segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Construindo o amanhã

 

Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã.


                                        Tiago 4.14


Indubitavelmente é válida e legítima a nossa preocupação com o futuro; mas Deus, em Sua infinita sabedoria, não permitiu ao Homem antever o seu próprio futuro. Assim mesmo, não é pequeno o número daqueles que, movidos por seu misticismo ou outras razões, procuram videntes, quiromantes, horóscopos e até feiticeiros, no desejo que têm de desvendar o porvir.

É claro que devemos fazer planos para o nosso amanhã. Os jovens pensam e se preparam antecipadamente para a carreira universitária; outros já estão comprometidos para o matrimônio e aguardam com ansiedade o momento do sim; os esportistas atuantes dos pequenos e inexpressivos clubes sonham um dia se destacarem e pertencerem a um grupo maior; o cristão, chamado por Deus, fixa seu pensamento no campo missionário, onde vai servir...

Faz parte da nossa humanidade planejar, sonhar, arquitetar, dar rédeas à imaginação vislumbrando o futuro. Foi o que fizeram os homens mencionados em Tiago 4.13-17: "passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro" (Tiago 4.13). Mesmo que nos pareça um razoável e básico projeto de vida, é necessário que esteja alinhado com a vontade permissiva do Criador.

Embora tenha sido criado com liberdade, o querer soberano de Deus sobrepõe à vontade do Homem. Deus é o Supremo Criador, SENHOR da vida e, por essa razão, não está em nós determinar o tempo que viveremos.

Portanto, se nos preocupamos com o futuro, cuidemos de receber previamente a aprovação divina, como convém a um filho de Deus salvo pela mediação de Cristo Jesus. Assim sendo, mesmo que sobrevenham provações, caminharemos seguros em meio a torrentes de bênçãos, paz inabalável e alegrias constantes. Sim, pois em sintonia com Deus o homem constrói um futuro tranqüilo e melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário