quinta-feira, 31 de julho de 2025

Conflitos e desafios

 

Houve fome naquela terra, e, Abrão desceu ao Egito para viver algum tempo, pois a fome era rigorosa.


                                       Gênesis 12.10


Conflitos são desafios que surgem muitas vezes para nos provar, precisamos escolher, decidir, inclinar pela melhor opção. Errar a direção pode causar desconforto, desgosto, perdas e transtornos.

Abraão se deparou com muitos conflitos e desafios. No versículo acima podemos perceber um deles. Houve fome na terra, os alimentos tornaram-se escassos, a situação ficou muito difícil. Então, Abrão, que tinha a promessa da bênção do SENHOR vacila. Era uma grande oportunidade de confirmar sua total dependência de Deus. Mas parece que ele nem se lembrou do SENHOR e resolveu tudo à sua própria maneira. Ouviu que no Egito havia fartura; e sem perguntar se este seria o caminho do SENHOR, resolve partir para lá. Até então ele vinha buscando a direção do SENHOR, que o conduzia, guardava e abençoava. Abrão esquece disso, abandona sua fé e confiança no SENHOR, a razão falou mais alto.

Mas logo teve de constatar que as escolhas, os caminhos sem orientação de Deus terminam em ciladas, perdas e transtornos. Ele teme perder sua esposa, que era muito bonita; assim mentiu dizendo que era sua irmã. Depois assiste o faraó tentando tomar-lhe a esposa. No fim tudo é desmascarado e Abrão, o homem que deveria ser uma bênção, passa por grande vergonha e vexame. Quantos transtornos lhe causaram seus caminhos sem a direção do SENHOR! Deus, na Sua misericórdia, permitiu que ele fosse humilhado, só então ele voltou até o lugar de onde havia se desviado do caminho da obediência. E o SENHOR pacientemente continuou a sua caminhada com ele.  E nós de igual modo, precisamos atentar para permanecermos sempre no caminho que o SENHOR planejou para nós, pois, a desobediência a Deus só trazem transtorno e perdição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário