sábado, 27 de junho de 2026

Melhor idade

 

Até os jovens se cansam e ficam exaustos, mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças.


                                    Isaías 40.30,31


"Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça" (Salmos 92.12-15).

Estes versículos do salmos afirmam que os velhos florescem, e o versículo acima em destaque, fala de jovens que se cansam e exaurem suas forças.

Da observação podemos concluir que sobre ambas as idades se dizem coisas boas, e estas têm algo em comum: a presença do SENHOR – esta sim, faz uma grande diferença. Nenhuma idade é melhor que outra: todos serão bons ou ruins, dependendo de ter Deus no comando ou não. Ele pode fazer o velho florescer e frutificar em sabedoria e pode dar ânimo ao jovem, que também se desgasta.

O mais relevante porém, é que não importa a idade, e sim a vida eterna prometida a quem se entrega ao SENHOR Jesus - de preferência do berço ao leito de morte, para esse, a idade definitivamente não importa mais. Na verdade, a plena e real felicidade não está na juventude nem na velhice, e sim na eternidade com Deus.


Palavra para o seu coração

 

Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas.

 

                                Salmos 63.7

 

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.

 

                               1 Tessalonicenses 5.9,10

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Real poder

 

O reino do mundo se tornou de nosso SENHOR e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre.


                                    Apocalípse 11.15


Ao observarmos o cenário mundial, ficamos alarmados com as circunstâncias ameaçadoras, violências, planos de destruição em massa... Há rumores de o mundo pode ser destruído diversas vezes pelo armamento nuclear armazenado pelas grandes potências.

Mas, a narrativa é antiga, e tudo se repete desde de que o mundo é mundo, os grandes e fortes dominam os pequenos e frágeis.

Ao lermos e meditarmos nas palavras do Salmos 2 percebemos isso, mas ele afirma que acima dos poderosos está Deus, Aquele que de fato tem todo o poder. Deus observa a movimentação dos governantes e daqueles que pensam que detem o poder e até O ignoram, mas Deus não os ignora; pelo contrário, têm seus nomes e ações em destaque.

"Do seu trono nos céus o SENHOR põe-Se a rir e caçoa deles" (Salmos 2.4).

Ninguém ficará impune diante de Deus todas as nossas ações serão julgadas. Nada escapa ou se oculta ao olhar de Deus, nenhum de Seus planos serão frustrados e o Seu governante é o nosso Rei e SENHOR Jesus Cristo. Por isso não nos assustamos diante dos planos globais, bem sabemos que, no devido tempo, nosso SENHOR Se manifestará e assumirá Seu lugar, e convidará a todos que Nele confiam para reinarem com Ele. E assim sendo, se somos Dele e com Ele estamos, podemos dormir em paz, mesmo diante de toda ameaça global que paira no ar; pois, governantes há muitos, mas só Deus tem poder e realmente cumpre todas as Suas promessas.

Palavra para o seu coração

 

Mas vocês não partirão apressadamente, nem sairão em fuga; pois o SENHOR irá à frente de vocês, o Deus de Israel será a sua retaguarda.

 

                                       Isaías 52.12

 

Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Levi levantou-se e o seguiu.

 

                                       Marcos 2.14

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Perfeito amor de Deus

 

Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.


                                       1João 4.19


Por mais que nos dediquemos, nunca seremos suficientemente gratos a Deus por tudo o que já fez por nós, pela dádiva da exuberante natureza, perfeita demonstração do Seu amor por nós. Até mesmo para um atento e dedicado poeta torna-se difícil destacar e discorrer sobre todas as preciosidades naturais que discortinam diante dos nossos olhos.

Tudo isso testifica o perfeito amor de Deus por nós, que busca resgatar o coração humano, que em razão do pecado, quase sempre resiste à graça divina a nós oferecida com tanto zelo e dedicação.

Essa preciosa e misericordiosa graça, revelada de forma especial na Pessoa de Cristo Jesus, é a manifestação divina para nos alcançar e redimir o errante coração humano perdido e corrompido pelas ilusões e vaidades mundanas.

No passado, Deus tentou usar todos os profetas que chamou, mas foi em vão, porém no tempo devido, Ele enviou o Seu próprio Filho, a expressão completa e final do seu Perfeito Amor por nós. O SENHOR Jesus veio, ensinou e serviu a Seu povo, preparou Seus discípulos e entregou-lhes a missão de proclamar o Evangelho, a esperança de salvação para a humanidade.

Então, cada um de nós que queremos receber e participar da dádiva e plano perfeito do amor de Deus efetivado em Cristo Jesus, precisamos entronizá-Lo como Rei, Salvador e SENHOR em nosso coração, pois Ele é a resposta de Deus à necessidade humana. E portanto, precisamos nos render, entregar nossa vida a Ele e pelos olhos da fé, contemplar o Calvário, demonstração da Sua entrega para a nossa completa justificação.

Palavra para o seu coração

 

Cantem louvores ao SENHOR, que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos.

 

                                       Salmos 9.11

 

Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

 

                                       João 6.37

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Compromisso eterno

 

Conheçamos o SENHOR; esforcemo-nos por conhecê-lo.


                                       Oseias 6.3


Deus não quer ser conhecido somente pelo Seu amor, poder ou bondade, o SENHOR Jesus nos atrai para Ele, e as condições para essa aproximação são estas: "Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças" (Marcos 12.30).

Quando Deus se aproxima de alguém e fala de um novo relacionamento, refere-Se a um compromisso, uma aliança, um casamento imediato.

Acontece que a aproximação a Deus, implica renúncia de nós mesmos, dos nossos interesses, da preocupação com nossos negócios, nosso casamento e demais relacionamentos. E isso não é tão simples e nem tão fácil, o SENHOR Jesus disse que para ter vida com Deus é preciso passar por uma porta estreita e andar por um caminho apertado. Além disso, Deus nunca nos impressionará mostrando o que podemos ganhar caso nos aproximemos Dele. Deus não é político nem candidato a nada, Ele continua sendo Deus sem nós. Precisamos nos aproximar Dele por amor, porque Ele é soberano, Sua vontade e soberania se impõem sobre toda a terra. Não podemos nos iludir, só poderemos conhecê-Lo se Ele se revelar a nós, não possuimos qualidades para impressioná-Lo, atraí-Lo ou conquistá-lo, mas Deus em Sua infinita e misericordiosa bondade Se aproxima de nós.

Então, ao ouvirmos o Seu chamado, não desperdicemos a oportunidade, deixemos tudo, até a nós mesmos, e não percamos a chance de uma aliança, um compromisso eterno com Ele e que possa nos atrair e nos abençoar! Neste mundo, as perdas e ganhos dividem as pessoas, mas a perda humana temporária faz parte da união com Deus.

Palavra para o seu coração

 

O SENHOR faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas.

 

                                   Salmos 135.6

 

Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao SENHOR.

 

                                   Romanos 12.11

terça-feira, 23 de junho de 2026

Nossas lágrimas

 

Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas.


                                       Hebreus 5.7


A nós humanos, é bem comum vertermos lágrimas em momentos de dor ou até de extrema alegria. São frutos da emoção, das experiências ásperas ou agradáveis da vida.

O SENHOR Jesus Cristo também sentiu emoções, foi homem como nós, sentiu fome, sede e cansaço, alegrou-se com os pequeninos, expressou afeto por seus amigos, compadeceu-se dos sofredores e compartilhou de situações de alegria ou de tristeza. Revoltado com os cambistas que profanavam o Templo, transformando-o em um verdadeiro mercado, encheu-se de justa ira, empunhou um chicote e, com a autoridade de Filho Unigênito de Deus, expulsou os espertalhões.

Jesus também chorou - por três vezes, segundo a Bíblia, lágrimas correram pelas faces de Nosso Salvador. Chorou junto à sepultura de Lázaro, tocado pela comoção, junto à família amiga (João 11.35). Uma segunda vez o pranto correu de seus olhos quando, descendo do Monte das Oliveiras, contemplou Jerusalém que amava e o rejeitara. Profetizou tristemente: "dias virão em que seus inimigos... a lançarão por terra, vocês e seus filhos" (Lucas 19.41-44). Chorou por si mesmo, no Jardim do Getsêmani, diante da tarefa imensa de salvar a humanidade dos seus pecados, como diz o autor de Hebreus.

Todos vivemos nossos momentos de crise e de tristeza. Lágrimas expressam sentimentos interiores, aliviam a tensão e lavam a alma. É bom chorar, principalmente quando o pranto é fruto do arrependimento dos nossos pecados. Portanto, não devemos bloquear o choro, o próprio SENHOR Jesus não o fez.

Observemos que a própria Palavra de Deus acena ao sofredor com o alívio e a restauração: "o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria" (Salmos 30.5). E assim, que nossas lágrimas sejam sempre sinceras e um veículo expressivo do nosso caminho para Deus. E benditas sejam as lágrimas, fruto da conversão, resposta à alegria da salvação que o SENHOR Jesus nos dá.

Palavra para o seu coração

 

Mas aos que te temem deste um sinal para que fugissem das flechas.

 

                                      Salmos 60.4

 

Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: Mestre, não te importas que morramos? Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: Aquiete-se! Acalme-se!  O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.

 

                                      Marcos 4.38,39

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Olhar positivo

 

Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.


                                      Hebreus 12.2


Incrível constatar que sempre quando se passa por catátrofes, tragédias, problemas sejam eles financeiros, de relacionamento ou outros, reclamamos e nos revoltamos com a situação. Mas, o lado negativo sempre é mais ressaltado e é também o lado que as pessoas até preferem ouvir, ficam mais atentas. Parece que falar das coisas positivas e de ouvi-las não tem muita graça.

Em Mateus 14.22-33 lê-se a história de que Jesus andou sobre as águas, numa noite em que Ele foi ao encontro de Seus discípulos, que estavam dentro de um barco enfrentando uma tremenda tempestade. Quando eles O viram temeram, pensando ser um fantasma. Jesus os acalmou, apresentando-Se a eles. Pedro, então, decidiu ir ao encontro do Mestre. Olhou para ele, saiu do barco e foi. Mas, em meio à caminhada começou a reparar na força do vento, provavelmente também observou a fúria do mar, e começou a afundar. Pedro deixou de olhar para Jesus, observou apenas as coisas negativas que estavam ocorrendo ao seu redor e por causa disso ele quase perdeu a vida. Ele poderia ter-se alegrado pelo fato de também estar andando sobre as águas e continuar olhando para Jesus, mas ele preferiu olhar para o que estava acontecendo ao seu redor. Perdeu o foco em Jesus e quase sucumbiu.

De igual modo, o nosso desafio é não estabelecer como principal foco as dificuldades, as lutas e os problemas da vida. Precisamos deixar de olhar para as coisas negativas e focar as positivas; principalmente olhar para Cristo Jesus, que diz: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16.33). Mesmo em meio aos maiores desafios, olhemos unicamente para o SENHOR Jesus Cristo, pois Ele venceu o mundo e jamais nos abandona!

Palavra para o seu coração

 

O SENHOR levanta a sua voz à frente do seu exército; Como é grande o seu exército! Como são poderosos os que obedecem à sua ordem! Como é grande o dia do SENHOR! Como será terrível! Quem poderá suportá-lo? Agora, porém, declara o SENHOR, voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto.

 

                                     Joel 2.11,12

 

Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus. O tempo é chegado, dizia Ele. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!

 

                                     Marcos 1.14,15

domingo, 21 de junho de 2026

O nosso ouvir

 

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.


                                      2Timóteo 4.3


Em se tratando dos nossos sentidos - visão, audição, olfato, paladar e tato - a audição auxilia no equilíbrio e é um importante meio de comunicação com o mundo. No sentido espiritual, o ouvir é considerado parceiro da mente e do coração, que devem ser usados para buscar a vontade de Deus.

Em Isaías 55.2b,3 podemos aprender como devemos utilizar sabiamente nossos ouvidos, que diz: "...Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição. Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva".

Para ouvir melhor, devemos inclinar os nossos ouvidos na direção certa, sintonizar o canal correto. Muitos são os sons emitidos, propagados, disponíveis neste mundo, muitos canais podem ser sintonizados. Devemos filtrar os sons que estão mais altos, impedindo-nos de ouvir a Deus. Temos de tirar nossos ouvidos das vozes da cobiça, vaidade, ilusão, consumismo e da maldade. Precisamos inclinar nossos ouvidos a Deus.

"Vinde a mim" (Mateus 11.28). Para ouvir melhor precisamos aproximar-nos de Deus, ir em sua direção, buscar a Sua Presença e nos manter próximos a Ele. Não basta começarmos sintonizados no SENHOR para depois abandonar sua estação, seu caminho. A vitória está em manter-se perto da fonte de vida. Nossa vida precisa da presença constante de Deus, sem Ele nada somos ou podemos.

"Ouvi" (Deuteronômio 6.4 - Marcos 12.29). Aqueles que se expõem aos ruídos deste mundo por tempo prolongado podem tornar-se surdos espirituais. Nada que não possa ser revertido pelo amor, graça, misericórdia e poder de Deus. Mas é necessário procurar ouvir a cada dia a Palavra, pois quanto mais ouvimos, mais nossos ouvidos são curados e nossa mente recebe a Palavra com mais nitidez, clareza e discernimento.

Tomemos esta decisão e este caminho; pois a promessa de Deus é de nos consolar, dando vida às nossas almas, aplicando em nós as Suas misericórdias, firmando uma aliança perpétua conosco. Precisamos nos manter atentos, tomar cuidado com o que e quem ouvimos.



Palavra para o seu coração

 

Vocês saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tratar com vocês por amor do meu Nome e não de acordo com os seus caminhos maus e suas práticas perversas, ó nação de Israel; palavra do Soberano SENHOR.

 

                                      Ezequiel 20.44

 

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

 

                                      Romanos 5.8

sábado, 20 de junho de 2026

Aos pés da cruz

 

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.


                                    1º Coríntios  1.18


Para a cultura judia era loucura imaginar que o tipo de morte mais desprezível e vergonhoso, "morte de cruz", seria o meio pelo qual o Messias concederia salvação para a humanidade. De igual modo, era totalmente absurdo para os gregos, amantes da sabedoria - "filósofos", considerarem que algo era mais poderoso que seu conhecimento. Para os romanos e muitos outros gentios, nada era mais almejado que o poder das riquezas, títulos e posses.

Do mesmo modo, muitas pessoas se apegam à religiosidade, à intelectualidade ou a ambição por bens materiais, como seu alvo ou prioridade na vida. E há muitos que continuam considerando a mensagem da cruz como loucura, apegando-se aos recursos humanos. Mas é o poder de Deus para os cristãos!

Não nos enganemos, nenhuma bondade, sabedoria, posse ou riqueza humana é capaz de dar garantia nesta vida, ou na próxima. Há apenas uma maneira de termos uma vida com sentido e significado: através da fé em Cristo Jesus, na Sua Obra redentora na cruz. Não desprezemos o poder da mensagem da cruz!

E assim sendo, depositemos as nossas expectativas, planos, projetos, valores, riquezas... aos pés do SENHOR Jesus. Reflitamos e reavaliemos os propósitos e causas em que temos dedicado nossas forças, tempo, intelecto, recursos de nossas vidas. Oremos e entreguemos completamente ao SENHOR, sem reservas. Não percamos tempo com as banalidades dessa vida, concentremos naquilo que é mais importante. Deixemos aos pés da cruz as nossas "coroas", méritos pessoais, bens, títulos... Reconheçamos que Cristo Jesus é a nossa maior riqueza e bem maior!

Dediquemos à leitura bíblica diariamente, através dela conheceremos mais ao SENHOR Jesus e encontraremos a nossa razão de ser!

Poderoso Deus, graças rendemos por nos dar vida por Cristo Jesus, através daquela terrível cruz. Ajuda-nos a priorizar ao SENHOR Jesus como nosso maior valor nesta vida. Deixamos aos Seus pés tudo que queira tomar o Seu lugar em nosso coração, perdoa-nos pelo apego às coisas insignificantes dessa vida. Toma o Seu lugar, seja a nossa alegria, sustento e maior riqueza sempre. Nos ensina a amar a mensagem da cruz e compartilhá-la onde estivermos; somos gratos por tudo, em o Nome glorioso do SENHOR Jesus.

Palavra para o seu coração

 

Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido,

 

                                        Isaías 43.20

 

Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.

 

                                        João 4.14

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Plena restauração

 

Contigo está o perdão, para que sejas temido.


                                      Salmos 130.4


Estudiosos e especialistas da área do comportamento humano afirmam que a culpa é um sentimento que nos torna indignos, maus, ruins aos nossos próprios olhos, detestando-nos a nós mesmos. Parte desta declaração é correta, porém a culpa é um fato e todos os outros sentimentos ruins são consequências.

Ocorre que as sensações desagradáveis da culpa podem dar-nos uma idéia errada do perdão de Deus, pois se espera que elas desapareçam imediatamente após o perdão divino. Mas, o perdão de Deus é uma medicação elaborada por Ele mesmo e segue um processo terapêutico para irradicar o mal.

O perdão de Deus funciona da seguinte maneira: cancela o efeito do pecado, pois "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6.23). O perdão nos dá vida e nos reaproxima de Deus, criando uma nova oportunidade e condições para vivermos diferente. É o desenvolvimento desta nova oportunidade que anulará os sentimentos destruidores da culpa e seus ardilosos esquemas.

E ao entendermos que pecamos, se realmente nos arrependermos, e verdadeiramente querermos uma nova oportunidade, nova vida com Deus e conosco mesmo, façamos o que segue:

=>Confessemos a Deus os nossos pecados;

=>Creiamos no perdão de Deus dado por meio de Cristo Jesus.

=>Cortemos os laços com os ambientes, práticas, amizades e envolvimentos do passado.

=>Clamemos a Deus para que nos ajude e nos dirija nas mudanças de hábitos.

=>Estabeleçamos tempo de oração e leitura diária da Palavra de Deus. Procuremos nos envolver mais responsavelmente com outros cristãos.

=>Não nos esforcemos para neutralizar os sentimentos desagradáveis de culpa, pois a alegria virá como resultado da nova oportunidade que temos em Cristo Jesus. É preciso dar tempo ao tempo! Porém, tenhamos bem claro em nosso coração e informemos a nossa mente de que Deus nos perdoou.

=>Mesmo diante das maiores dificuldades, não devemos desanimar nem desistir, pelo contrário, façamos das situações desagradáveis oportunidades para uma profunda mudança em nossas vidas. Que o perdão de Deus nos restaure plenamente! Entendendo que a culpa e o perdão de Deus são fatos, não sentimentos.

     

Palavra para o seu coração

 

E faça com que de coração nos voltemos para ele, a fim de andarmos em todos os seus caminhos e obedecermos aos seus mandamentos, decretos e ordenanças, que deu aos nossos antepassados.

 

                                     1 Reis 8.58

 

Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é SENHOR", a não ser pelo Espírito Santo.

 

                                     1 Coríntios 12.3

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Removedor potente

 

Cria em mim um coração puro ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

 

                                       Salmos 51.10


Não são poucas as vezes em que acumulamos detritos em nossos corações e em nossas consciências, coisas em nossa vida que têm de ser descartadas ou postas em ordem. Sem perceber acabamos por juntar grande volume de sujeira, coisas obsoletas a serem removidas. São os pecados da infidelidade, as atitudes que feriram o próximo, as mentiras que causaram danos a outros, atitudes desonestas nos negócios, maledicências, calúnias... Muitas dessas coisas podem ficar tão ocultas que não aparecem. Mas lá dentro do coração e na consciência incomodam, pesam; mesmo que não enxergamos, há coisas que clamam por limpeza.

Acontece que uma grande parte de nós, tenta camuflar com uma boa polida no exterior, na aparência, na decoração; mas isso não resolve.

Esta foi a experiência à qual Davi se refere no Salmos 51.1-17 onde ele havia adulterado e para encobrir o ato chegou a matar alguém; tomou a mulher do general morto como esposa e fez de conta que tudo estava bem. Conseguiu 'polir' muito bem, mas o seu coração não tinha paz.

Até que veio o profeta Natã e o confrontou (2Samuel 12) - Foi então que ele reconheceu o erro e se arrependeu. Abriu seu coração, confessou seu pecado e deixou que o SENHOR o lavasse de toda a culpa (Salmos 51.2). Que experiência maravilhosa, quando o pecado é perdoado, que grande alívio e que leveza na alma nos traz! Estejamos cientes de que para as manchas do pecado há só uma solução: a purificação pelo sangue de Cristo Jesus.

Palavra para o seu coração

 

O SENHOR está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?

 

                                     Salmos 118.6

 

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

 

                                     Romanos 8.35

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Nossas práticas

 

Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.


                                     Mateus 7.24


O SENHOR Jesus disse no Sermão do Monte, que todo aquele que ouve e pratica a Sua Palavra é um homem sábio. Ao afirmar "todo aquele" podemos observar que ninguém tem mais ou menos privilégios com Deus. O apóstolo Paulo também diz que "para Deus não há parcialidade" (Romanos 2.11).

Embora alguns pensam que Deus criou a humanidade e as abandonou em lugares aonde a Sua Palavra não chegou e nem terá acesso. Mas quanto a isso, Paulo diz que mesmo quem nunca ouviu a Palavra de Deus, ainda assim tem a sua consciência para obedecer; eles serão julgados por Deus de acordo com o modo pelo qual reagiram à luz que receberam (Romanos 2.14-15).

As passagens bíblicas são transparentes e exatas: a vida de cada pessoa passará pelo julgamento de Deus. O crivo de tudo é o coração; segundo o SENHOR Jesus, no coração está o ouvir e o praticar as boas novas do Evangelho: se elas penetram no coração, então as aplicamos aos nossos atos a cada dia e diante de cada situação. Qualquer coração pode ser corrupto ou corrompido; tanto o das pessoas tidas como "religiosas", como daqueles a quem chamamos de "pecadores".

Ao que podemos concluir que - não é suficiente ter uma religião; é preciso pôr os seus ensinamentos em prática; - não é o bastante colocar em prática; é preciso ter o coração puro, e em harmonia com Deus. Fato é que a verdadeira religião parte do coração, e é praticada todos os dias em nossas atitudes, escolhas, no falar e no agir. Sim pois não basta ouvir, é preciso praticar.

Palavra para o seu coração

 

Levanta-te, SENHOR! Não permitas que o mortal triunfe! Julgadas sejam as nações na tua presença.

 

                                       Salmos 9.19

 

Olhando para os seus discípulos, ele disse: Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus.

 

                                       Lucas 6.20

terça-feira, 16 de junho de 2026

Entregue suas preocupações

 

Entregue suas preocupações ao SENHOR, e Ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.


                                     Salmos 55.22


Por que será que temos tanta dificuldade em entregar a Deus nossas preocupações?! Sabemos que só Ele pode nos aliviar do peso que elas provocam, conforme lemos no versículo acima, mas insistimos em mantê-las conosco. Talvez pela crença de que "tudo que seguramos, dominamos". Então, a idéia de "entrega" pode significar fragilidade para alguns de nós. Certamente há várias outras explicações e justificativas, mas o fato é que insistimos em absorver as preocupações, mesmo sabendo que há casos em que nada podemos fazer.

A oração do Rei Davi no Salmos 17 tem seu contexto nos dias em que fugia do rei Saul, que desejava matá-lo por crer que Davi havia praticado o mal contra ele. Por duas vezes, Davi teve a oportunidade de matar Saul, mas não o fez por saber que era o escolhido do SENHOR para ser rei; não se atreveria a levantar sua mão contra o rei, mesmo sabendo que Saul estava enganado a seu respeito e desejava a sua morte. Antes de tal desfecho, Davi clama por socorro e coloca sua integridade diante de Deus, certo de que jamais desejou o mal para Saul. E a questão termina em reconciliação, com Saul pedindo a Davi que, quando este fosse rei de Israel, não eliminasse seus descendentes da História (1Samuel 23).

Há dois fatores que ajudaram Davi na entrega de suas preocupações a Deus: a confiança na justiça de Deus e o reconhecimento de suas limitações como ser humano. Além disso, Davi tomou decisões corretas: refugiou-se em cavernas para evitar o pior e não matou Saul quando teve a oportunidade fazê-lo. Se o fizesse, o ato seria "legal" diante dos homens, mas não diante de Deus. Davi cultivou e manteve uma consciência limpa, os méritos e créditos não são somente de Davi, mas, no que dependeu dele, acertou. Logicamente podemos aprender e absorver muito do seu exemplo. Cientes de que a fé em Cristo Jesus nos livra das preocupações, mas não das responsabilidades de nossas escolhas.

Palavra para o seu coração

 

O que ele derruba não se pode reconstruir; aquele a quem ele aprisiona ninguém pode libertar.

 

                                       Jó 12.14

 

"Se podes"?, disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê". Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade"!

 

                                       Marcos 9.23,24

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Guia completo

 

Desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.


                                      2Timóteo 3.15


A Bíblia Sagrada é o nosso GPS, o guia que nos aponta a direção, o caminho para evitarmos os perigos em nossa vida espiritual.

Nada melhor para o cristão que confiar na fiel Palavra do eterno Deus. Sim, pois temos acesso à fidedigna Palavra de Deus, nossa Biblia, com seus 66 livros inspirados pelo Espírito Santo. E já sabemos que a fé genuína que salva é a que se fundamenta na Palavra: "A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo" (Romanos 10.17).

E a Palavra revela que Deus enviou seu Filho Jesus para morrer em lugar do pecador, para que, crendo Nele, possa receber a salvação. Em 2 Timóteo 3.14-17, vemos que Timóteo converteu-se a Cristo, mediante a Palavra e tornou-se sábio para a salvação, pela fé em Cristo Jesus quando ainda bem novo. E para que Timóteo fosse feliz na vida e no mínistério, o apóstolo Paulo aconselhou-o a permanecer naquilo que aprendeu. Deveria sempre obedecer, acatar as orientações divinas para evitar o naufrágio na fé. É sempre bom evitar, desviar dos rochedos ocultos, das opiniões de pessoas de vãs discussões, das teses apenas humanas que em nada nos edifica.

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos impios" (Salmos 1.1).

Fato é que em todas as situações da vida, o melhor é recorrermos à Biblia - nas dificuldades e problemas, e também nas horas de gozo, seja a Palavra de Deus nosso conforto e alegria. A bem da verdade, a Palavra de Deus é o nosso guia completo para a viagem da vida.

Palavra para o seu coração

 

O meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra.

 

                                          Gênesis 9.13

 

Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.

 

                                          2 Pedro 3.7

domingo, 14 de junho de 2026

Contrato Divino

 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.


                                     2Timóteo 3.16


Não é novidade, mas sempre é bom salientar que anos atrás, numa estatística de um grande e renomado jornal foi apontado que o Livro mais vendido no mundo foi a Bíblia, a Palavra de Deus.

Isto nos leva a meditar que, apesar de:

- Haver tantas pessoas contra Ela;

- Enfrentar infinitas perseguições;

- Haver quem odeie o Evangelho por Ela anunciado;

- Haver até quem as queime;

O mundo precisa e há de reconhecer a superioridade do Reino de Deus anunciado por Ela, a Sagrada Escritura. Essa certeza baseia-se no fato de que nenhum livro tem o testemunho histórico que a Palavra de Deus tem.

A Bíblia é querida, é amada, é superior, é indestrutível, a Bíblia é divina e divinamente inspirada!

Observemos que o SENHOR Jesus, quando confrontado pelas autoridades religiosas de Sua época, disse-lhes: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus"! (Mateus 22.29) e também: "Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito" (João 5.39).

Sem dúvida vale a pena reavaliar o nosso compromisso com as Escrituras Sagradas, a Bíblia - estudar com interesse e seriedade a Palavra de Deus, talvez esse seja o nosso maior e melhor investimento; mesmo porque a Bíblia é o contrato de Deus conosco.

Palavra para o seu coração

 

O Espírito do Soberano SENHOR está sobre mim porque o SENHOR ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,

 

                                    Isaías 61.1,2

 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso SENHOR Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

 

                                   2 Coríntios 1.3,4

sábado, 13 de junho de 2026

Sem chance

 

Onde aumentou o pecado, transbordou a graça.


                                    Romanos 5.20


Para quem confia em Deus, a idéia de que Ele sempre nos faz chegar aonde Ele quer e o que Ele quer sempre será o melhor para nós, traz uma grande tranquilidade.

Em 1 Samuel 12.1-25, podemos ver que os israelitas queriam um rei, assim como os outros povos; demonstrando com isso não confiarem totalmente em Deus. Deus então os atendeu, por meio do profeta Samuel deu-lhes um rei que Ele escolheu, mas não entregou o total controle. Os advertiu do erro que cometiam, e apesar da sua teimosia não os abandonou; prometeu continuar cuidando deles se permanecessem fiéis a Ele, o SENHOR.

Entretanto, perderiam a liberdade que haviam tido antes, porque teriam que servir ao seu rei. Ao contrário do que imaginavam, a vida não ficaria melhor e sim muito pior e bem mais difícil.

Disso, podemos extrair algumas lições:

-> Quando pecamos, nos afastamos daquilo que Deus planejou para nós, Ele não nos abandona e não desiste de nós - Sua graça é maior que os nossos erros, ainda assim Ele continua a nos sustentar.

-> Deus pode transformar em algo benéfico até mesmo os nossos maiores erros - para o bem do Seu povo, edificação do Seu Reino, e exaltação da Sua glória.

-> Para o nosso aprendizado, Deus não elimina o nosso estrago - Ele nos conduz através dele a um resultado bom, mas o caminho até lá fica mais penoso e difícil para nós. Se abandonarmos a estrada que Ele nos aponta, ainda permanece conosco e nos conduz ao nosso destino; mas os incidentes, buracos e atoleiros que pavimentamos no atalho, são por conta e risco da nossa teimosia.

Então, não cometamos a tolice de persistir no erro só por conta da imensa graça de Deus, e da Sua misericórdia que se renova sobre nós a cada manhã; o erro traz sofrimento desnecessário, do qual não escaparemos.

E assim sendo, sem chance de trocar o nosso grandioso Rei, o Todo-Poderoso que nos ama e sustenta por outra coisa qualquer!


Palavra para o seu coração

 

Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros.

 

                                      Salmos 119.24

 

Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

 

                                      Mateus 5.17

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Planos para o futuro

 

... para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.


                                       1Pedro 2.9


A grande maioria de nós, fazemos planos para o futuro, e ao lermos Salmos 71.14-18 vemos que com o Rei Davi não era diferente, ele olhava para o futuro e também fazia planos. Vivia estressado, a vida de rei não era fácil, não faltavam problemas. Havia inimigos por todo lado, conselheiros, assuntos do palácio, sucessão real, tribunal, profetas, e tesouros acumulados. Apesar de ser músico e poeta, Davi era guerreiro e muitos morreram sob seu comando. Uma de suas formas preferidas para relaxar era sonhar com o que fazer na velhice.

Na oração de Davi, podemos ver o que desejava fazer em sua velhice: "falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações" (Salmos 71.18). Pedidos como esse têm como pré-requisito ter passado a vida em comunhão com Deus e vivido experiências sobre os atributos de Deus, como amor, misericórdia, longanimidade, bondade, fidelidade e outros mais.

Sem dúvida, podemos influenciar as novas gerações com nosso testemunho e exemplo. Por essa razão, Deus nos permite passar por tantas provas. Ensiná-los a amar a Deus e andar em seus caminhos é o ápice de uma vida toda, o melhor legado que podemos deixar. Sabendo que quem hoje anda com Deus, amanhã pode ensinar o caminho.




Palavra para o seu coração

 

Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois Eu estou com você e o protegerei, diz o SENHOR.

 

                                      Jeremias 1.19

 

Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

 

                                      João 17.9

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Restauração total

 

Restaura-nos para Ti, SENHOR, para que voltemos; renova os nossos dias como os de antigamente,


                                   Lamentações 5.21


Atualmente, parece que os problemas de toda espécie estão a sufocar as pessoas, quase sempre ouvimos alguém reclamar de cansaço, extress... Será que estamos à beira de um colapso social?!

Talvez seja o momento ideal, a hora propícia de ouvir a voz do SENHOR Jesus, que nos diz: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso" (Mateus 11.28). Não precisamos viver cansados e sobrecarregados, podemos deixar os fardos, o peso da caminhada; entregar a Jesus os nossos problemas, buscarmos abrigo à sombra de Suas asas protetoras.

Restaura-nos para Ti, SENHOR, para que voltemos; renova os nossos dias como os de antigamente (Lamentações 5.21).

Precisamos acreditar nesta possibilidade! Isso é possível quando buscamos o reavivamento que vem de Deus para as nossas vidas, quando procuramos Nele renovar os nossos dias.

Reavivar significa dar vida nova. Nova vida nos é dada por Jesus quando somos agraciados com a salvação (Efésios 2.5). Nova vida temos a cada dia, pois somos assistidos pelo SENHOR que dia e noite cuida de nós, para que ninguém nos prejudique ou faça mal algum (Isaías 27.3).

E assim sendo, clamemos a Deus para que renove os nossos dias, cientes de que por mais que estejamos desgastados e até corrompidos, o SENHOR pode nos refazer e renovar-nos (2Coríntios 4.16).

Tudo é possível ao nosso misericordioso Deus, Ele faz brotar em nós uma nova vida, nova esperança e disposição para continuarmos a caminhada (Jó 14.7-9). Há esperança nas águas que correm do Trono do SENHOR (Apocalípse 22.1) e vêm para as nossas vidas. Elas renovam os nossos dias, fazem fluir nova vida e transformam nossos desertos em mananciais. Basta apenas irmos até ao SENHOR Jesus para provarmos do milagre da renovação.

Palavra para o seu coração

 

O destruidor avança contra você, Nínive! Guarde a fortaleza! Vigie a estrada! Prepare a resistência! Reúna todas as suas forças!

 

                                        Naum 2.1

 

Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto,

 

                                         Efésios 2.17

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Nosso maior tesouro

 

Meu filho, dê-me o seu coração.


                                   Provérbios 23.26


Incrível, mas se bem pensarmos, a nossa vida é um constante convite à decisão; em que decidir por uma algo implica romper com outro, desistir de outra opção de escolha!

Sim, passamos a vida juntando tesouros inúteis, estipulando metas infundadas, lutando por conquistas sem muito sentido, gastando a saúde, o tempo e o bem-estar sem perceber que os valores essenciais ficam para trás... que Deus fica pra trás... Mas afinal, de que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma?!

Quais decisões precisamos tomar para termos uma vida mais plena com Deus?! Juntar tesouros no céu não é alienar-se, não é ficar orando o dia inteiro e deixar de sonhar e viver. Pelo contrário! É sonhar e viver numa dimensão ainda mais intensa. É buscar a Deus, é conhecê-Lo em Cristo Jesus, é experimentar do Seu amor diariamente, é crer em Sua inerrante Palavra, é andar com Jesus e tornar-se Seu discípulo, deixando-O trabalhar em nosso caráter. É viver a vida e partilhá-la, vivendo com alegria e satisfação de mãos dadas com Seu Autor. É construir o eterno no meio do temporal. É ter um coração que pulsa intensamente por Deus e pela vida com equilíbrio.

E assim sendo, façamos de cada dia um dia de ação, aventura e emoção em sua busca do maior tesouro do mundo: a plenitude de vida que o SENHOR Jesus tem para nos dar. E para que isso ocorra, O convidemos a assumir a direção desse roteiro, conscientes de que viver com Cristo é o maior tesouro que podemos ter!


Palavra para o seu coração

 

O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o SENHOR, o seu Deus, e não ter temor de mim, diz o Soberano, o SENHOR dos Exércitos.

 

                                      Jeremias 2.19

 

Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.

 

                                      Lucas 15.14,15

terça-feira, 9 de junho de 2026

Autenticidade

 

Passada a tempestade, o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre.


                                     Provérbios 10.25


Na fabricação de uma peça de cerâmica, o oleiro, amassa o barro, molda a peça e a põe a secar. Depois de seca, é submetida a um processo de queima para que endureça e adquira a resistência necessária. Devido a diversos fatores, durante essa queima podem ocorrer pequenas fendas que comprometem a integridade da peça. Assim o oleiro ou o comerciante que a vendia muitas vezes preenchia as trincas com cera, devolvendo à peça uma aparência de perfeição. Porém, quando submetida ao calor, a cera derretia e revelava-se a verdadeira qualidade da cerâmica. Negociantes honestos vendiam as peças com ou sem cera tapando as trincas. Há quem pense que a palavra "sincera" venha daí, derivada do latim "sine", que corresponde "sem cera". A idéia é sugestiva: desta maneira, as peças de cerâmica com o rótulo "sine cera" indicariam peças íntegras, perfeitas, sem defeito, resistentes à ação do fogo sem sofrer alteração.

Quantos de nós maquiamos a nossa personalidade, cobrindo os nossos defeitos com um verniz de honestidade, integridade, retidão, zelo, amor, respeito ao próximo, compaixão, paciência... Assim vivemos, sem que ninguém perceba nossa verdadeira personalidade ou dela suspeite. No entanto, basta uma dificuldade ou o calor de uma discussão para que esta "cera" derreta e nossa real personalidade apareça. Não é para menos que o Rei Salomão escreveu o provérbio acima. Então, que pela graça de Deus sejamos justos, íntegros e sinceros, pois assim, mesmo submetidos a duras provas, subsistiremos e a comunidade onde vivemos será beneficiada.

Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída (Provérbios 11.11).

Palavra para o seu coração

 

Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!

 

                                    Isaías 65.17

 

Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.

 

                                   Apocalipse 21.1

segunda-feira, 8 de junho de 2026

A Sua voz

 

Diz o Espírito Santo: Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração.


                                    Hebreus 3.7,8a


Há diversos profissionais bem sucedidos que iniciaram suas carreiras como imitadores, se aperfeiçoaram em imitar comunicadores famosos que são reconhecidos mundialmente pela voz.

Mas, será que o melhor deles conseguiria imitar a voz de Deus?!

No Salmos 29.1-11 lemos uma descrição sobre a voz de Deus. Davi usa diversas figuras de linguagem e adjetivos para descrevê-la:

=> A voz do SENHOR ressoa sobre as águas. Isto significa que vai muito longe porque a água favorece a propagação das ondas sonoras.

=> A voz de Deus troveja. De fato, a voz de Deus "impõe respeito e temor".

=> A voz de Deus é poderosa. O que Ele diz, acontece, porque Ele é Deus.

=> A voz de Deus é majestosa. Sua voz revela sua real condição.

=> A voz de Deus quebra os cedros. O cedro era uma das madeiras mais nobres, usada para construção de palácios.

=> A voz de Deus corta os céus. Não há lugar onde Deus não faça ouvir sua voz.

=> A voz de Deus faz tremer o deserto. Não há lugar mais sem vida que o deserto, uma verdadeira armadilha para os viajantes, mas Deus o agita.

=> A voz de Deus retorce os carvalhos. O carvalho é madeira muito resistente.

=> A voz de Deus despe as florestas. A movimentação do ar de sua voz provoca a queda das folhas das árvores. Todas estas expressões têm por objetivo apresentar os atributos de Deus, a sua força, o seu poder, a sua grandeza, magnitude e majestade.

Mas Deus deseja "quebrantar" o coração do ser humano, criado à Sua imagem e semelhança. Os elementos da natureza não resistem à Sua voz, mas o coração endurecido pelo pecado, sim. Todavia, pode ser amolecido pelo toque do Espírito de Deus, e uma vez sensibilizado, pode render-se ao SENHOR Deus. E assim sendo, que diante Dele nos prostremos em devotado quebrantamento, pois, dentre todas as vozes, importa reconhecer a voz de Deus.

Palavra para o seu coração

 

Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.

 

                                       Salmos 91.14

 

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

 

                                       1 Pedro 5.7

domingo, 7 de junho de 2026

Autênticos alertas

 

Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade.


                                       João 17.17


Anos atrás, devido às fortes chuvas que caíram, uma grande enchente derrubou a ponte do rio Paranapanema na estrada que liga São Paulo a Londrina. Apesar do tempo, um paranaense humilde colocou-se à beira da estrada para sinalizar o perigo, usando apenas o que dispunha ali: um lenço e um grande galho de árvore.

Os primeiros veículos que surgiram foram um ônibus, uma Rural Willys e um caminhão carregado. Tentando vencer a tempestade, nenhum deles atentou para o sinal emitido pelo pobre homem, caindo os três no rio caudaloso pelas chuvas. Apenas o quarto motorista parou para ver o que significava aquele sinal, dado com tanto sacrificio pelo camponês. Constatando que o aviso era verdadeiro, aquele motorista pode salvar a sua vida e dos que estavam com ele.

No entanto, trinta e oito pessoas morreram porque não fizeram caso do sinal dado. O homem era simples, seus recursos eram precários, mas o seu alerta era real e verdadeiro: anunciava o perigo iminente, com tempo suficiente para salvar vidas.

No Evangelho de João 12.32-38 vemos o SENHOR Jesus conversando com a multidão, dizendo-lhes que deveriam atentar aos sinais de Sua Presença e crer que Ele era a verdadeira luz do mundo. Na realidade, o Mestre Jesus dava um último aviso sobre a importância de salvarem as suas almas.

O Evangelho mostra que o SENHOR Jesus é o sinal verdadeiro que Deus colocou à beira do caminho por onde passa a humanidade. O Evangelho anuncia o caminho da salvação; é também o grande alerta de perigo para a alma humana, caso os homens continuem a se distanciar dele. Muitos não dão importância ao sinal porque estão com pressa; outros não o fazem por causa da pessoa que o apresenta. Mas o sinal é autêntico e verdadeiro, como diz o versículo em destaque: "a tua Palavra é a verdade". Quem dá atenção a este sinal tem a vida eterna. Mas os outros, infelizmente... Então, tenhamos cuidado, não desprezemos os sinais que Deus coloca à nossa frente!