Ao homem pertencem os planos do coração, mas do SENHOR vem a resposta da língua.
Provérbios 16.1
O coração é a sede de nossa fábrica de sonhos. A vida, a grande fornecedora de matéria-prima. Com isso produzimos sem parar, realimentando a própria vida. Assim caminha a humanidade! Diante do desafio da locomoção inventaram a roda, diante da escuridão se buscou a luz. Mas o sonho tem também suas complicações. Como não tem nenhum compromisso com a realidade, o sonho alimenta a ilusão, fazendo-nos correr atrás do vento. Sonhar é bom, mas vi- ver iludido, não. Deus nos criou assim: sonhadores e realizadores. Deu-nos inteligência para que pudéssemos administrar tudo isso. O problema é que o pecado se instalou no coração como os terríveis vírus que atacam os computadores, chegando a torná-los inoperantes. Por causa do pecado os sonhos já nascem com defeito de fábrica, tendendo sempre para o mal, por melhor que seja a intenção.
Foi por isso que o apóstolo Paulo, ao se referir à humanidade em Romanos 3.10, citou parte do Salmos 14.3 e disse: "Não há nenhum justo sequer, não há ninguém que busque a Deus, todos se desviaram, tornaram-se inúteis, não há ninguém que faça o bem".
Assim sendo, todos precisamos do SENHOR Jesus. Ele anula os efeitos do pecado e nos concecta aos planos de Deus. Mas é preciso ter muita cautela para saber se os nossos planos estão de acordo, unânimes com os planos do SENHOR para nós. Nós temos a Sua Palavra; Ele tem a última palavra, inclusive sobre nossos desejos. Quando nossos planos coincidem com os projetos de Deus, o resultado é maravilhoso, porém, isto não significa que se realizam facilmente, mas acontecem e honram a Deus. Que possamos submeter e confiar todos os nossos sonhos, planos e projetos ao controle de qualidade do nosso Especialista, o Espírito Santo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário