sábado, 31 de janeiro de 2026

Descanso no SENHOR

 

O SENHOR concede o sono àqueles a quem Ele ama.


                                      Salmos 127.2


Quase sempre que falamos do nosso cansaço, demonstramos um certo orgulho pelo tanto que trabalhamos, ou como somos úteis, imprescindíveis... pois, entende-se que ser dinâmico significa ultrapassar os próprios limites! No entanto, o trabalho pode viciar e tornar-se um escape da amargura interior, da responsabilidade familiar, de afeto e relacionamentos. Portanto, é preciso aprender a descansar e a apreciar as coisas boas que Deus nos dá.

Essa idéia de que a exaustão no trabalho é uma virtude estende-se até a vida cristã. É costume fazer mais, responsabilizar-se por mais, ajudar mais para sentir-se mais perto de Deus. Esse ativismo tira de outros a oportunidade de agir e assim crescer com o corpo, a igreja. Será que é plano de Deus que poucos façam muito, que alguns façam menos e muitos não façam nada?! O SENHOR Jesus trabalhava arduamente, mas também descansava. A Palavra de Deus até mesmo registra que o SENHOR Jesus retirava-se com os discípulos para lugares isolados para descansar (Marcos 6.31).

O tempo de descanso é também uma oportunidade para reflexão, para a Palavra de Deus e para a própria pessoa. Em geral podemos ouvir Deus melhor nos tempos de descanso do que no trabalho. Aliás, Deus sabe que não somos máquinas, foi Ele quem nos fez. Então, paremos junto Dele e descansemos, recuperemos nossas forças, esvaziemos dos temores e aproveitmose para nos encher de confiança.

Mesmo porque, o trabalho ininterrupto promove a ansiedade, a sensibilidade para o fracasso, exagera a gravidade das situações e dinamiza o medo, enfraquecendo a confiança em Cristo Jesus. O pior é que o viciado no trabalho, acaba assumindo responsabilidades que pertencem ao Espírito Santo e o esgotamento pode roubar nossa disposição de descansar em Deus. E assim sendo, que Deus nos ensine a descansar no SENHOR Jesus, pois só Ele pode renovar as nossas forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário