segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Cuidado divino

 

Lancem sobre Ele toda sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.


                                        1 Pedro 5.7


Ana foi uma mulher angustiada (1Samuel 1.1-19), por ser estéril, vivia em constante amargura. Foi ao templo orar, em busca das bênçãos de Deus. Diante do sacerdote Eli abriu sua alma e relatou sua tristeza, desejava muito ser mãe. Ouviu do servo de Deus palavras de confiança: "Que o Deus de Israel lhe conceda o que você pede" (1Samuel 1.17), saiu do templo com ânimo renovado, a Biblia diz que seguiu seu caminho e "seu rosto já não estava mais abatido" (1Samuel 1.18). O SENHOR atendeu à sua prece e, no devido tempo, nasceu Samuel.

Essa é uma situação bem comum a todas as gerações. Assim como Ana, muitos vivem num mundo de tristezas, marcado por aflição, angústia, sofrimento e dor. Trazem à lembrança enfermidades, morte de queridos, traições que sofreram, frustrações, desilusões e fatos que gostariam de eliminar da memória.

Mas, há também os que julgam a vida como se fosse um mar de rosas, vivem euforicamente, valorizam o prazer, o sucesso e comemoram as vitórias conquistadas em todos os âmbitos.

Já, nós cristãos, é bom reconhecermos que não estamos isentos das tribulações da vida terrena. O SENHOR Jesus ensinou que teríamos aflições no mundo e que com bom ânimo poderíamos vencê-las (João 16.33).

Para tanto precisamos depositar nossa confiança Nele e usar os recursos adicionais a nós disponibilizados nessa comunhão com o Pai: ânimo, esperança, bom senso, capacitação, proteção, sabedoria, coragem... Vale reconhecer e lembrar também, que a maior parte das preocupações resulta de nossas próprias faltas e que, por não confessá-las, não são eliminadas de nossos corações.

Saibamos porém, que Deus permite a ansiedade para pôr à prova a nossa fé, mas, mesmo assim, jamais abandona aqueles que são Seus. Então, depositemos sobre Ele a apreensão e os fardos que nos oprimem, deixemos aos cuidados do SENHOR toda a nossa aflição. Façamos isto, pois é tempo de descansar todas as ansiedades sobre Aquele que tem poder de dissolvê-las; o peso e tribulações do coração são eliminados pelo cuidado divino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário