quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Comunhão Restaurada

O SENHOR ordenou a Moisés: Diga aos israelitas: Quando alguém pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do SENHOR, assim se fará:
Se for o sacerdote ungido que pecar, trazendo culpa sobre o povo, trará ao Senhor um novilho sem defeito como oferta pelo pecado que cometeu. Apresentará ao SENHOR o novilho à entrada da Tenda do Encontro. Porá a mão sobre a cabeça do novilho, que será morto perante o SENHOR. Então o sacerdote ungido pegará um pouco do sangue do novilho e o levará à Tenda do Encontro; molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o SENHOR, diante do véu do santuário. O sacerdote porá um pouco do sangue nas pontas do altar do incenso aromático que está perante o SENHOR na Tenda do Encontro. Derramará todo o restante do sangue do novilho na base do altar do holocausto, na entrada da Tenda do Encontro. Então retirará toda a gordura do novilho da oferta pelo pecado: a gordura que cobre as vísceras e está ligada a elas, os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lombos, e o lóbulo do fígado, que ele removerá junto com os rins, como se retira a gordura do boi sacrificado como oferta de comunhão. Então o sacerdote queimará essas partes no altar dos holocaustos. Mas o couro do novilho e toda a sua carne, bem como a cabeça e as pernas, as vísceras e os excrementos, isto é, tudo o que restar do novilho, ele levará para fora do acampamento, a um local cerimonialmente puro, onde se lançam as cinzas. Ali os queimará sobre a lenha de uma fogueira, sobre o monte de cinzas.
                                                                                                                  Levítico 4.1-12

JESUS tornou-se a oferta pelos nossos pecados e pelas nossas transgressões!
O holocausto, a oferta de manjares e a oferta de paz eram todos sacrifícios voluntários. Entretanto, quando um israelita pecava contra Deus ou contra o próximo, devia trazer uma oferta pelo pecado.       
Quando os sacerdotes pecavam "sem intenção" (v. 2) contra os mandamentos de Deus, Ele exigia que eles lhe trouxessem uma hattath — oferta pelo pecado — como expiação pelo erro. A expressão "sem intenção" designava todos os pecados, exceto aqueles cometidos por provocação ou deliberadamente.       
A exigência principal para a oferta pelo pecado era que o animal do sacrifício fosse sem defeito!       
Se o sacerdote pecasse, devia trazer um novilho sem defeito,  se um governante pecasse, devia trazer um bode macho jovem e sem defeito, se um membro da comunidade pecasse, devia trazer uma cabra jovem ou uma ovelha sem defeito. Parte da oferta pelo pecado era queimada no altar, uma porção era dada ao sacerdote e o restante era levado para fora do acampamento e queimado com lenha em um monte de cinzas.
A oferta pelo pecado era considerada a mais santa e era comida apenas em um local santo: o pátio do Tabernáculo (Levítico 6.24-30).
A asham — oferta pela transgressão, também chamada oferta pela culpa — envolvia os pecados contra Deus e contra o homem, pelos quais era possível fazer restituição.
Por exemplo, se um homem deixasse de dar os seus dízimos e as suas ofertas ao Senhor, isso era considerado roubo. Exigia-se então uma oferta pela culpa e que se fizesse a compensação com o acréscimo de um quinto, a ser entregue ao sacerdote. "Fará restituição pelo que deixou de fazer em relação às coisas consagradas, acrescentará um quinto do valor e o entregará ao sacerdote. Este fará propiciação por ele com o carneiro da oferta pela culpa, e ele será perdoado" (Levítico 5.16).
A diferença entre a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa é que a oferta pelo pecado ensinava a necessidade do perdão e da expiação do pecado. A oferta pela culpa ensinava a necessidade de restituição por parte da pessoa que cometeu o pecado.    
O sacrifício da oferta pela culpa era um carneiro sem defeito (no valor mínimo de dois siclos de prata). Havia duas exigências principais antes de um israelita apresentar a oferta por sua culpa: 1) apresentar uma compensação por dano ou prejuízo causada;
2) pagar a pessoa contra a qual houvesse pecado, uma multa equivalente a um quinto do valor do dano causado ou do bem roubado.
Quem fizesse tais coisas tinha de levar um carneiro ao pátio do Tabernáculo, apresentá-lo ao sacerdote e matá-lo. O sacerdote derramava o sangue nos lados do altar, queimava a gordura interna e a cauda e levava o restante para ser comido pela família sacerdotal no pátio do Tabernáculo (Levítico 7.1-7).
O animal do sacrifício tinha de ser sem defeito porque era um tipo de Cristo, o Cordeiro de Deus sem mancha e sem defeito. Cristo ofereceu-se como sacrifício sem defeito para nos purificar de todo pecado. "Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!" (Hebreus 9.14).
Jesus, o Sacrifício perfeito, sem mácula, levou sobre si os pecados que cometemos e o nosso castigo, para que fôssemos lavados de todo pecado e restaurados à comunhão com Deus. "Por nossa causa, Ele fez Cristo, aquele que não tinha pecado, se tornar (na prática) pecado, para que nele e por meio dele nos tornássemos (vistos como exemplos da) justiça de Deus — o que devemos ser, aprovados e aceitos no relacionamento correto com Ele, pela sua bondade" (2Coríntios 5.21 TAB).
Pela sua morte, Jesus destruiu o poder do pecado. O pecado e seus efeitos não têm mais domínio sobre nos! "Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça" (Romanos 6.14).
O sacrifício de Cristo destruiu o poder do pecado, por isso somos capazes de obter vitória total sobre o pecado e sobre TODA obra de Satanás. A nossa comunhão com Deus foi plenamente restaurada, e recebemos o maior dom de Deus à humanidade: Jesus Cristo. Paulo escreveu aos coríntios: "Graças a Deus por seu dom, (precioso) além da conta — seu dom indescritível, inexprimível, gratuito!" (2Coríntios 9.15 TAB).

A salvação é gratuita! Já não é mais necessário sacrifício adicional pelo pecado. Uma vez que Deus nos concedeu de maneira tão generosa esse dom indescritível, que abrange salvação, cura e libertação de todas as obras do Diabo, inclusive a pobreza, APRESENTEMOS de coração a Deus ofertas de louvor e de ação de graças, pois oferta alguma poderá nos fazer justo aos olhos de Deus, elas são apenas uma expressão de nosso amor, adoração, e de nossa gratidão a Deus.

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