sexta-feira, 26 de junho de 2026

Real poder

 

O reino do mundo se tornou de nosso SENHOR e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre.


                                    Apocalípse 11.15


Ao observarmos o cenário mundial, ficamos alarmados com as circunstâncias ameaçadoras, violências, planos de destruição em massa... Há rumores de o mundo pode ser destruído diversas vezes pelo armamento nuclear armazenado pelas grandes potências.

Mas, a narrativa é antiga, e tudo se repete desde de que o mundo é mundo, os grandes e fortes dominam os pequenos e frágeis.

Ao lermos e meditarmos nas palavras do Salmos 2 percebemos isso, mas ele afirma que acima dos poderosos está Deus, Aquele que de fato tem todo o poder. Deus observa a movimentação dos governantes e daqueles que pensam que detem o poder e até O ignoram, mas Deus não os ignora; pelo contrário, têm seus nomes e ações em destaque.

"Do seu trono nos céus o SENHOR põe-Se a rir e caçoa deles" (Salmos 2.4).

Ninguém ficará impune diante de Deus todas as nossas ações serão julgadas. Nada escapa ou se oculta ao olhar de Deus, nenhum de Seus planos serão frustrados e o Seu governante é o nosso Rei e SENHOR Jesus Cristo. Por isso não nos assustamos diante dos planos globais, bem sabemos que, no devido tempo, nosso SENHOR Se manifestará e assumirá Seu lugar, e convidará a todos que Nele confiam para reinarem com Ele. E assim sendo, se somos Dele e com Ele estamos, podemos dormir em paz, mesmo diante de toda ameaça global que paira no ar; pois, governantes há muitos, mas só Deus tem poder e realmente cumpre todas as Suas promessas.

Palavra para o seu coração

 

Mas vocês não partirão apressadamente, nem sairão em fuga; pois o SENHOR irá à frente de vocês, o Deus de Israel será a sua retaguarda.

 

                                       Isaías 52.12

 

Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Levi levantou-se e o seguiu.

 

                                       Marcos 2.14

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Perfeito amor de Deus

 

Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.


                                       1João 4.19


Por mais que nos dediquemos, nunca seremos suficientemente gratos a Deus por tudo o que já fez por nós, pela dádiva da exuberante natureza, perfeita demonstração do Seu amor por nós. Até mesmo para um atento e dedicado poeta torna-se difícil destacar e discorrer sobre todas as preciosidades naturais que discortinam diante dos nossos olhos.

Tudo isso testifica o perfeito amor de Deus por nós, que busca resgatar o coração humano, que em razão do pecado, quase sempre resiste à graça divina a nós oferecida com tanto zelo e dedicação.

Essa preciosa e misericordiosa graça, revelada de forma especial na Pessoa de Cristo Jesus, é a manifestação divina para nos alcançar e redimir o errante coração humano perdido e corrompido pelas ilusões e vaidades mundanas.

No passado, Deus tentou usar todos os profetas que chamou, mas foi em vão, porém no tempo devido, Ele enviou o Seu próprio Filho, a expressão completa e final do seu Perfeito Amor por nós. O SENHOR Jesus veio, ensinou e serviu a Seu povo, preparou Seus discípulos e entregou-lhes a missão de proclamar o Evangelho, a esperança de salvação para a humanidade.

Então, cada um de nós que queremos receber e participar da dádiva e plano perfeito do amor de Deus efetivado em Cristo Jesus, precisamos entronizá-Lo como Rei, Salvador e SENHOR em nosso coração, pois Ele é a resposta de Deus à necessidade humana. E portanto, precisamos nos render, entregar nossa vida a Ele e pelos olhos da fé, contemplar o Calvário, demonstração da Sua entrega para a nossa completa justificação.

Palavra para o seu coração

 

Cantem louvores ao SENHOR, que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos.

 

                                       Salmos 9.11

 

Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

 

                                       João 6.37

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Compromisso eterno

 

Conheçamos o SENHOR; esforcemo-nos por conhecê-lo.


                                       Oseias 6.3


Deus não quer ser conhecido somente pelo Seu amor, poder ou bondade, o SENHOR Jesus nos atrai para Ele, e as condições para essa aproximação são estas: "Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças" (Marcos 12.30).

Quando Deus se aproxima de alguém e fala de um novo relacionamento, refere-Se a um compromisso, uma aliança, um casamento imediato.

Acontece que a aproximação a Deus, implica renúncia de nós mesmos, dos nossos interesses, da preocupação com nossos negócios, nosso casamento e demais relacionamentos. E isso não é tão simples e nem tão fácil, o SENHOR Jesus disse que para ter vida com Deus é preciso passar por uma porta estreita e andar por um caminho apertado. Além disso, Deus nunca nos impressionará mostrando o que podemos ganhar caso nos aproximemos Dele. Deus não é político nem candidato a nada, Ele continua sendo Deus sem nós. Precisamos nos aproximar Dele por amor, porque Ele é soberano, Sua vontade e soberania se impõem sobre toda a terra. Não podemos nos iludir, só poderemos conhecê-Lo se Ele se revelar a nós, não possuimos qualidades para impressioná-Lo, atraí-Lo ou conquistá-lo, mas Deus em Sua infinita e misericordiosa bondade Se aproxima de nós.

Então, ao ouvirmos o Seu chamado, não desperdicemos a oportunidade, deixemos tudo, até a nós mesmos, e não percamos a chance de uma aliança, um compromisso eterno com Ele e que possa nos atrair e nos abençoar! Neste mundo, as perdas e ganhos dividem as pessoas, mas a perda humana temporária faz parte da união com Deus.

Palavra para o seu coração

 

O SENHOR faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas.

 

                                   Salmos 135.6

 

Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao SENHOR.

 

                                   Romanos 12.11

terça-feira, 23 de junho de 2026

Nossas lágrimas

 

Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas.


                                       Hebreus 5.7


A nós humanos, é bem comum vertermos lágrimas em momentos de dor ou até de extrema alegria. São frutos da emoção, das experiências ásperas ou agradáveis da vida.

O SENHOR Jesus Cristo também sentiu emoções, foi homem como nós, sentiu fome, sede e cansaço, alegrou-se com os pequeninos, expressou afeto por seus amigos, compadeceu-se dos sofredores e compartilhou de situações de alegria ou de tristeza. Revoltado com os cambistas que profanavam o Templo, transformando-o em um verdadeiro mercado, encheu-se de justa ira, empunhou um chicote e, com a autoridade de Filho Unigênito de Deus, expulsou os espertalhões.

Jesus também chorou - por três vezes, segundo a Bíblia, lágrimas correram pelas faces de Nosso Salvador. Chorou junto à sepultura de Lázaro, tocado pela comoção, junto à família amiga (João 11.35). Uma segunda vez o pranto correu de seus olhos quando, descendo do Monte das Oliveiras, contemplou Jerusalém que amava e o rejeitara. Profetizou tristemente: "dias virão em que seus inimigos... a lançarão por terra, vocês e seus filhos" (Lucas 19.41-44). Chorou por si mesmo, no Jardim do Getsêmani, diante da tarefa imensa de salvar a humanidade dos seus pecados, como diz o autor de Hebreus.

Todos vivemos nossos momentos de crise e de tristeza. Lágrimas expressam sentimentos interiores, aliviam a tensão e lavam a alma. É bom chorar, principalmente quando o pranto é fruto do arrependimento dos nossos pecados. Portanto, não devemos bloquear o choro, o próprio SENHOR Jesus não o fez.

Observemos que a própria Palavra de Deus acena ao sofredor com o alívio e a restauração: "o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria" (Salmos 30.5). E assim, que nossas lágrimas sejam sempre sinceras e um veículo expressivo do nosso caminho para Deus. E benditas sejam as lágrimas, fruto da conversão, resposta à alegria da salvação que o SENHOR Jesus nos dá.