sábado, 19 de julho de 2025

O dar e o receber

 

O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa.


                                         Atos 3.5


Podemos perceber que esse homem pensava como a grande maioria pensa a respeito da igreja, o Corpo de Jesus Cristo, e do que ela "deveria" fazer por ele. Embora pareça até irritante, mas se formos honestos, confessaremos que geralmente esta é a primeira atitude que as pessoas têm em relação à igreja: O que ela pode fazer por mim?! O que receberei se me envolver com ela?! Será que darei mais do receberei?!

Mas, se lermos essa passagem na íntegra, ela nos mostra como Pedro e João agiram naquela circunstância. Eles se dirigiam ao templo a fim de orar. Perto da porta da igreja, encontraram um aleijado que pedia esmolas. Deram atenção ao pedinte, ouviram a sua súplica (Atos 3.4). Atenderam à sua necessidade, que era física, mas lhe deram bem mais do que isto: (Atos 3.6-8); ele pedia esmolas, mas ganhou a capacidade de andar. Agiram em o Nome do SENHOR Jesus (Atos 3.6); o poder não era deles, mas de Cristo Jesus. E com isso, o Nome do nosso SENHOR e Salvador foi glorificado e honrado pela ousada atitude deles.

Ainda hoje as necessidades humanas são incontáveis. Nós cristãos devemos agir no mesmo Espírito do SENHOR Jesus. Isto não quer dizer que vamos sair por aí fazendo milagres, mas que precisamos ajudar a igreja a dar atenção às necessidades das pessoas que estão clamando. É tão mais fácil dar as costas! A cobertura dada pela mídia às tragédias incontáveis que acometem os quatro cantos, pode levar-nos à indiferença. Precisamos distinguir as verdadeiras causas: oferecer dinheiro não é a solução. É necessário tempo e disposição para se chegar à necessidale básica e real das pessoas; agir, às vezes com sacrificio, para fazer alguma coisa pelo próximo. Mas vale a pena!

"Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, e Ele lhe pagará o seu benefício" (Provérbios 19.17).


Nenhum comentário:

Postar um comentário