa. Em seguida foi apresentar-se a Eliseu, que lhe perguntou: "Onde esteve"? E Geazi, hipocritamente afirma a Eliseu: "Teu servo não foi a lugar algum". Pobre Geazi! Achava que poderia ficar escondido atrás da mentira; queria que os outros vissem nele o servo de Eliseu, mas era só aparência. Mas, Eliseu questiona onde ele estava. Isto é, que caminho percorreu, qual o propósito de sua vida, onde estava o seu coração?!
E esta pergunta cabe a cada um de nós. O nosso viver diário, o que somos de fato longe dos olhos observadores; condiz com o que aparentamos ser diante dos outros, diante da igreja ou do nosso pastor?! Se realmente estamos trilhando sem nos desviar na direção de Deus, podemos sem constrangimento ou temor afirmar: SENHOR, estive nos Teus caminhos! Não podemos nos esquecer que o SENHOR não olha para a aparência, Ele vê o coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário