Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mateus 15.8
Embora dentro de um pronunciamento do Mestre Jesus, o versículo acima é uma citação que Ele faz do profeta Isaías quando manifestava o descontentamento divino com o Seu povo: ao invés de adorá-Lo verdadeiramente, traziam um louvor da boca para fora, sem verdadeira devoção.
Sim, pois um coração piedoso e plenamente comprometido com o SENHOR conduz a uma vida de integridade, adoração a Deus com os lábios, escolhas, atitudes e ações - indiscutivelmente. E isso nos afasta de determinadas práticas, ao mesmo tempo em que produz uma série de outros hábitos, postura e conduta. Mas o simples fato de ter exteriormente bons costumes, com uma vida exterior que é tudo que se espera de um cristão, não nos torna seguidores do SENHOR Jesus.
O cristianismo não é uma lista de rígidas doutrinas e regras do que se deve, pode ou não fazer; mas sim, um compromisso radical com Cristo Jesus, o Homem de Nazaré, que resulta em uma completa transformação dos valores mais profundos.
Ao lermos Mateus 15.1-20 podemos ver mais uma das vezes em que o SENHOR Jesus deixa claro que a simples prática de atos religiosos, está bem distante de agradar a Deus. Aliás, religião, compreendida como um conjunto de regras morais e práticas litúrgicas é superficial, enfadonha, desagradável e insuportável até para nós, meros mortais; como não será então, para o SENHOR nosso Deus?!
Ao contrário disso, o Cristianismo é em si, vida repleta da Presença de Cristo Jesus e tão plena em todos os sentidos, que até involuntariamente se destaca de forma radicalmente oposta à vida experimentada antes de conhecê-Lo. Isto resulta em uma forma de viver distinta do padrão do mundo; porém vale lembrar, que essa transformação de conduta ocasionada pelo cristianismo é de dentro para fora e não o contrário. Não basta apenas praticarmos atos cristãos, o mais importante e fundamental é termos um compromisso radical com o SENHOR Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário