quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

O Dono do tempo

 

Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie Nele, e Ele agirá.


                                       Salmos 37.5


São muitas as vezes em que pedimos socorro a Deus, mas ficamos aflitos, nos impacientamos e não aguardamos a Sua resposta, pensamos que Deus se esqueceu de nós ou que não há solução para nosso problema.

Então buscamos outras soluções, deixamos de lado a soberania de Deus e baseamo-nos em nossa experiência, intuição e discernimento. E assim, nosso querer predomina, na maioria das vezes trata-se só de um paliativo e até pré-julgamos ser a vontade de Deus. Damos uma ajuda para Deus na solução do problema.

Porém, com o tempo as coisas se tornam difíceis e a aparente solução só fez aumentar o problema. Voltamos a nos queixar e culpamos Deus por ter permitido que cometêssemos tal equívoco. Finalmente dolorosamente constatamos que não foi a vontade de Deus que predominou e sim a nossa.

A história de Abrão, a quem Deus prometera um filho, é um típico exemplo dessa atitude. Como ele e sua esposa Sarai já eram velhos, esta resolveu o problema físico, dando a Abrão sua escrava para conceber. O problema pareceu resolvido e a promessa cumprida, mas Deus falara de um filho de Abrão gerado com sua espoas, embora, o tempo da fertilidade deles, já havia passado.

Porém, para Deus não há impossíveis, Ele cumpre o que promete e realiza Sua vontade no tempo que Ele definir conveniente e não segundo os nossos critérios. A ajuda que Sarai deu à situação causou momentos de humilhação, desprezo e sofrimento para ela, Abrão e a serva Hagar, além de talvez retardar o tempo para o cumprimento da promessa. Quando pedimos socorro a Deus, precisamos esperar o tempo determinado por Ele, confiar que não nos desampara em momento algum e que a Sua vontade é perfeita, soberana e infalível.

E assim sendo, submetamos nossa vontade a Deus e que nosso tempo de espera permaneça alinhado com o tempo de Deus. Ele sabe dar a melhor solução, sem nossa ajuda; mesmo porque Deus é o dono do tempo e sabe muito bem como lidar com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário