sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Esperança em Cristo

 

Deus e Pai de nosso O SENHOR Jesus Cristo... nos regenerou para uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.


                                          1Pedro 1.3


Há um dito popular: A esperança é a última que morre! Mas, quando esperança tratar apenas do "tomara que dê tudo certo", ela não passa de ilusão. Podemos até tentar melhorá-la cientificamente, calculando probabilidades, mas a incerteza e a angústia persistem.

Isso não funciona porque usamos os nossos recursos. Como conseguir algo bom e firme que depende do futuro, se este é desconhecido e escapa totalmente ao nosso controle?! De fato, não passa de mero palpite, especulação aleatória.

Para a esperança ter valor real, é preciso fixá-la em algo sólido, sustentável no futuro. Quando um navio se prepara para atracar, lançam-se cabos (grossas cordas) para a margem, a fim de amarrá-lo ali. Mas estes só terão utilidade se na margem houver alguém para recebê-los e fixá-los devidamente. A esperança é como esses cabos, o seu mero lançamento à deriva, não basta. É preciso alguém que receba o cabo e o fixe - que receba a esperança e a sustente e a faça valer.

O versículo em destaque diz que Jesus já "completou a viagem" e está lá no destino esperando lançarmos o cabo da nossa esperança em Suas mãos, para prendê-lo firmemente na eternidade. O poder da Sua ressurreição e Seu amor garantem isso.

Assim, ao invés de lançar nossa esperança num vago "tomara que funcione", lancemos-a nas sábias mãos do SENHOR Jesus. Afirmemos que contamos com Ele para levar nossa vida a bom termo.

Se suscitarem dúvidas, quando a veracidade, atiremos nossas dúvidas junto com o "cabo". Duvidar é natural, mas as outras opções são continuar a lançar a esperança a esmo ou desistir de vez. Nada melhor do que descobrir e constatar a firmeza da esperança em Cristo Jesus no passo a passo de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário