terça-feira, 9 de setembro de 2025

Aclamado seja Deus!

 

Bendito é o rei que vem em nome do SENHOR!


                                    Lucas 19.38


Júlio Cesar é um reconhecido destaque na História, não só por seu gênio político ou talento de legislador, mas principalmente por suas notáveis campanhas militares que estabeleceram a supremacia do Império Romano por longo período. O regresso de César a Roma após suas vitórias, era celebrado sob o delírio e aclamação da multidão que, com mãos erguidas, saudava o grande general.

Jesus Cristo não queria honras ou qualquer reconhecimento popular. Quando tentaram coroá-Lo rei recusou a iniciativa e frustrou a esperança daqueles que queriam vê-Lo assentado no trono do Rei Davi (João 6.15). Sua entrada triunfal em Jerusalém ocorreu alguns dias antes da cruz e foi profetizada por Zacarias: "Exulte, Jerusalém! Eis que Seu Rei vem a você, justo e vitorioso, humide e montado num jumento" (Zacarias 9.9). Jesus aplicou essa profecia à Sua vida, embora com ênfase diversa da esperada pelo povo que queria vê-Lo como rei, ou entidade político. Entrou em Jerusalém reafirmando sua condição de Messias esperado.

César, com a força das armas, o poder do Império, a eficiência dos legionários, conquistou povos, arrasou cidadelas e estendeu o domínio de Roma pelo mundo. Cristo, com a força do amor, o poder de Seu sacrifício e a colaboração dos discípulos, conquistou os corações humanos, anulou a força do pecado e estendeu o Seu Reino até os confins da terra, mas em lugar do orgulho e da violência, usou a humildade e a submissão a Deus.

Que grande contraste nas aclamações! Em lugar de: Ave César, Hosana ao Filho de Davi!

Atualmente, tendemos a endeusar os heróis, artistas, esportistas consagrados, o que é uma distorção do comportamento humano, digna de reprovação. Cristo Jesus quer simplesmente ser recebido em nossos corações, quer o Seu reconhecimento como Messias, em troca do amor e salvação que nos oferece. Deseja que O aclamemos não como um imperador terreno, mas como o Soberano SENHOR e Rei de nossa vida, o Salvador de nossa alma, que verdadeiramente Ele é. Aclamado seja para sempre o SENHOR Jesus Cristo: Filho de Davi, Unigênito de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário