quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Regra de fé e prática

 

Então falou Deus todas essas palavras.


                                       Êxodo 20.1


Os pergaminhos escritos em um couro grosso, encontrados por um pastor de cabras perto do local chamado Qumran, na região do Mar Morto são documentos importantes para a história, que comprovam mais uma vez a veracidade da Bíblia. Por meio deles foi possível ver trechos dos livros de Salmos, Gênesis, Deuteronômio, Levítico, além de um bom trecho do livro de Isaías.

Dentro da Arca do Testemunho encontravam-se as tábuas do testemunho dadas a Moisés no Monte Sinai, que continham os Dez Mandamentos. Tábuas de pedra com inscrições feitas pelo dedo de Deus, e isso por duas vezes, já que Moisés quebrou as primeiras quando o povo se corrompeu.

Nós cristãos, já não precisamos de pergaminhos nem de tábuas de pedra, pois temos a Palavra de Deus impressa como nossa regra de fé e prática. Porém, ao lermos os mandamentos, percebemos como o mundo cada vez mais, está longe de praticá-los. Não sejamos hipócritas, não é necessário comprovação científica de quem é Deus e de como Sua Palavra chegou até nós, Ele é o SENHOR, o Supremo Criador de Tudo, essas são Suas credenciais.

E se até aqui nos ajudou o SENHOR, que possamos nos aventurar na empreitada de lermos a Sua inerrante Palavra também no próximo ano. Que cada livro nos agregue uma nova lição, uma devoção, uma experiência sobrenatural sobre quem o SENHOR realmente é. Que tenhamos novas maneiras de enxergar o SENHOR Jesus e o Seu maravilhoso plano de salvação realizado por Seu nascimento, morte e ressurreição. Fato é, que Deus comprova todos dias a Sua existência por meio de Sua Palavra, basta nos dispormos, achegarmos e nos familiarizarmos a Ela.

Palavra para o seu coração

 

Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao SENHOR e evite o mal.

 

                                       Provérbios 3.7

 

Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém,

 

                                       Gálatas 6.4

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Aptos para reinar

 

Deus os abençoou e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se. Encham subjuguem a terra! Dominem...


                                     Gênesis 1.28


Ao criar o mundo, Deus reservou ao ser humano a grandiosa responsabilidade de reger e dominá-lo (Gênesis 1.26-31). Que confiança o Criador depositou na sua criatura, transferiu algo da Sua soberania para o homem. Este deveria observar a infinidade de seres vivos e dar-lhes o nome apropriado, confiou-lhe também a tarefa de jardineiro, deveria cultivar aquele majestoso e exuberante jardim do Éden com a sua relva e incontáveis árvores frutíferas. Antes do domínio do pecado não havia espinhos e nem ervas daninhas. Deus também conferiu aos seres humanos a capacidade de tomar decisões, e os preveniu dos resultados, caso fizessem a escolha errada. Era só não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A tentação, entretanto, foi forte, Eva foi iludida e por sua vez desencaminhou Adão.

Com a desobediência, o arquiinimigo de Deus se assenhoreou das rédeas de domínio deste mundo. Agora, em lugar de o homem exercer o domínio, ele é dominado e escravizado pelo poder do pecado. Com isso instalou-se a morte, o estado de separação do homem do seu Deus e o diabo passou a se impor. O próprio SENHOR Jesus Cristo reconheceu Satanás como pai da mentira e príncipe deste mundo.

Cristo, entretanto, veio para nos oferecer uma oportunidade de restauração, a conversão a Cristo Jesus confere uma nova vida. Além disso, o SENHOR Jesus prometeu voltar uma segunda vez e então este mundo há de ser restaurado e os remidos do SENHOR reinarão em paz e harmonia por toda a eternidade. Em Cristo Jesus somos novas criaturas, aptas para reinar.

Palavra para o seu coração

 

Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

 

                                       Miquéias 7.18

 

Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

 

                                       Romanos 8.32


segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Cuidado divino

 

Lancem sobre Ele toda sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.


                                        1 Pedro 5.7


Ana foi uma mulher angustiada (1Samuel 1.1-19), por ser estéril, vivia em constante amargura. Foi ao templo orar, em busca das bênçãos de Deus. Diante do sacerdote Eli abriu sua alma e relatou sua tristeza, desejava muito ser mãe. Ouviu do servo de Deus palavras de confiança: "Que o Deus de Israel lhe conceda o que você pede" (1Samuel 1.17), saiu do templo com ânimo renovado, a Biblia diz que seguiu seu caminho e "seu rosto já não estava mais abatido" (1Samuel 1.18). O SENHOR atendeu à sua prece e, no devido tempo, nasceu Samuel.

Essa é uma situação bem comum a todas as gerações. Assim como Ana, muitos vivem num mundo de tristezas, marcado por aflição, angústia, sofrimento e dor. Trazem à lembrança enfermidades, morte de queridos, traições que sofreram, frustrações, desilusões e fatos que gostariam de eliminar da memória.

Mas, há também os que julgam a vida como se fosse um mar de rosas, vivem euforicamente, valorizam o prazer, o sucesso e comemoram as vitórias conquistadas em todos os âmbitos.

Já, nós cristãos, é bom reconhecermos que não estamos isentos das tribulações da vida terrena. O SENHOR Jesus ensinou que teríamos aflições no mundo e que com bom ânimo poderíamos vencê-las (João 16.33).

Para tanto precisamos depositar nossa confiança Nele e usar os recursos adicionais a nós disponibilizados nessa comunhão com o Pai: ânimo, esperança, bom senso, capacitação, proteção, sabedoria, coragem... Vale reconhecer e lembrar também, que a maior parte das preocupações resulta de nossas próprias faltas e que, por não confessá-las, não são eliminadas de nossos corações.

Saibamos porém, que Deus permite a ansiedade para pôr à prova a nossa fé, mas, mesmo assim, jamais abandona aqueles que são Seus. Então, depositemos sobre Ele a apreensão e os fardos que nos oprimem, deixemos aos cuidados do SENHOR toda a nossa aflição. Façamos isto, pois é tempo de descansar todas as ansiedades sobre Aquele que tem poder de dissolvê-las; o peso e tribulações do coração são eliminados pelo cuidado divino.



Palavra para o seu coração

 

Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim.

 

                                      Salmos 102.27

 

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

 

                                      Hebreus 13.8

domingo, 28 de dezembro de 2025

Experiência personalíssima

 

"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " Pedro respondeu: "Tu és o Cristo".


                                       Marcos 8.29


Os discípulos do SENHOR Jesus estavam em Sua companhia há quase três anos. Viram como multidões que O buscavam para ouvir Seu ensino, presenciaram incontáveis milagres, vidas transformadas, curas e restaurações. Habituaram-se àquelas caminhadas de cidade em cidade com o Mestre Jesus, ouviram muitas mensagens, por exemplo o sermão do monte (Mateus 5-7).

Agora porém, o Mestre Jesus dirigia-se com eles, para um lugar mais calmo, para estarem um pouco a sós. Precisava de um momento para falar-lhes de maneira bem pessoal. Então, primeiramente pergunta-lhes o que as pessoas em geral pensam a Seu respeito (Marcos 8.27-30). E eles vão enumerando: "uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias e ainda outros dizem que és um dos profetas". Interessante, todos o vêem como alguém que tem uma certa autoridade, todos o relacionam com alguma religiosidade, cada um tem uma opinião sobre ele.

Então, o SENHOR Jesus se torna mais pessoal. Ele diz: Muito bem, não basta saber o que os outros dizem! Eu quero saber o que significo para vocês, pessoalmente.

Incrível como é bem mais fácil falarmos em conceitos gerais acerca do SENHOR Jesus. Mas o que importa mesmo é a nossa posição pessoal. É isso que faz a diferença. E Pedro respondeu em nome dos discípulos: "Tu és o Cristo!" Isso significava: tu és aquele que Deus mandou para nos salvar! Tu és o meu Salvador! (Marcos 8.29).

É isso que precisamos em dado momento, também responder: O que o SENHOR Jesus significa pessoalmente para nos?! E desta resposta depende a nossa salvação eterna. Não podemos permanecer baseados na opinião dos outros, o que importa mesmo é a nossa experiência pessoal com o SENHOR Jesus. Ser salvo é uma questão bem pessoal, independe do que os outros dizem, é uma experiência individual, personalíssima.

Palavra para o seu coração

 

Nesse Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?

 

                                      Salmos 56.11

 

Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.

 

                                      2 Timóteo 1.14

sábado, 27 de dezembro de 2025

Disciplinados por Ele

 

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.


                                       Mateus 5.8


Incrível como é difícil entender o que aconteceu com o rei Salomão (1 Reis 11.1-25). Abençoado por Deus, tornou-se rei, o homem mais sábio da terra, rico, poderoso, admirado. Amado e respeitado pelo povo, porque reinava com justiça e vivia em paz com outros povos. Famoso, recebia delegações de todo o mundo, que vinham buscar seu conselho, ouvir de sua sabedoria. Por causa dele, o povo era abençoado.

Com tantas mulheres em seu reino, podia escolher a que desejasse, Salomão foi se envolver exatamente com as mulheres que Deus havia proibido. Casando-se com elas, trouxe também toda espécie de idolatria e permitiu que introduzissem cultos pagãos em seu reino. Na verdade, comprometeu-se com 700 princesas e 300 concubinas, sinal evidente que já não levava a sério seu relacionamento com Deus.

Trocou sua fidelidade pela luxúria, consequentemente seu reino começou a desmoronar. Salomão conseguiu provocar a ira de Deus, que levantava reinos para guerrear contra ele. O efeito cascata aconteceu, até seus oficiais se rebelaram contra ele. Salomão viu seu mundo ruir e os problemas avolumarem em quantidade.

As vezes, contemplamos situações parecidas bem próximo de nós. Somente Deus sabe como somos frágeis e inconstantes em nossas convicções. É bem por isso que o SENHOR Jesus morreu na cruz, para que pudéssemos ser limpos de coração, por meio do arrependimento e perdão dos pecados. Então, clamemos a Deus para que nos dê a graça de continuarmos firmes, crendo em Sua Palavra a cada dia. Cuidemos da nossa vida espiritual, sim pois o mesmo Deus que nos abençoa, também castiga, porque nos ama.

Palavra para o seu coração

 

Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força. E a terra teve paz durante quarenta anos.

 

                                           Juízes 5.31

 

Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um.

 

                                          João 17.22

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Até quando, SENHOR?!

 

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para me apresentar a Deus?


                                      Salmos 42.2


Sempre que atravessamos circunstâncias difíceis, tendemos a questionar a Deus: "Até quando, o SENHOR permitirá"?! Mas, Deus também nos diz a mesma coisa: "Até quando"? por exemplo 1 Reis 18.21.

Talvez seja a hora de mudarmos nossas orações, deixarmos um pouco as nossas queixas e petições; e passarmos a assumir compromissos, oferecer a Deus nossas vidas, nossa disposição em servi-Lo.

Deus tem demonstrado Seu amor por nós e cabe a nós retribuí-lo. Não devemos amar o mundo e sim satisfazer a Deus com atitudes que demonstrem o nosso amor. Moisés orou dizendo: "Dá-nos alegria pelo tempo que nos afligiste". Podemos dizer a Deus: "Quero alegrar-te pelo tempo que te entristeci". Bem sabemos que muito maiores têm sido as bênçãos de Deus do que as aflições.

Portanto, ao invés de pedirmos que as aflições desapareçam, devemos lembrar mais das nossas próprias falhas ao longo da nossa existência, do tempo em que vivemos de forma errada, buscando coisas que desagradaram ao SENHOR. Devemos agir de forma diferente, procurar alegrá-Lo com as nossas atitudes e escolhas. Pedir a Ele que nos ajude para que as nossas vidas sejam instrumentos, que levem aos outros a evidência dos Seus gandiosos feitos. Que Deus opere milagres ao nosso redor, mas que venha agir em nós e através de nós. Estejamos ocupados em servir a Deus e teremos menos tempo de Lhe dizer: "Até quando, SENHOR"?! Assim como queremos que Deus nos atenda e realize os nossos pedidos, precisamos atentar para o que Ele requer de nós.

Palavra para o seu coração

 

Fiz-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado pelos que não me procuravam. A uma nação que não clamava pelo meu Nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui.

 

                                        Isaías 65.1

 

Então o senhor disse ao servo: Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia.

 

                                        Lucas 14.23

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Amor em Pessoa

 

Hoje vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o SENHOR.


                                      Lucas 2.11


Deus nos amou tanto que se fez homem, por causa desse amor que excede todo entendimento humano. É o amor encarnado, identificado conosco até as últimas consequências. Nunca houve nem haverá tão gloriosa manifestação de amor, como na encarnação de Cristo Jesus.

Como poderiam as milícias de anjos deixar de cantar e louvar em completo regozijo?! Como poderia o céu ocultar dos humildes pastores de Belém, a sua vibração e o seu enlevo?!

O SENHOR Jesus se encarnou para redimir os pecados de toda a humanidade. Mas, num sentido real, o nascimento de Jesus aconteceu para cada um de nós como indivíduos e vemos que Ele nos amou de modo incomparável. Tudo o que Ele fez e realizou, foi feito com projeção até o final dos tempos, alcançando cada um de nós.

O Mestre Jesus ressuscitou triunfante sobre todos os poderes do mal e do inferno, subiu ao céu e sentou-Se à mão direita de Deus Pai, a fim de interceder por nós (Romanos 8.34). Natal é cruz e é Jesus-Homem no trono, para cada um que permanecer fiel até à morte.

E por Sua graciosa misericórdia, bem sabemos que Ele é capaz de deixar as noventa e nove ovelhas ou bilhões de pessoas, para sair em busca de cada um de nós. Por isso, O bendizemos, louvemos e exaltemos com alegria: Jesus nasceu por cada um de nós! 

Precisamos entender, valorizar a grandeza deste amor infinito, e compartilhar com nossos familiares e amigos, principalmente aqueles que ainda não O aceitaram; sim, pois o SENHOR nasceu por eles também! Natal é tempo de testemunhar a glória de Deus; é tempo de falar do Seu imenso amor por nós!




Palavra para o seu coração

 

Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.

 

                                         Jó 42.5,6

 

Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que você me persegue?

Saulo perguntou: Quem és tu, SENHOR? Ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem você persegue.

 

                                         Atos 9.3-5

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Então é Natal!

 

Nasceu o Salvador, que é Cristo, ο SENHOR.


                                      Lucas 2.11


Natal é a época mais linda e festiva do ano. Shoppings enfeitados, lojas decoradas, ruas iluminadas por luzes faiscantes, comerciais apelam para a emoção e impulsividade dos consumidores, o cinema exibe filmes com temas natalinos. O "bom velhinho" em meio a neve, promete presentes para as crianças. Todo esse clima por mais "marqueteiro" que seja, envolve todos nós; e acaba por ser bem gostoso e divertido.

Mas junto desse "clima natalino" existe a realidade do Natal: Jesus nasceu! No início de tudo, os enfeites estavam no céu, onde anjos anunciavam a chegada do Rei. Não haviam lâmpadas, mas uma estrela que orientou os magos que buscavam O recém-nascido. A emoção era partilhada pelo casal que buscava um lugar seguro, onde Maria pudesse dar à luz o Salvador.

E, se pudéssemos transformar isso em filme, ele seria de aventura e amor do Deus que deixou o céu e nasceu como bebê, que cresceria para tornar-Se o Salvador de todos os que O buscam, morrendo na cruz por nós, anos mais tarde. Naquele tempo, um clima de emoção e esperança tomava conta das primeiras testemunhas do nascimento de Jesus, a verdadeira razão do Natal.

E dessa mesma maneira, somos convidados a parar e nos ajoelhar ao lado de José, Maria e os magos diante do resplandecente Jesus. Na tradicional cena do presépio, há espaço para cada um de nós também nos ajoelharmos em adoração. Talvez não tenhamos presentes para ofertar; mas, na verdade é desnecessário, pois quem deu o presente foi o próprio Deus - Ele deu a Si mesmo, na Pessoa do SENHOR Jesus.

Ajoelhados diante do nascimento de Cristo Jesus, podemos oferecer-Lhe a nossa vida, para que Ele nos conduza por novos caminhos, nasça em nosso coração e cresça como SENHOR e Deus em nós, mudando para sempre a nossa história, em antes e depois de Cristo! E ajoelhados diante da manjedoura permitamos que seja assim o início de um feliz novo Natal; onde Cristo Jesus se faz presente em nosso coração não apenas no Natal, mas por toda a nossa vida.


Palavra para o seu coração

 

Pois me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.

 

                                     Salmos 56.13

 

Repentinamente apareceu um anjo do SENHOR, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. "Depressa, levante-se"!, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.

 

                                     Atos 12.7

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Só é Natal assim

 

Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.


                                         João 3.16


O natal nos desperta diversos sentimentos: para alguns é lindo e romântico; para outros, triste e melancólico; outros ainda não lhe atribuem valor algum ou não fazem nenhuma diferença.

Para alguns é tempo de fazer boas obras (pena ser só nessa época que pensam e agem assim), para outros é tempo de viajar, tirar férias, curtir a vida, reunir parentes, boas comidas, presentear e receber presentes.

Mas, ainda há aqueles que, para eles infelizmente é um tempo de ver os outros aproveitando e eles, sem dinheiro, condições ou saúde, sem entes queridos ou com outras carências, não podem fazer absolutamente nada.

São muitas estórias, filmes, gravações e espetáculos a respeito do Natal; algumas coisas são didáticas, agradáveis e dão um ar nostálgico e romântico ao evento. Porém, em tudo isto não deveríamos esquecer a verdadeira razão da existência do Natal; não deveríamos esquecer-nos da sua única e verdadeira história, e esta está registrada na Bíblia.

No Evangelho de Lucas e de Mateus capítulos 1,2,  lemos a maior parte da história e narrativas a respeito do nascimento de Jesus, como também sobre aquilo que aconteceu antes e logo depois do Seu nascimento.

O centro dessa magnífica história, está resumido na mensagem do anjo aos pastores que estavam no campo cuidando de seus rebanhos "Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o SENHOR" (Lucas 2.11). O SENHOR Jesus nasceu para nos salvar, levar-nos de volta a Deus! E para que possamos comemorar e festejar o Natal de fato e de verdade, é necessário que O recebamos primeiramente em nosso coração, O tornando o nosso SENHOR e Rei; pois Natal sem Jesus Cristo no coração, não é Natal.


Palavra para o seu coração

 

O justo passa por muitas adversidades, mas o SENHOR o livra de todas;

 

                                       Salmos 34.19

 

Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.

 

                                      2 Coríntios 1.5

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Expectativa

 

Visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.


                                    2 Coríntios 3.12


O patriarca Abraão viveu confiante na esperança da promessa de Deus e obteve bom resultado. Com idade avançada, esperando o que era humanamente impossível, ele gerou um filho; e por essa esperança, sua mulher Sara, com noventa anos de idade deu a luz a um filho e amamentou a criança. A esperança é a concreta expectativa do que Deus prometeu. A palavra esperança se tornou o que é hoje para nós cristãos, pela ressurreição de Cristo Jesus.

Na vida cristã a fé abrange o passado e o presente, mas a esperança inclui o futuro. A esperança da glória é que torna o Evangelho diferente das outras religiões. O apóstolo Paulo confirma isto dizendo: "... naquela época vocês estavam sem Cristo... sem esperança e sem Deus no mundo" (Efésios 2.12).

É a esperança que nos incentiva a continuar crendo no Deus da Esperança porque nos dá firmeza, segurança para o futuro. A Bíblia nos exorta a viver firmes na esperança, dizendo: "Bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR.... Será como a árvore plantada junto às águas; ... não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansioso no ano da seca nem deixará de dar fruto" (Jeremias 17.7-8).

O mundo, longe de Deus vive em crise por falta de esperança; os noticiários mostram como crescem os conflitos, que envolvem e abrangem todos os setores, inclusive à área espiritual.

Então, que o amor de Deus mantenha a nossa esperança firmada no SENHOR Jesus Cristo. É desse modo, alicerçado, enraizado na esperança, que vive o verdadeiro filho de Deus. Que o Deus, Pai do nosso SENHOR Jesus, console e convença os nossos corações a respeito da nossa esperança, que é firme porque Cristo Jesus ressuscitou.

Palavra para o seu coração

 

Pode o homem mortal fazer os seus próprios deuses? Sim, mas estes não seriam deuses!

 

                                      Jeremias 16.20

 

Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

 

                                       1 João 5.20

domingo, 21 de dezembro de 2025

Bem-aventurança

 

Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido provado, receberá a coroa da vida.


                                       Tiago 1.12


Esta bem-aventurança é difícil de entender e aceitar. O apóstolo Tiago fala de sofrimentos e perseguições, e com isso, testes e provações para nós e nossa fé. Essa provação inclui adversidades, armadilhas, aflições de toda espécie e até a tentação ao pecado. Por isso "suportar provação" com perseverança, denota uma atitude vitoriosa (Tiago 1.2), pois há um um Deus soberano por trás de tudo, que tem objetivo com a vida de Seus filhos. Na Sua infinita sabedoria e poder, Ele transforma nossos momentos difíceis em motivos de glória e gozo, Deus é capaz de transformar desgraças em bênçãos.

Tendemos a crer e ensinar que se Deus estiver conosco tudo irá às mil maravilhas. Mas, não é sempre assim, os discípulos por exemplo, se viram às voltas com a tempestade, mesmo tendo o Mestre com eles. Não seria antes que, mesmo nas tempestades há um Deus Todo Poderoso conosco, capaz de transformar tempestades em bonanças?! É bem assim que Deus age. Ter Deus conosco não é garantia de vida tranquila, mas de bênção apesar de tudo.

E além disso, Tiago diz que Deus tem uma coroa de vida para os perseverantes na tribulação (Tiago 1.12). Vale lembrar que os crentes em Cristo recebem de Deus uma nova vida, sendo agora participantes da natureza divina (2 Pedro 1.4), "cheios de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3.19). Esta é a coroa da vida - uma participação mais direta, introspectiva na vida do próprio Deus. Esta é a bem-aventurança, pois felicidade plena não é a ausência de problemas, mas em todo o tempo poder desfrutar da Presença de Deus.

Palavra para o seu coração

 

Assim também ocorre com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

 

                                       Isaías 55.11

 

Agora, SENHOR, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua Palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do Nome do teu santo servo Jesus.

 

                                       Atos 4.29,30

sábado, 20 de dezembro de 2025

Voltar para prosseguir

 

Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.


                                      2 Coríntios 5.18


Quando o rei Asa assumiu o trono de Judá (1 Reis 15.9-24), o povo estava meio perdido, precisava que Judá retornasse aos braços de Deus. Era preciso agir, e foi o que Asa fez. Ele começou dando uma ordem bastante impopular, expulsando do país os "prostitutos cultuais". Haviam pessoas que se apresentavam diante do povo, como entendidas em assuntos religiosos, com suas teorias pagãs e contrárias à Palavra de Deus, levaram o povo ao caos espiritual. Introduziram conceitos místicos representados por toda espécie de quinquilharia e idolatria. Asa os expulsou em definitivo, seguidamente mandou derrubar os ídolos construídos por seu pai, conflitando com a tradição familiar. Nem sua avó Maaca escapou, pois ela havia construído uma peça de idolatria repugnante, foi destituída de sua posição de rainha-mãe. A partir daí Asa levou o povo de volta para Deus.

Não são poucos de nós, que também precisamos nos voltar para Deus! São tantas ofertas religiosas, com toda espécie de misticismo, promessas de bênçãos, rituais, sincretismos, mandamentos, mapeamentos, sacrifícios, campanhas, correntes e coisas do gênero, que muitos se perderam pelo caminho.

Pela graciosa misericórdia de Deus, o retorno está bem diante de nós, e o Caminho atende pelo Nome "Jesus, o Filho de Deus" e a Bíblia é o mapa, nossa bússola, gps que precisamos seguir, somente pela fé, nada mais. E para isso, assim como o Rei Asa, nos livre-mos de todo entulho espiritual, conectemos e nos reconciliemos com Deus. Sim, pois voltar para Deus é a melhor maneira de seguir em frente.

Palavra para o seu coração

 

Existe alguma coisa impossível para o SENHOR? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho.

 

                                     Gênesis 18.14

 

Os apóstolos disseram ao SENHOR: Aumenta a nossa fé!

 

                                     Lucas 17.5

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Graça o bastante

 

"Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza".


                                    2 Coríntios 12.9


Muitos são os homens tementes a Deus citados pela Biblia, podemos lembrar dos três companheiros de Daniel: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eram tementes e fiéis a Deus e recusaram ajoelhar-se diante da imagem de ouro levantada pelo rei Nabucodonosor. No entanto, foram lançados dentro da fornalha ardente. Jó é outro exemplo de homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Contudo, perdeu todos os seus bens e seus dez filhos, teve a saúde seriamente comprometida, de maneira que todo o seu corpo ficou coberto de feridas. De igual modo, o apóstolo Paulo sofria de "um espinho na carne", que ele denominou de "mensageiro de Satanás". Por causa disso pediu por três vezes ao SENHOR que o afastasse dele, mas, a resposta divina foi: "A minha graça é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12.9).

Se bem atentarmos para a vida desses homens, percebemos serem de fato pessoas integras e sem aparente motivo para receberem censura, eram dedicados e tementes a Deus. Apesar de tudo isso padeceram diante das circunstâncias adversas e situações difíceis em suas vidas. Constatamos e concluímos então, que fidelidade a Deus não nos isenta de problemas e tribulações.

Geralmente, nas dificuldades Deus nos livra ou nos cura, mas existem também as exceções. Há ocasiões que são didáticas, que Deus usa para ensinar-nos lições preciosas ou faz com que sejamos exemplos para outras pessoas. E assim sendo, nem sempre Deus retira os problemas das nossas vidas; às vezes precisamos atravessar e vencer aquela etapa do desafio, para assimilar o aprendizado.

Em vista disso, seja qual for a nossa dificuldade, sejamos sempre fieis ao SENHOR. Deus sempre tem um propósito ao permitir que enfrentemos problemas em nossas vidas, e é nessas horas que a graça de Deus é suficiente para podermos suportar com fé, toda e qualquer situação. O nosso supremo exemplo de sofrimento é Cristo Jesus, para que sigamos os Seus passos.

Palavra para o seu coração

 

O povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes, pois fizeram essas ofertas voluntariamente e de coração íntegro ao SENHOR. E o rei Davi também encheu-se de alegria.

 

                                       1 Crônicas 29.9

 

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

 

                                       2 Coríntios 9.7

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Exclusividade

 

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês?


                                      1 Coríntios 6.19


Com toda a evolução da tecnologia, o progresso da engenharia, obras arrojadas e muito sofisticadas estão por todo lado, ainda assim o Espírito Santo escolheu habitar em nós. Existem vários templos luxuosos, magníficos e modernos, mas eles não podem ser comparados com o santuário do Espírito Santo, o nosso corpo.

Uma residência destina-se à moradia para o seu proprietário, logicamente esse morador tem total controle sobre sua habitação. O mesmo deve acontecer conosco, nós somos o templo do Espírito Santo, por isso devemos viver sob Sua direção.

Precisamos nos manter atentos e alertas pois, uma casa pode ser invadida, abarrotada de inutilidades, infectada por ratos, traças, insetos, mofo... coisas que a tornam inóspita, inabitável e põem o próprio dono em fuga impossibilitando seu acesso.

Porém, ao nos unirmos a Cristo Jesus, abrimos nossa "casa" e Lhe damos livre acesso para retirar de lá tudo que O desagrade, para fazer completa limpeza e restaurá-la plenamente, e então o Espírito Santo passa a habitar em nós, dirigindo nossa vida. A cada dia nosso morador vai cuidando de nós e passamos a ser um edificio fortificado. Esta união muda nossa vida e nos tornamos pedras vivas (1 Pedro 2.5). A habitação do Espírito Santo nos vivifica (Romanos 8.11).

Então, que possamos nos lembrar a cada dia, que o SENHOR não está somente ao nosso lado, mas vive dentro de nós, somos propriedade exclusiva de Deus (1 Pedro 2.9). Que todos possamos ouvir a Sua voz e responder ao Seu chamado, aproveitarmos o privilégio de sermos exclusivos de Deus.

Palavra para o seu coração

 

Rendam-te graças todas as tuas criaturas, SENHOR; e os teus fiéis te bendigam.

 

                                      Salmos 145.10

 

Pois a terra que absorve a chuva, que cai freqüentemente e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus.

 

                                      Hebreus 6.7

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Casualidades

 

Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.


                                    Mateus 10.29,30


As opiniões se divergem, alguns pensam que a vida é uma casualidade biológica, sem nenhum tipo de interferência. Outros acreditam que, o que tiver de ser, será. Para estes, estar vivo é torcer por um final feliz.

Seguindo esse raciocínio, poderíamos pensar que aquela ocorrência com o rei Acabe (1 Reis 22.29-39) foi uma mera casualidade. Ele havia planejado com seu colega aliado de reino Josafá, a estratégia militar para lutar contra o rei da Síria. Josafá seguiria com as vestes reais, enquanto Acabe iria disfarçado, como se fosse apenas mais um soldado. Parece que ambos, Josafá e Acabe não acreditaram em Micaías, que havia profetizado a morte de Acabe, indo contra os demais. Deus já havia contado os dias de Acabe e descrito o que aconteceria (1 Reis 22.20). O rei da Síria havia ordenado que seus oficiais lutassem somente contra Acabe. Quando viram as vestes reais, pensaram que fosse Acabe, mas ao notar o engano, deixaram de persegui-lo. Então, um soldado disparou seu arco "ao acaso" e atingiu o rei Acabe, disfarçado entre os soldados.

Mas, na Bíblia encontramos diversos fatos que evidenciam a direção de Deus, relatos esses que objetivam apresentar o interesse do SENHOR por nós. Deus é Deus presente, que interfere em nossa história de vida, inclusive mudando circunstâncias. Ele usa pessoas que interagem conosco, sem saber, no cumprimento do propósito de Dele.

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito" (Romanos 8.28). O carcereiro da prisão em Filipos, onde Paulo e Silas estavam presos, é um bom exemplo.

Vale lembrar que mais importante que os resultados que conquistamos, é estarmos convictos que pertencemos a Deus e vivemos sob Seu controle. Quando a vida nos parece incerta, confiar em Deus é a decisão mais correta.

Palavra para o seu coração

 

Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

 

                                    Daniel 12.2

 

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso SENHOR.

 

                                    Romanos 6.23

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Sozinhos jamais

 

Onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali eu estou no meio deles.


                                      Mateus 18.20


Fomos criados para nos relacionarmos. Deus se revela como um ser relacional em Si mesmo e com toda a Sua criação. Uma das formas que o Novo Testamento usa para se referir à igreja é o corpo de Cristo, não apenas por significar a continuidade do Seu ministério terreno, mas porque é composta por membros unidos por vínculos de interdependência, pessoas que comungam um mesmo objetivo: seguir ao SENHOR Jesus.

Uma das dimensões mais interessantes e desafiadoras da igreja é a comunhão. Interessante porque gera vínculos, crescimento, amizade e unidade; e desafiadora porque expõe nossas incoerências, dificuldades e intransigências aos outros. Relacionar-se gera problemas que, se bem tratados, produzem crescimento. Quando relacionamos com o corpo de Cristo de maneira aberta, somos edificados, pois o outro tem a chance de nos exortar, instruir, orientar, apontar incoerências, orar por nós, acompanhar nosso crescimento e evolução. 

A comunhão com outras pessoas produz quebrantamento, edificação e transformação, além de desafiar o nosso egocentrismo e nos levar a refletir sobre nosso próprio comportamento, faz com que não sejamos únicos senhores da razão e da verdade, pois, via de regra, o defeito do outro é uma projeção do nosso: é o cisco do nosso olho transformado em um tronco no olho do nosso irmão (Mateus 7.3-5)! A comunhão traz o carinho de Deus e o Seu cuidado expresso na acolhida, no olhar, no toque, em palavras, amor e repreensão - que necessitamos e que recebemos dos nossos irmãos. 

Não há tanto crescimento quando vivemos a vida cristã sozinhos, mas quando estamos em comunhão com mais dois ou tres pelo menos, o SENHOR Jesus garante estar presente também ali conosco!