Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
1 João 4.8
Vivemos dias em que a vingança é chamada de justiça. Muitos filmes retratam o ódio e a vingança como solução diante de qualquer perseguição. Como cristãos, estamos distantes dessa maneira de pensar; aprendemos a oferecer a outra face, mas ainda falta saber amar a pessoa que nos esbofeteia. Temos de ir além da paciência, até o serviço; além da recusa de retribuir o mal até a determinação de vencer o mal com o bem. A Bíblia nos instrui a amar os nossos inimigos e a orar pelos que nos perseguem. O SENHOR Jesus orou por Seus atormentadores no momento da crucificação. Ele disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo" (Lucas 23.34).
O povo de Deus deve imitar a Cristo e não aos homens. A cultura secular, não-cristã é a da retribuição. Mas Deus nos ensina a amar o nosso próximo, seja ele amigo ou inimigo. Esse amor se expressa em pequenas atitudes para com as pessoas, que serão consideradas como grandes por quem as recebe. Isso é amor ativo, o amor que supera todos os obstáculos para fazer o que é melhor: amar. Quando aprendemos a amar, deixamos de competir e passamos a viver. Então, recuperemos o tempo perdido, amemos de coração! Certamente, a nossa vida será bem mais tranqüila, leve e melhor de ser vivida. Viver em amor é dar grandes passos para a maturidade, transformando-nos de meninos tolos em homens amadurecidos.
Façamos diariamente um exercício espiritual saudável, criemos o hábito de tratar as pessoas com amor, amá-las separando-as de seus atos. Para tanto, busquemos a ajuda de Deus, pois este exercício só pode ser feito por aquele que verdadeiramente conhece a Deus. Retribuir bem com mal é demoníaco; retribuir bem com bem é humano; porém, retribuir mal com bem é divino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário