A sabedoria é mais preciosa do que rubis, nada do que vocês possam desejar compara-se a ela.
Provérbios 8.11
A sabedoria diverge muito da esperteza! Quando duas mulheres procuraram o rei Salomão para resolver o problema (1 Reis 3.16-28), diversos elementos estavam presentes. Estava em jogo a vida de uma criança, o destino de duas mulheres, a reputação de um rei, o futuro da nação e a credibilidade da promessa de Deus.
Salomão havia chegado à condição de rei após derrotar Adonias na guerra dos bastidores. Sua mãe Bate-Seba havia sido sábia, extraindo do rei Davi a promessa de que seu filho Salomão seria o próximo rei. Quando Deus apareceu em sonho a Salomão e permitiu que ele pedisse o que quisesse, Salomão pediu sabedoria e Deus lha concedeu. Agora, diante dele, um tremendo desafio - Como saber quem era de fato a mãe do menino?! Porém, o Rei Salomão se saiu do problema com maestria, e todo Israel passou a respeitá-lo profundamente, pois viu que a sabedoria de Deus estava nele para fazer justiça.
Portanto, sempre que nos depararmos com problemas difíceis, fujamos das soluções fáceis, simplistas e instantâneas. Busquemos pela sabedoria de Deus. Sabedoria não é algo que se obtém de repente, mas é produto de uma vida de intimidade com Deus, em experiências que nem sempre são agradáveis. Esqueçamos a esperteza terrena, mas clamemos a Deus para que nos dê coração sábio, pois Nele reside toda a sabedoria. Sabendo porém, que a riqueza da sabedoria se obtém, na medida em que evoluímos na solução dos problemas que enfrentamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário