Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente: Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.
Gênesis 13.14,15
Abrão e seu sobrinho Ló, que o acompanhava desde que decidira confiar sua vida ao SENHOR, decidiram separar e seguirem rumos diferentes. Na separação, Ló procurou levar vantagem em tudo. Olhou para a campina e escolheu a parte mais fértil junto ao Jordão. Ali a terra era bem irrigada e garantia boas pastagens para seu rebanho. Mas Ló não enxergou o que mais deveria levar em conta. Suas terras se estendiam até Sodoma e de seus habitantes lemos: "Os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o SENHOR" (Gênesis 13.13). Ló via só a aparente vantagem, não a influência à qual submetia a si e a sua família.
Certamente essa ruptura e a circunstância em que ela ocorre entristece a Abrão, o sobrinho espertalhão era como um filho; o vê afastar-se e provavelmente seu coração chora. Ninguém o ouve, nem sente o que se passa com ele. Mas o SENHOR o viu. E naquele momento de doloroso e frustrante desapontamento, Deus vem em seu auxílio: Erga os olhos, Abrão! Não se deixe vencer pela decepção. Olhe, Eu Sou o SENHOR. Tudo o que você vê é meu. Continuarei com você e tudo isso será seu. Eu Sou fiel e não o deixarei.
Quantas são as vezes em que atravessamos situações que nos ferem, abatem e decepcionam, que nessas circunstâncias possamos também ouvir ao SENHOR nos dizer: Erga os olhos. Olhe para Mim. Eu Sou por você! Sim, erguer os olhos para o SENHOR significa nos tornar mais que vencedores e vitoriosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário