terça-feira, 23 de junho de 2026

Nossas lágrimas

 

Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas.


                                       Hebreus 5.7


A nós humanos, é bem comum vertermos lágrimas em momentos de dor ou até de extrema alegria. São frutos da emoção, das experiências ásperas ou agradáveis da vida.

O SENHOR Jesus Cristo também sentiu emoções, foi homem como nós, sentiu fome, sede e cansaço, alegrou-se com os pequeninos, expressou afeto por seus amigos, compadeceu-se dos sofredores e compartilhou de situações de alegria ou de tristeza. Revoltado com os cambistas que profanavam o Templo, transformando-o em um verdadeiro mercado, encheu-se de justa ira, empunhou um chicote e, com a autoridade de Filho Unigênito de Deus, expulsou os espertalhões.

Jesus também chorou - por três vezes, segundo a Bíblia, lágrimas correram pelas faces de Nosso Salvador. Chorou junto à sepultura de Lázaro, tocado pela comoção, junto à família amiga (João 11.35). Uma segunda vez o pranto correu de seus olhos quando, descendo do Monte das Oliveiras, contemplou Jerusalém que amava e o rejeitara. Profetizou tristemente: "dias virão em que seus inimigos... a lançarão por terra, vocês e seus filhos" (Lucas 19.41-44). Chorou por si mesmo, no Jardim do Getsêmani, diante da tarefa imensa de salvar a humanidade dos seus pecados, como diz o autor de Hebreus.

Todos vivemos nossos momentos de crise e de tristeza. Lágrimas expressam sentimentos interiores, aliviam a tensão e lavam a alma. É bom chorar, principalmente quando o pranto é fruto do arrependimento dos nossos pecados. Portanto, não devemos bloquear o choro, o próprio SENHOR Jesus não o fez.

Observemos que a própria Palavra de Deus acena ao sofredor com o alívio e a restauração: "o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria" (Salmos 30.5). E assim, que nossas lágrimas sejam sempre sinceras e um veículo expressivo do nosso caminho para Deus. E benditas sejam as lágrimas, fruto da conversão, resposta à alegria da salvação que o SENHOR Jesus nos dá.

Palavra para o seu coração

 

Mas aos que te temem deste um sinal para que fugissem das flechas.

 

                                      Salmos 60.4

 

Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: Mestre, não te importas que morramos? Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: Aquiete-se! Acalme-se!  O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.

 

                                      Marcos 4.38,39

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Olhar positivo

 

Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.


                                      Hebreus 12.2


Incrível constatar que sempre quando se passa por catátrofes, tragédias, problemas sejam eles financeiros, de relacionamento ou outros, reclamamos e nos revoltamos com a situação. Mas, o lado negativo sempre é mais ressaltado e é também o lado que as pessoas até preferem ouvir, ficam mais atentas. Parece que falar das coisas positivas e de ouvi-las não tem muita graça.

Em Mateus 14.22-33 lê-se a história de que Jesus andou sobre as águas, numa noite em que Ele foi ao encontro de Seus discípulos, que estavam dentro de um barco enfrentando uma tremenda tempestade. Quando eles O viram temeram, pensando ser um fantasma. Jesus os acalmou, apresentando-Se a eles. Pedro, então, decidiu ir ao encontro do Mestre. Olhou para ele, saiu do barco e foi. Mas, em meio à caminhada começou a reparar na força do vento, provavelmente também observou a fúria do mar, e começou a afundar. Pedro deixou de olhar para Jesus, observou apenas as coisas negativas que estavam ocorrendo ao seu redor e por causa disso ele quase perdeu a vida. Ele poderia ter-se alegrado pelo fato de também estar andando sobre as águas e continuar olhando para Jesus, mas ele preferiu olhar para o que estava acontecendo ao seu redor. Perdeu o foco em Jesus e quase sucumbiu.

De igual modo, o nosso desafio é não estabelecer como principal foco as dificuldades, as lutas e os problemas da vida. Precisamos deixar de olhar para as coisas negativas e focar as positivas; principalmente olhar para Cristo Jesus, que diz: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16.33). Mesmo em meio aos maiores desafios, olhemos unicamente para o SENHOR Jesus Cristo, pois Ele venceu o mundo e jamais nos abandona!

Palavra para o seu coração

 

O SENHOR levanta a sua voz à frente do seu exército; Como é grande o seu exército! Como são poderosos os que obedecem à sua ordem! Como é grande o dia do SENHOR! Como será terrível! Quem poderá suportá-lo? Agora, porém, declara o SENHOR, voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto.

 

                                     Joel 2.11,12

 

Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus. O tempo é chegado, dizia Ele. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!

 

                                     Marcos 1.14,15

domingo, 21 de junho de 2026

O nosso ouvir

 

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.


                                      2Timóteo 4.3


Em se tratando dos nossos sentidos - visão, audição, olfato, paladar e tato - a audição auxilia no equilíbrio e é um importante meio de comunicação com o mundo. No sentido espiritual, o ouvir é considerado parceiro da mente e do coração, que devem ser usados para buscar a vontade de Deus.

Em Isaías 55.2b,3 podemos aprender como devemos utilizar sabiamente nossos ouvidos, que diz: "...Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição. Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva".

Para ouvir melhor, devemos inclinar os nossos ouvidos na direção certa, sintonizar o canal correto. Muitos são os sons emitidos, propagados, disponíveis neste mundo, muitos canais podem ser sintonizados. Devemos filtrar os sons que estão mais altos, impedindo-nos de ouvir a Deus. Temos de tirar nossos ouvidos das vozes da cobiça, vaidade, ilusão, consumismo e da maldade. Precisamos inclinar nossos ouvidos a Deus.

"Vinde a mim" (Mateus 11.28). Para ouvir melhor precisamos aproximar-nos de Deus, ir em sua direção, buscar a Sua Presença e nos manter próximos a Ele. Não basta começarmos sintonizados no SENHOR para depois abandonar sua estação, seu caminho. A vitória está em manter-se perto da fonte de vida. Nossa vida precisa da presença constante de Deus, sem Ele nada somos ou podemos.

"Ouvi" (Deuteronômio 6.4 - Marcos 12.29). Aqueles que se expõem aos ruídos deste mundo por tempo prolongado podem tornar-se surdos espirituais. Nada que não possa ser revertido pelo amor, graça, misericórdia e poder de Deus. Mas é necessário procurar ouvir a cada dia a Palavra, pois quanto mais ouvimos, mais nossos ouvidos são curados e nossa mente recebe a Palavra com mais nitidez, clareza e discernimento.

Tomemos esta decisão e este caminho; pois a promessa de Deus é de nos consolar, dando vida às nossas almas, aplicando em nós as Suas misericórdias, firmando uma aliança perpétua conosco. Precisamos nos manter atentos, tomar cuidado com o que e quem ouvimos.



Palavra para o seu coração

 

Vocês saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tratar com vocês por amor do meu Nome e não de acordo com os seus caminhos maus e suas práticas perversas, ó nação de Israel; palavra do Soberano SENHOR.

 

                                      Ezequiel 20.44

 

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

 

                                      Romanos 5.8

sábado, 20 de junho de 2026

Aos pés da cruz

 

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.


                                    1º Coríntios  1.18


Para a cultura judia era loucura imaginar que o tipo de morte mais desprezível e vergonhoso, "morte de cruz", seria o meio pelo qual o Messias concederia salvação para a humanidade. De igual modo, era totalmente absurdo para os gregos, amantes da sabedoria - "filósofos", considerarem que algo era mais poderoso que seu conhecimento. Para os romanos e muitos outros gentios, nada era mais almejado que o poder das riquezas, títulos e posses.

Do mesmo modo, muitas pessoas se apegam à religiosidade, à intelectualidade ou a ambição por bens materiais, como seu alvo ou prioridade na vida. E há muitos que continuam considerando a mensagem da cruz como loucura, apegando-se aos recursos humanos. Mas é o poder de Deus para os cristãos!

Não nos enganemos, nenhuma bondade, sabedoria, posse ou riqueza humana é capaz de dar garantia nesta vida, ou na próxima. Há apenas uma maneira de termos uma vida com sentido e significado: através da fé em Cristo Jesus, na Sua Obra redentora na cruz. Não desprezemos o poder da mensagem da cruz!

E assim sendo, depositemos as nossas expectativas, planos, projetos, valores, riquezas... aos pés do SENHOR Jesus. Reflitamos e reavaliemos os propósitos e causas em que temos dedicado nossas forças, tempo, intelecto, recursos de nossas vidas. Oremos e entreguemos completamente ao SENHOR, sem reservas. Não percamos tempo com as banalidades dessa vida, concentremos naquilo que é mais importante. Deixemos aos pés da cruz as nossas "coroas", méritos pessoais, bens, títulos... Reconheçamos que Cristo Jesus é a nossa maior riqueza e bem maior!

Dediquemos à leitura bíblica diariamente, através dela conheceremos mais ao SENHOR Jesus e encontraremos a nossa razão de ser!

Poderoso Deus, graças rendemos por nos dar vida por Cristo Jesus, através daquela terrível cruz. Ajuda-nos a priorizar ao SENHOR Jesus como nosso maior valor nesta vida. Deixamos aos Seus pés tudo que queira tomar o Seu lugar em nosso coração, perdoa-nos pelo apego às coisas insignificantes dessa vida. Toma o Seu lugar, seja a nossa alegria, sustento e maior riqueza sempre. Nos ensina a amar a mensagem da cruz e compartilhá-la onde estivermos; somos gratos por tudo, em o Nome glorioso do SENHOR Jesus.