segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Simplesmente confiar

 

Conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.


                                      Jeremias 29.11


São muitas as situações difíceis de entender na vida, caminhos dolorosos que podem levar-nos a duvidar de Deus, do Seu amor, cuidado e poder. Acontece até com quem vive num relacionamento pessoal com Ele. Muitos se escandalizam e protestam contra o SENHOR, outros abandonam a fé, decepcionando-se com Deus. Não conseguem enxergar que a mão do SENHOR vai muito além da razão, e que os Seus caminhos estão além das perspectivas humanas.

Vejamos a história de José (Genesis 50.15-21), relatada em 14 capítulos do livro de Gênesis. Por mais que enfrentasse se experiências humilhantes, até quando parecia dar a volta por cima, sofria outro golpe para tirá-lo do caminho e livrar-se dele. Ainda assim, não soltou a mão do SENHOR, sempre fiel a Deus mesmo quando não entendia o porquê de tudo, era um escravo dedicado, zeloso em suas tarefas. Passaram-se anos e o SENHOR transformou toda aquela aparente desgraça em vitória.

Diante de tantas injustiças sofridas, José teria toda razão para "lavar as redes, chutar o balde" e desistir, desacreditar de tudo. Mas, ele não o fez; e a resposta está em Gênesis 45.4,7, quando ele se dá a conhecer a seus irmãos: "Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam... Deus me enviou à frente de vocês para... salvar-lhes a vida com grande livramento". Não foi a maldade de vocês, foi o SENHOR, Ele tinha um propósito comigo.

Foi isso que manteve José de pé, em meio às tempestades da vida; ele não perguntava por quê, mas sabia: se Deus o permitiu, Ele sabe o motivo e isso lhe bastava. Podemos concluir que quem entrega sua vida nas mãos de Deus, e Nele confia, sabe que em tudo Ele fará o melhor. Confiar no SENHOR é saber que Ele vai junto também na escuridão do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário