domingo, 30 de novembro de 2025

Cumprir o seu papel

 

Ó SENHOR, ... os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força.


                                         Juizes 5.31


Há lugares e épocas em que os sinos ainda badalavam para convocar o povo para celebração de um culto, um casamento, uma homenagem, um falecimento, dar alarme, tipo alerta em caso de incêndios... Portanto, ao longo do tempo, os sinos desempenharam muitas funções: convidar, alarmar, celebrar, informar e às vezes até mesmo, aborrecer alguém, pela inconveniência e incômodo.

Embora sejam tão belos e fascinantes em nossa cultura, há algo que não podem fazer: resolver as questões de que seu toque trata. Por melhor que soem, não garantirão a felicidade dos noivos, não consolarão os enlutados, não apagarão o incêndio, nem são a adoração a Deus para a qual convidam. Quando muito, encorajam, conclamam, mas na hora e no lugar errados, podem até prejudicar.

É mais ou menos isso o que o apóstolo Paulo quer dizer em 1 Coríntios 13.1-3: tudo o que falarmos, por mais bonito que seja, pode até ser útil ou não, mas não passará disso se não tiver o amor de Deus como fonte. Será apenas um som morto.

Como é bom saber que Deus nos oferece o Seu amor graciosamente. Então, deixemos que Ele cuide da nossa vida, vamos nos expor ao Seu incomparável amor, absorvê-lo como uma esponja e passa-lo adiante com tudo o que dissermos e fizermos - e assim perceberemos uma grandiosa diferença em nossas vidas e em nosso ambiente, como se o próprio sol do meio dia em todo seu esplendor irradiasse através de nós. 

Palavra para o seu coração

 

Eu mesmo reunirei os remanescentes do meu rebanho de todas as terras para onde os expulsei e os trarei de volta à sua pastagem, a fim de que cresçam e se multipliquem.

 

                                       Jeremias 23.3

 

Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?

 

                                        Lucas 15.4

sábado, 29 de novembro de 2025

Infrutíferos

 

Ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.


                                     Marcos 4.18,19


Há diferentes tipos de pessoas e situações, circunstâncias a que estão expostas. Muitos ouvem o ensino da Palavra de Deus, alguns com maior, outros com menor atenção. Dos que a ouvem com atenção, muitos a recebem como verdade, mas mesmo dentre estes, um número infelizmente muito grande permanece, segundo as próprias Palavras de Cristo Jesus, infrutífero.

Em Gálatas 5.22 podemos constatar que o Espírito de Deus produz um fruto que pode ser apreciado em nuances diferentes: amor, alegria, paz, benignidade, domínio próprio, bondade, etc. Estas qualidades não são resultado de esforço, mas de vida sujeita a Jesus Cristo, vivida sob a direção do Seu Espírito Santo. A Palavra bem compreendida e devidamente aplicada ao nosso viver diário.

Há muitos que, mesmo após receber a Jesus como SENHOR e crer em Sua mensagem, continuam a viver sem manifestar o fruto da operação do Espírito Santo: têm dificuldade em amar seus semelhantes, são incapazes de dividir o que têm; não têm paz nem domínio próprio, não confiam em ninguém e enxergam maldade em tudo e todos; enfim, são infrutíferas.

Mas, o SENHOR Jesus explica isso: ao invez de dar lugar à ação do Espírito Santo, de se aplicar e obedecer ao ensino do SENHOR, estão antes preocupadas, sobrecarregadas com as questões quotidianas, lutando pelo que acham ser a sobrevivência; mas que no fundo não é outra coisa senão, a ambição de ter mais. Isto sufoca a Palavra e impede que seus frutos se manifestem. Fato é, que a excessiva preocupação com as necessidades quotidianas pode nos sufocar e tornar infrutíferos.

Palavra para o seu coração

 

Palavra do Soberano SENHOR, daquele que reúne os exilados de Israel: Reunirei ainda outros àqueles que já foram reunidos.

 

                                     Isaías 56.8

 

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

 

                                     1 Timóteo 2.3,4

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Padrão perfeito

 

Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo.


                                   1 Coríntios 11.1


Em toda história do cristianismo sempre houveram e sempre haverão falsos profetas, e a maneira de identificá-los sempre foi e será pelo que dizem e pelo que fazem. "Vocês os reconhecerão por seus frutos" (Mateus 7.16).

Quanto aos falsos mestres, Pedro também nos alerta sobre heresias destruidoras (2 Pedro 2.1). Alguns crêem que a Biblia contém a Palavra de Deus, mas toda ela é a Palavra de Deus (2 Timóteo 3.16). Assim, o seu esse tudo é fundamental, pois somente conhecendo o que é o ensino padrão e modelo correto, poderemos instruir-nos e fazer repreensão e correção do que é o ensino distorcido, incorreto.

Em Mateus 7.23, Cristo nos mostra algo fundamental sobre o verdadeiro cristão. Sim, pois mais importante que apenas conhecer os princípios do SENHOR Jesus contidos na Bíblia, é colocá-los em prática, expressá-los totalmente por meio de nossa vida.

Esses são os frutos de que Jesus fala: vidas que espelham nas circunstâncias e relacionamentos, que reflitam a Sua imagem. Mais importante que falar, saber algo sobre Jesus, é vivenciá-lo integralmente em nossa vida, fazendo a Sua vontade.

Se o propósito de existirmos é nos tornarmos iguais a Cristo Jesus, a nossa meta e alvo de viva é sermos um bom exemplo. Busquemos então a Palavra de Deus e o modelo de Cristo para identificar o que há de incorreto, a começar em nossas próprias vidas. Comparemos o nosso modo de vida com o perfeito padrão de Cristo Jesus.



Palavra para o seu coração

 

Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste.

 

                                  Salmos 119.37

 

Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

 

                                  Colossenses 2.6,7

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Atitudes íntegras

 

Amados... empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.


                                       2 Pedro 3.14


Sabemos que todos somos pecadores e que não há uma única pessoa que viva sem pecar. Mas esquecemos que, ainda assim, somos encorajados pela Palavra de Deus a nos afastar do pecado. Sim, pois viver na prática deliberada do pecado é não conhecer a Deus. O rei Davi por exemplo, tem plena consciência diante de Deus de que vive em integridade, que pede a Ele que o examine interiormente; coração e mente (Salmos 26.2), e mesmo tendo confiado no SENHOR sem vacilar (Salmos 26.1), sabemos que em diversas ocasiões ele se angustiou; clamou por socorro e até demonstrou medo, mas nem por isso deixou de confiar em Deus. Ele havia feito uma opção de vida: viver diante de Deus sem peso de consciência, embora pecador.

Isso demonstra que a fé no SENHOR, não nos isenta de passar por situações de desespero, angústia, medo e incertezas. Expressar sentimentos faz parte da nossa natureza humana. Jesus foi humano e expressou Sua angústia, mas não pecou.

É impossível mesmo para nós cristãos vivermos sem pecar, mas é possível vivermos em integridade. Porém, isso só é possível para quem permite que o Espírito Santo de Deus aplique os princípios da Palavra em sua rotina diária. Logo, não se trata de "normas de conduta" ou "regras de comportamento", mas de prática natural da Palavra de Deus. Então, que possamos pedir a Deus que nos ajude a viver em integridade, em todas as áreas da nossa vida. Aliás, não há melhor maneira de ser sal da terra e luz do mundo, pois a fé em Cristo Jesus manifesta-se em atitudes íntegras.

Palavra para o seu coração

 


Tu és justo, SENHOR, quando apresento uma causa diante de Ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas?

 

                                    Jeremias 12.1

 

Quando vieram os que tinham sido contratados primeiro, esperavam receber mais. Mas cada um deles também recebeu um denário. Quando o receberam, começaram a se queixar do proprietário da vinha, dizendo-lhe: Estes homens contratados por último trabalharam apenas uma hora, e o senhor os igualou a nós, que suportamos o peso do trabalho e o calor do dia.

 

                                    Mateus 20.10-12

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Zerando a conta

 

Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.


                                    Apocalipse 22.3


Muito se fala do pecado, já o temos bem definido, ele jaz realmente à nossa porta. E o maior problema com relação a ele, é que "gostamos de pecar", de fazer tudo o que é contrário àquilo que agrada a Deus. Sim, e é incrível como no meio da tentação, Deus muitas vezes nos parece ser apenas uma idéia, e um conceito distante.

O sentimento da tentação que nos assedia, é diferente em intensidade e variedade para cada pessoa. Gostamos de andar contornando o precipício, esgueirando o abismo, apreciando o perigo, nos arriscando, nos expondo, como se fôssemos imunes e blindados. E como é difícil dizer não aos apelos sedutores, negar-se a si mesmo, olhar para o SENHOR Jesus e saber que devemos ser assim, porque isso O agrada. Quando é tão mais fácil pensar em jogar tudo para cima.

Mas tudo tem um preço, as nossas escolhas geram uma consequência, produz um efeito. Aquela bobagem dita, inconsequente, tem um preço; a falta de perdão, fofocar, falar mal dos outros, enganar, mentir, trair, trapacear... tudo tem um preço.

A Bíblia é extremamente enfática quando fala do pecado. Ela nos ensina como lidar com ele. É interessante notar que ela só não trata do pecado nos dois primeiros capítulos de Gênesis e nos dois últimos capítulos de Apocalipse. Em Gênesis ele não existia e em Apocalipse deixa de existir. O SENHOR Jesus pagou o preço, era o único que podia fazê-lo e assim fez.

Portanto, se a nossa vida segue confusa, recusemos permanecer no erro e continuar pecando. Precisamos nos lembrar do preço a ser pago, e o alto custo que esse danoso pecado gerou em Cristo. Então, confessemos ao SENHOR Jesus, não percamos a chance, zeremos nossa conta, não sabemos quanto tempo temos; e assim, recebamos a justificação e glorifiquemos a Deus.

"Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (Gênesis 4.7).

"Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1.14-16).

Palavra para o seu coração

 

A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio.

 

                                    Salmos 62.7

 

Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.

 

                                    Hebreus 12.12,13

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Éramos cegos

 

Algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus, suplicando-lhe que tocasse nele.

                                        Marcos 8.22


Se fizermos uma retrospectiva de nossas vidas, constataremos que muitas pessoas contribuíram para conhecermos a salvação em Cristo Jesus. Se já nascemos em lar cristãos, no início estão os nossos pais, que desde cedo se dedicam a contar-nos as belas histórias bíblicas, nos levar à igreja com o intuito de levar-nos a Jesus. Podemos lembrar das muitas orações, rogando a Jesus que nos abrisse os olhos, para que O recebêssemos como nosso SENHOR e Salvador pessoal, que por Sua Palavra o Espírito Santo nos despertasse para vermos que precisávamos do SENHOR Jesus em nossa vida. E o SENHOR misericordiosamente fez a Sua obra. Aos poucos os nossos olhos foram abertos, percebemos o quanto somos pecadores, e que a proposta do SENHOR para a nossa vida era a nossa melhor opção. Até que, convencidos pelo Espírito Santo, não pudemos mais resistir e nos rendemos, entregamos a nossa vida a Jesus, e aí os nossos olhos espirituais foram restaurados, nossos pecados foram perdoados. Uma mudança radical ocorreu em nossas vidas e Jesus passou a ser o SENHOR absoluto em tudo.

Sim, precisamos ser reconhecidos e gratos por tudo isso - nós éramos cegos. Cegos para o SENHOR Jesus, Seu amor, graça, misericórida,  salvação, e para os Seus caminhos. 

E ao termos consciência disso, convém que também tenhamos o propósito de levar cegos ao SENHOR Jesus, abraçarmos essa nobre tarefa. Sim, pois todo aquele que ainda não conhece a Cristo Jesus é cego. Estes dependem de alguém que os leve ao SENHOR Jesus.





Palavra para o seu coração

 

Salva-me, pois a Ti pertenço e busco os Teus preceitos!

 

                                     Salmos 119.94

 

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

 

                                     João 15.7

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Focados no SENHOR

 

Os meus olhos estão sempre voltados para o SENHOR, pois só Ele tira os meus pés da armadilha.


                                     Salmos 25.15


Ao vermos um equilibrista caminhar numa corda bamba, se atentamente observarmos, verificamos que ele mantém o olhar fixo na plataforma existente na extremidade do cabo de sustentação. Essa plataforma representa para eles o alvo a atingir, onde poderão pisar em segurança, numa superfície centenas de vezes maior que aquela, em que atravessavam pela corda.

Ao olharmos para a nossa vida, vemos que também andamos como em uma corda bamba. Continuamente temos desafios, dificuldades, decisões a tomar, coisas a aprender, valores a agregar, hábitos a adquirir, costumes a deixar. Diante de todos esses desafios, é útil observar o que o salmista nos diz no versículo em destaque.

Seguramente cada um de nós tem um alvo na vida e feliz aquele cujo alvo é o SENHOR Jesus, que representa aquela segura plataforma do equilibrista.

Se estudarmos a vida do apóstolo Paulo, vemos que ele jamais se deixou impressionar ou influenciar pelas condições ao que o cercavam. Houve apenas um alvo em sua vida: Jesus Cristo, com o qual ele teve uma experiência notável. Essa experiência lhe deu o respaldo para poder afirmar "Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia" (2Timóteo 1.12). Que todos nós possamos também manter o nosso foco em Cristo Jesus, mesmo porque é preciso ter um alvo seguro à frente, em meio às inseguranças ao nosso redor.

Palavra para o seu coração

 

Como são felizes os que em Ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração! Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.

 

                                       Salmos 84.5,7

 

Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, O adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.

 

                                       Mateus 2.10,11

domingo, 23 de novembro de 2025

Forças para prosseguir

 

Disse o SENHOR a Moisés: Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.


                                        Êxodo 14.15


Ao lermos Êxodo 14.1-15, constatamos que o povo que fugia do faraó do Egito, não sabia como vencer os problemas que encontravam. Por isso estavam parados, vendo o perigo se aproximar sem uma solução, e nada poderem fazer. Foi preciso que o próprio Deus ordenasse a eles que avançassem, embora pudesse parecer uma louca falta de propósito. Mas a obediência a Deus lhes trouxe o livramento do inimigo.

Ainda hoje não é diferente, dentro e fora das igrejas, multidões estão com suas vidas estagnadas; paralisados no meio da jornada diária, sem direção, socorro ou ajuda, porque as pessoas que poderiam auxiliá-las também estão paradas, sem saber como fazê-las caminhar, marchar, andar, prosseguir. Mas, precisamos nos conscientizar de que existe um Deus eterno, Supremo Criador, um Pai amoroso, que pode nos ajudar. Foi Ele que nos criou e ninguém melhor para entender de nossas vidas. Busquemos ao SENHOR, pois Ele prometeu que estaria conosco em todos os dias de nossa vida (Mateus 28.20) e, mais ainda, disse que enviaria o seu Espírito Santo para nos ajudar na caminhada e trazer paz ao nosso aflito coração. Basta estendermos nossas mãos com humildade, clamando com fé por Seu socorro e ajuda. Ele pode nos dar a direção, capacitar e nos fazer romper, caminhar; pois, só Cristo Jesus oferece sentido e forças para irmos em frente.


Palavra para o seu coração

 

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do SENHOR enquanto eu viver.

 

                                       Salmos 23.6

 

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

 

                                       João 10.10

sábado, 22 de novembro de 2025

Ele está no controle

 

Quem resiste à Sua vontade?

                                                           Romanos 9.19

É comum responsabilizarmos o adversário por todas as coisas ruins que acontecem ao nosso redor. É por isso que muitos cristãos se previnem clamando constantemente pelo sangue de Jesus, repreendendo situações difíceis, palavras e pensamentos que julgam ser oportunidades para o inimigo usar. Quem pensa assim ainda tem dificuldades em crer literalmente na afirmativa do SENHOR Jesus de que, "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra" (Mateus 28.18).

Podemos constatar que a atuação do diabo está limitada e bem definida nas mãos de Deus, lendo a história de Jó. O diabo espoliou seus bens, matou seus filhos e o afligiu com graves enfermidades. No entanto, não pôde fazer tudo aquilo de que seria capaz e gostaria de fazer. O livro de Jó demonstra três aspectos importantes para desarmar o nosso temor da atuação do diabo:

1) O adversário não pode ir além do limite que Deus determina e permite. O SENHOR Jesus disse que "O ladrão vem... para matar, roubar e destruir" (João 10.10); entretanto, mesmo durante os ataques mais ferozes do inimigo, Deus continua no controle!

2) Deus não permite que sejamos tentados além da nossa capacidade de suportar (1 Coríntios 10.13). Não importa o que estejamos enfrentando nem a intensidade dos ataques do inimigo, o diabo não irá além do limite estipulado por Deus.

3) No final, todo o sofrimento de Jó resultou em crescimento espiritual e bênção. O mais irônico é que todo esforço do diabo só cumpriu o propósito de Deus, que era pôr em evidência a fidelidade do Seu servo Jó. O esforço do diabo em matar Jesus de maneira pública e vergonhosa, terminou cumprindo o propósito redentor de Deus em Seu Filho.

Estas verdades, demonstram a soberania divina, reforçam o fato de que Ele continua no controle; e conscientes delas nos sentimos melhores, mais seguros e descansados em Deus, cientes de que até o inimigo irá cumprir o seu papel em prol do Reino. Então, que o Espírito Santo nos ajude a viver sem temor, descansados nesta verdade, pois, com Deus estamos sempre em absoluta maioria.

Palavra para o seu coração

 

Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!

 

                                  Deuteronômio 5.29

 

Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

 

                                  Hebreus 13.9

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Inverno espiritual

 

Celebrava-se a festa da Dedicação, em Jerusalém. Era inverno.


                                       João 10.22


Inverno é sinônimo de frío, geada, neve, abundância de chuvas, rios transbordantes, casas submersas nas regiões ribeirinhas, são algumas das características e marca do inverno nas diferentes regiões. Em Israel ocorrem os dois fenômenos - nos lugares mais baixos, as chuvas são constantes e nas maiores altitudes, o manto branco da neve veste a natureza.

Ao lermos João 10.22-31, vemos que Jesus está no templo sendo questionado pelos judeus. Era inverno, mas o frio maior não era o do ambiente natural, mas o dos corações daqueles que sempre se revelaram Seus acirrados adversários.

Por esse tempo, comemorava-se a festa da Dedicação, instituída para celebrar a purificação do templo e sua reconsagração. No passado, o templo fora profanado por Antíoco Epifânio, inimigo dos judeus. Cristo sofria a hostilidade dos líderes do povo escolhido, que o provocavam para que se declarasse o Messias, procurando um motivo para matá-Lo.

Mais de dois milênios decorreram e, com tristeza, constatamos que os homens do nosso tempo não mudaram o seu procedimento. Retêm a mesma frieza no coração e conservam a mesma postura de não reconhecê-Lo como o Messias, o esperado salvador dos homens.

Os poetas falam do inverno da vida, quando os anos começam a pesar e as forças físicas diminuem. Porém para o cristão, independentemente da idade, é sempre primavera, até mesmo para os que têm ombros encurvados, os olhos turvos e cabelos embranquecidos.

É que o discípulo de Cristo afasta o inverno da vida com o calor da fé. Luta por Seu SENHOR e Salvador e defende Sua bendita causa. Todos que amamos a Cristo, independente dos anos decorridos, não permitiremos que o inverno espiritual congele o nosso coração. Sim pois, viveremos na plenitude do Espírito de Deus, aquecendo a nossa vida, com a verdadeira confiança na presença restauradora do SENHOR Jesus. A fé em Cristo Jesus derrete o gelo da incredulidade nos mais duros corações.



Palavra para o seu coração

 

Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido.

 

                                      Neemias 8.8

 

Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo. Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum.

 

                                     Atos 28.30,31

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Aperfeiçoados

 

Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus.


                                 Deuteronômio 18.13


Encontramos diversas referências na Bíblia que exortam para uma conduta de perfeição. Para Abraão foi dito: "Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito" (Gênesis 17.1). E o SENHOR Jesus ordena: "Sejam perfeitos como é perfeito o Pai celestial de vocês" (Mateus 5.48).

Embora haja em nós, seres humanos, um anelo por perfeição; certamente concordamos com o apóstolo Paulo que na sua carta aos filipenses escreve: "Não que eu tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus" (Filipenses 3.12).

Na primeira carta aos coríntios o apóstolo diz que se requer dos despenseiros ou administradores que cada um seja encontrado fiel e perfeito (1Coríntios 4.2). Verdade é que Deus nos quer, como seguidores de Cristo, que sejamos sinceros, íntegros, fiéis, completos na submissão.

De Abraão Deus queria fidelidade, austeridade, abnegação. Em Mateus 10.37 o SENHOR Jesus não admite que Seus seguidores amem alguém mais do que a Ele. Quem ama pai, mãe, filho, filha mais do que ama ao SENHOR Jesus, não é digno Dele. Mas atentemos para o que acontece quando amamos Cristo Jesus acima de tudo e de todos - amaremos naturalmente a nós mesmos e nos manteremos num caminho de dignidade e de fidelidade com os nossos semelhantes. E isto a Bíblia chama de perfeição. Na preciosa oração sacerdotal, Jesus diz isto assim em João 17.23: "que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim".

Portanto, essa perfeição não se refere nem se trata de um atributo de alguém que nunca erra, e sim de uma pessoa íntegra, cuja vida está plena e inteiramente voltada e dedicada para agradar ao SENHOR. Esse deve ser o nosso foco, meta e razão de viver, mesmo porque, perfeição não deve ser nosso alvo apenas para o futuro.



Palavra para o seu coração

 

O povo foi a Moisés e disse: Pecamos quando falamos contra o SENHOR e contra você. Ore pedindo ao SENHOR que tire as serpentes do meio de nós. E Moisés orou pelo povo.

 

                                       Números 21.7

 

Tenham compaixão daqueles que duvidam;

 

                                       Judas 1.22

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

O SENHOR da vida

 

"E vocês, o que dizem"?, perguntou. "Quem vocês dizem que eu sou"? Pedro respondeu: "O Cristo de Deus".


                                         Lucas 9.20


Teria sido o SENHOR Jesus, uma celebridade no seu tempo?! Até os trinta anos de idade a resposta certamente seria: não! A partir daí, por três anos, até a sua morte, alcançou fama exercendo um ministério singular, pregando a reconciliação com Deus, operando milagres, curas, maravilhas, manifestando seu amor, graça e misericórdia incomparáveis.

Mas a pergunta feita aos Seus seguidores continua hoje diante de cada criatura de Deus: Quem é Jesus?!

Para muitos Ele foi um profeta, como muitos outros entre o povo de Deus. Sim, é verdade - profeta é o porta-voz de Deus e ninguém o foi melhor que Jesus. Mas não foi simplesmente um profeta. Alguns o consideram um bom filósofo. Sim, há filosofia no Evangelho; porém o Evangelho, é muito mais. É o poder de Deus agindo em favor da humanidade, do ser humano extraviado pelo pecado. Jesus condenou a violência e o ódio, ensinou o perdão e o amor. Não foi meramente um filósofo. Outros afirmam que Jesus foi um revolucionário, pretendeu abolir as injustiças sociais. E é verdade, ninguém revolucionou a sociedade como Ele, valorizando a mulher, a criança, os idosos, os fracos, pobres e marginalizados. Foi um notável "revolucionário", pregando a paz, o entendimento entre os homens e a volta para Deus.

Mas a pergunta ainda persiste: Quem é Jesus para cada um de nós?! Pedro respondeu: "O Cristo de Deus", ou seja, o Messias esperado. Todo ser humano precisa definir quem é Jesus. Não basta reconhecê-Lo e qualificá-Lo como profeta ou fundador de religião. Precisamos assumir a nossa total dependência e necessidade de Cristo Jesus, ignoremos as celebridades eleitas e qualificadas pela sociedade do nosso mundo, ofereçamos na galeria do nosso coração um único e exclusivo lugar para Cristo Jesus, Salvador da alma e SENHOR da vida. Jesus, SENHOR dos senhores, está acima da constelação de celebridades humanas, O adoremos pois só Ele é digno.

Palavra para o seu coração

 

O dia é teu, e tua também é a noite; estabeleceste o sol e a lua.

 

                                 Salmos 74.16

 

A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

 

                                  Romanos 13.12,13

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Mananciais

 

A água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.


                                          João 4.14


A água é um elemento vital e indispensável para a vida humana, e assim sendo, o mundo inteiro se preocupa com a manutenção da qualidade da água e a preservação dos mananciais.

Há vários tipos de água, a mais comumente usada é a da caixa, ela não circula, precisa ser reciclada em pouco tempo e periodicamente é preciso limpar o recipiente onde fica armazenada. Sim, pois as águas paradas em pequenas lagoas por exemplo, apodrecem, tornam-se criadouro de insetos, mosquitos e pernilongos. E temos as águas puras que brotam de pequenas fontes que desaguam nos rios, fontes essas que nos encantam pela sua preciosidade e raridade, que bebemos como parte da natureza, daquilo que Deus criou para nosso deleite.

Podemos comparar essa variedade de águas à vida cristã. Quem se contenta com seu pequeno e superficial conhecimento da Palavra de Deus e do SENHOR Jesus é semelhante às pequenas caixas d'água caseiras. É de fácil acesso, estão em todos os lugares, mas é preciso tomar cuidado antes de beber e consumir dessa água. Os cristãos que interpretam bem a Palavra de Deus mas não a praticam, fogem da responsabilidade cristã, não prestam auxílio a ninguém, são semelhantes a lagoas de águas paradas, águas mortas que não produzem vida.

Porém, quem crê no SENHOR Jesus, guarda a Sua Palavra, vive em submissão e obediência a Ele é um nascedouro de águas vivas. O SENHOR Jesus mesmo declarou que do interior de tal pessoa fluiriam "rios de água viva" e não apenas um fio de água saudável. As águas que fluem desses cristãos, saciam a sede dos que estão em sua volta. Foram essas águas vivas que mudaram o mundo, elas levam a vida de Deus aos desertos espirituais, tornam possível a visão correta da justiça, estabelecem a pureza moral, limpeza de caráter e estendem o Reino de Deus ao coração dos homens. 

O SENHOR Jesus espera que de nós possa "fluir rios de águas vivas" - Ele é o autor da fonte que pode jorrar a partir de nós. Então, que Deus nos torne mananciais de águas vivas!

Palavra para o seu coração

 

SENHOR meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste.

 

                                     Salmos 30.2

 

Por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz.

 

                                     Lucas 1.78,79

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Viver o presente

 

Jesus respondeu: Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.


                                        Lucas 9.62


Interessante observar que Deus sempre convoca e chama aqueles que já estão trabalhando. Fazer a obra de Deus demanda esforço e dedicação. Verdade é que Ele não precisa de heróis, nem tem pessoas "insubstituíveis". Deus sabe a hora certa de chamar novos líderes. Porém não abre mão de escolher pessoas com coração de servo, despojadas e resolutas.

Incrível como assim que a capa de Elias envolveu Eliseu (1 Reis 19.19-21), ele entendeu que era hora de se desfazer de tudo que representava a sua vida, trabalho, prioridade, preocupação do dia-a-dia. Eliseu despediu-se da família, matou os dois bois com os quais trabalhava, queimou o equipamento de arar e alimentou o povo.

Enfim, Eliseu "eliminou" seu passado e apegos, para que não tivesse por que retornar. É assim que precisamos entender nossa vida com Deus, não podemos nos embaraçar nas coisas que ficaram para trás. Quem segue ao SENHOR Jesus só olha para a frente, para não perdê-Lo de vista. Seguir a Jesus significa abandonar o passado, viver o presente, de olho no futuro.

Palavra para o seu coração

 

Então o povo respondeu: Longe de nós abandonar o SENHOR para servir outros deuses!

 

                                       Josué 24.16

 

Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso SENHOR Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

 

                                       Judas 1.20,21

domingo, 16 de novembro de 2025

Fidelidade

 

Porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem Lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.


                                    Romanos 1.21


Configura-se a infidelidade quando resolvemos tomar decisões baseadas em nossa vontade, e não na vontade de Deus. A fé plena e fiel significa o abandono de toda a confiança em nossos próprios recursos, a completa dependência de Deus e plena obediência ao SENHOR. 

Ao meditarmos em Jeremias 2.21-28 podemos ver um exemplo de infidelidade consciente: "Não adianta! Eu amo os deuses estrangeiros, e continuarei a ir atrás deles" (Jeremias 2.25). Estavam convictos em sua escolha, na preferência em abandonar a Deus e servir ao mundo e seus desejos.

Muito semelhante aos dias atuais onde as pessoas tomam o nome de cristão, mas sua vida em nada difere do não-cristão, totalmente envolvidas com o pecado, como se dissessem: amamos o mundo, seus valores e vamos viver para eles, correr atrás dos nossos próprios interesses.

A infidelidade desenfreada não se instala de repente é um processo gradativo, quase imperceptivo, em que vamos deixando Deus cada dia um pouquinho, até que somos envolvidos por tanta sujeira que ficamos atolados. Os pés estão machucados de andar atrás do que é errado, mas isso nada adianta, dia a dia as feridas aumentam: ao bolso, à saúde, ao coração, à mente. Sentimos maior carência, desejo da paz de Deus, vontade de mudança, mas nada fazemos. Precisamos nos manter alertas, abrir nossos olhos para a infidelidade, que não leva a lugar nenhum, senão à morte; lutar contra ela, o comodismo e toda preguiça espiritual. Escolhermos sermos fieis a Deus, pois os caminhos da fidelidade são recompensadores, e nos conduz para a realização, paz e felicidade plena. Deus quer que sejamos fiéis a Ele em todos os aspectos, e nos capacitará, dará forças para alcançarmos este maravilhoso alvo, então, busquemos ao SENHOR, sejamos fieis a Ele.

Palavra para o seu coração

 

Você diz: Sou inocente; ele não está irado comigo. Mas eu passarei sentença contra você porque você disse que não pecou.

 

                                         Jeremias 2.35

 

Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.

 

                                         1 Pedro 1.13

sábado, 15 de novembro de 2025

Desafios e dilemas

 

Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo"!


                                       Mateus 14.27


Quantas são as vezes em que mesmo tentando seguir ao SENHOR Jesus, enfrentamos uma tempestade insuportável, lutas, problemas, desafios e o dilema: parar ou continuar em frente, obedecendo. Acontece que a vida cristã é uma provação constante, o Evangelho garante vida eterna, mas não a ausência de tempestades. Aprendemos nessa passagem (Mateus 14.22-33) sobre um momento muito difícil vivido pelos discípulos do SENHOR enquanto Ele se ausentara para orar e eles remavam em águas conhecidas.

É certo que obediência gera bênção e, afinal, foi Jesus quem mandou eles entrarem no barco. É fácil entender quando sofremos por termos cometido erros, mas quando não... é muito difícil aceitar e compreender.

Mas, quem age corretamente também sofre. E quando a tempestade chega e alcança o mar da nossa vida, muitas vezes buscamos o SENHOR mas só encontramos escuridão. O que quer nos ensinar Jesus quando demora tanto a responder?! "O choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria" (Salmos 30.5). Foi esta a lição que os discípulos aprenderam no meio daquele mar revolto. O SENHOR nunca se atrasa; muitas vezes Seu livramento chega no limite, mas chega!

"Ah, Jesus, faltam-nos tantas coisas! Muitos não têm emprego, as contendas se avolumam, o divórcio bate à porta, perdemos nossos filhos e já fizemos de tudo... não há mais jeito... temos buscado enxergar o SENHOR em meio às tempestades pessoais, mas, estamos muito cansados," "Acaso Deus não fará justiça aos Seus escolhidos, que clamam a Ele dia e noite?" (Lucas 18.7).

Enquanto a tempestade não passa, remar, obedecer, seguir em frente é desafiador. Mas precisamos entender que mesmo quando não O ouvimos, nosso Mestre fala. Nossos desastres não O pegam de surpresa, e todos os nossos dias já estão escritos... é nisso que reside a nossa esperança: saber que o Deus da história também é o Deus da tempestade... Aquele que faz a pior tempestade não durar para sempre, e cessar instantaneamente.


Palavra para o seu coração

 

Mas Tu, Soberano SENHOR, intervém em meu favor, por causa do Teu Nome. Livra-me, pois é sublime o Teu amor leal!

 

                                      Salmos 109.21

 

Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: "SENHOR Jesus, recebe o meu espírito". Então caiu de joelhos e bradou: "SENHOR, não os consideres culpados deste pecado". E, dizendo isso, adormeceu.

 

                                      Atos 7.59,60