sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Segurança à toda prova

 

O meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra.


                                    Salmos 121.2


Conta-se que numa pequena cidade de Alagoas, uma dona de casa foi ao rio de manhã cedo buscar água para abastecer a sua casa, levando um pote de barro. Mas, ao chegar à margem, viu a boca aberta de um jacaré avançando rapidamente para ela, apavorada então clamou: "Jesus, salva-me"! e lançou o pote na boca do jacaré. Espantado, o bicho parou e ela correu para casa.

Chegou quase sem fôlego e contou o ocorrido para sua família, que entre brados e suspiros bendizeram, glorificaram e louvaram a Deus pelo milagre e livramento alcançado.

Porém, nos dias que seguiram, saíram conversas entre os vizinhos lançando dúvidas sobre essa história. Mas Deus deu a resposta a todos. No segundo dia à tardinha chegaram dois pescadores com uma notícia que se espalhou. Várias pessoas foram ao rio, inclusive a dona do pote. Um dos homens mostrava um pote de barro, contando que o tiraram de um jacaré grande, já morto à beira do rio.

Confirmou-se no coração da mulher e de todos alí presentes, que a fé simples no SENHOR Jesus salva a quem Nele confiar. Diante da terrível ameaça daquele jacaré, houve só uma saída - a mão de Deus.

E assim é também quanto à salvação. Ninguém escapa à agressão do inimigo das nossas almas se não clamar ao SENHOR. O próprio SENHOR Jesus Cristo disse em João 8.36: "Se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres".

E Lucas, em Atos dos Apóstolos nos afirma que qualquer pessoa que pedir a Jesus, tem a garantia de Deus na Sua Palavra: "Crê no SENHOR Jesus, e serás salvo" (Atos 16.31 ARA). Em outro versículo o apóstolo Paulo diz: "Vocês são salvos pela graça, por meio da fé" (Efésios 2.8). E assim sendo, em meio as ameaças e perigos, fujamos para a segurança dos braços do SENHOR.

Palavra para o seu coração

 

O SENHOR desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.

 

                                      Salmos 33.10

 

Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

 

                                      1 Coríntios 1.20

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Legado

 

Dá a meu filho Salomão um coração íntegro para obedecer aos teus mandamentos, aos teus preceitos e aos teus decretos.


                                     1 Crônicas 29.19


Todos os pais se esforçam ao máximo para proporcionar o melhor aos filhos. Queremos protegê-los, evitar que sofram ou enfrentem as mesmas dificuldades que passamos e que cometam os mesmos erros que nós. Empenhamo-nos em colocá-los nas melhores escolas, lhes incutimos informações úteis para o futuro, para que possam ter tudo aquilo que não tivemos, seguindo os nossos próprios valores. Também pedimos a Deus que os proteja, guarde-os do perigo e abra seus caminhos. E ainda que eles não correspondam às nossas expectativas, queremos que se dêem bem e sejam felizes.

O rei Davi teve um filho que herdou seu reino e, por ser rico, talvez não precisasse pedir nada mais a Deus afinal, já tinha tudo o que se possa desejar. Talvez pudesse pedir que o seu reinado mantivesse a grandeza de sua família; e também que seu filho fosse bem-sucedido, saudável, inteligente, esperto, bonito, que tivesse sorte com as mulheres.

Mas, Davi pediu a Deus um coração íntegro para o seu filho, pronto a guardar os mandamentos do SENHOR. E seu pedido nos mostra como muitas vezes nos desviamos do alvo de Deus para nossas vidas. Permitimos que falsas idéias e sucesso efêmero invadam nossa mente com desejos que parecem bons, mas estão muito distantes da vontade de Deus. Com um coração íntegro e obediente a Deus tudo irá bem, até as dificuldades serão menos críticas pois estarão sob o domínio de Deus. Nesse pedido podemos incluir a nós mesmos, para poder oferecer um bom legado aos nossos filhos. Sim, pois há um provérbio alemão que diz: A bênção dos pais constrói casas para os filhos.

Palavra para o seu coração

 

Estrangeiros reconstruirão os seus muros, e seus reis a servirão. Com ira eu a feri, mas com amor lhe mostrarei compaixão.

 

                                   Isaías 60.10

 

E cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

 

                                   Colossenses 2.14

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Tormentas

 

Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo.


                                      Lucas 8.24


Todos nós em algum momento tivemos nossas experiências com tormentas. Nos dias de Jesus, no mar da Galiléia, a fúria de terrível vendaval açoita a embarcação. Total desespero! Quanto mais a violência dos ventos e das águas se abate sobre o barco, maior a angústia e o pavor. Adormecido, Jesus é subitamente despertado pelo clamor de seus discípulos: Mestre socorre-nos, vamos morrer! Cristo se levanta com serenidade e repreende a tempestade. Volta-se para seus aterrorizados seguidores, questionando a fé pequenina de seus corações.

Verdade é que a vida é como uma travessia marítima. Queremos fazê-la com pacífica segurança. Em nosso dia-a-dia porém, surgem tormentas e vendavais que ameaçam a nossa estabilidade e o vigor de nossa fé. São tempestades de ódio, ventos de ira, ondas de incompreensão e injustiça, correntezas de indiferença e falta de amor. Nessas horas aflitivas, nos valemos dos nossos próprios recursos, mas também buscamos apoio e ajuda de amigos e parentes. Tudo isso, porém, pode ser ineficaz quando a nossa fé vacila.

É bom saber que a simples presença de Cristo Jesus conosco apaziguará as tempestades, repreendendo a fúria dos sentimentos e paixões. Mais ainda, afastará para bem longe de nós qualquer vendaval ameaçador de ira e injustiça e, definitivamente, restituirá a paz aos nossos corações.

A nossa fé precisa ser suficiente para confiar integralmente no SENHOR Jesus, pois Ele sempre retribuirá com Seu amor e poder a confiança que Nele depositamos, jamais nos desampara, é sempre nosso primeiro e definitivo recurso. Para a ameaça dos vendavais da vida, nada é mais eficaz que a força pacificadora do SENHOR Jesus, Ele é o especialista.

Palavra para o seu coração

 

Ensina-me o teu caminho, SENHOR, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.

 

                                       Salmos 86.11

 

Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

 

                                       João 14.6

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Sem explicação

 

Ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação.


                                     Habacuque 3.18


Incrível como sempre que ocorre algo trágico, terrível; buscamos explicações que satisfaçam nossa curiosidade. Sabemos que nada vai adiantar, mas desejamos pelo menos entender os motivos, as razões, ficamos meio perplexos refletindo a angústia e o sofrimento pelo ocorrido.

A fragilidade de nossa "teologia" nos leva a crer às vezes, que os conceitos que temos sobre Deus e Seu grande amor, não condizem com a realidade que vivemos. O que dizer aos mais jovens, às crianças, àquele que iniciou "ontem" a vida cristã?!

O salmos 74.1-23 da família de Asafe, trata deste tema. Naquela ocasião eles queriam entender por que Deus havia permitido a destruição de Jerusalém e do templo, pelos babilônios. O cântico de vitória de seus opressores ainda ecoava em seus ouvidos, o cheiro de fumaça e morte entupia seus narizes. O riso de triunfo da vitória inimiga ofendia o judeu que confiava na proteção de Deus, e pior que a tragédia, era a idéia de que Deus os havia abandonado.

Sempre quando as coisas vão mal em nossa vida, temos a tendência de questionar Deus. Começamos a "lembrá-Lo" de que somos Seus filhos e que Ele tem a "obrigação" de cuidar de nós. Baseados neste conceito, muitos desistem da fé quando se vêem em situações difíceis, acreditando que deva tratar-se de algum engano da parte de Deus, como se isso fosse possível.

Mas, consideremos que as circunstâncias adversas da vida não mudam o amor de Deus por nós, nem fazem Deus menos poderoso; pelo contrário, Ele cumpre em nós o Seu propósito e nos corrige, ensina, usa como testemunhas e também nos consola. Quando não encontrarmos nenhuma lógica nos "porquês" da vida, continuemos crendo firmemente em Deus e em Sua Palavra. Talvez neste dia Deus nos ajudará a compreender que de fato nada pode nos separar do amor de Cristo. Deus não usa Seu tempo nos explicando, mas nos amando sem explicação.

Palavra para o seu coração

 

O SENHOR levanta a sua voz à frente do seu exército; Como é grande o seu exército! Como são poderosos os que obedecem à sua ordem! Como é grande o dia do SENHOR! Como será terrível! Quem poderá suportá-lo? Agora, porém, declara o SENHOR, voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto.

 

                                         Joel 2.11,12

 

Como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente.

 

                                         Lucas 12.36

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Busquemos a Deus

 

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.


                                       Mateus 6.33


Há uma carência no coração humano e isso acarreta uma busca desenfreada de muitas coisas. Uns procuram riquezas, outros priorizam o saber, o conhecimento; outros tentam fugir da monotonia para preencher o vazio da alma... a grande maioria não importa o que precisa fazer para alcançar o objetivo. Para essas pessoas a vida tornou-se tão insustentável que a cada momento precisam inventar algo novo para se satisfazerem. Há também os que buscam paz, alegria, amor, carinho, tranquilidade, companhia.. que nem sempre são encontradas, pois são procuradas em fontes erradas.

Acontece que a única fonte que pode nos suprir de tudo isso e muito mais é Deus, por meio de Seu Filho Jesus Cristo.

Por isso é bom atentarmos para o que diz o versículo em destaque, também o que diz o profeta Isaías: "Busquem o SENHOR enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto"(Isaías 55.6).

Somente Deus preenche o vazio interior que temos e, buscando a Deus, confiando realmente Nele, pоdemos ter certeza de que Ele nos suprirá de tudo o que necessitamos. Isto não quer dizer que sempre teremos nossos carpichos satisfeitos e tudo o que desejamos, mas que sempre receberemos aquilo que realmente necessitamos e que importa verdadeiramente. Necessidade e desejo são diferentes. Os versículos também nos alerta de que algum dia já poderá ser tarde demais para buscarmos a Deus, pois Ele não vai esperar para sempre a nossa vontade, o tempo da graça tem prazo. "Busquem, e encontrarão" é o incentivo do próprio SENHOR Jesus (Mateus 7.7). 

Portanto, busquemos ao SENHOR enquanto se pode achá-Lo e, ao buscá-Lo, confiemos em que Ele suprirá todas as nossas necessidades e preencherá todas as nossas carências. 

Palavra para o seu coração

 

Assim, Moisés voltou ao SENHOR e disse: Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si um deus de ouro.

 

                                      Êxodo 32.31

 

Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,

 

                                      Hebreus 3.12,13

domingo, 26 de outubro de 2025

Os pequenos detalhes

 

Livraste-me da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.


                                       Salmos 56.13


Incrível como na maioria das vezes nos concentramos nos grandes conflitos e esquecemos das pequenas pedras no meio do caminho. Acontece que devemos cuidar de todas as batalhas, tanto as pequenas como as grandes. Existem vários exemplos na Bíblia de grandes homens, como Noé e Elias, que venceram as batalhas mais difíceis e depois caíram em pequenas armadilhas (Gênesis 6.8-9.21; 1Reis 18.40-19.2-30).

É preciso atentarmos e tomarmos cuidado, pois o que começa pequeno pode tornar-se imenso, se não for devidamente tratado. Muitos casamentos são seriamente afetados, por pequenas decisões errôneas tomadas pelo casal. Muitos perdem o emprego por descuidarem de pequenas coisas e assim perdem grandes oportunidades.

Teoricamente entendemos que as batalhas menores são muito fáceis, e são realmente; mas, do mesmo modo precisam da nossa atenção. Se todo dia resolvermos os pequenos problemas, podemos livrar-nos de muitos grandes problemas. Quase todos os grandes problemas foram um dia algo pequeno a que não demos importância. E se nos deixarmos vencer por pequenos problemas, ficamos desesperançados, desmoralizados e desmotivados, pois, como alguém que cai diante de um inimigo fraco, poderá comprovar sua capacitação ou reerguer-se facilmente. Um pequeno descuido pode causar um grande prejuízo.

Portanto, com atenção e com a ajuda de Deus podemos transformar pequenos problemas em grandes bênçãos. Resolvendo aquilo que é mais fácil nos fortaleceremos, aliviando o excesso de peso que acumula com o passar do tempo. Uma pequena atitude pode fazer grande diferença; mesmo porque, o mar é feito de muitas pequenas gotas.

Palavra para o seu coração

 

Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.

 

                                   Jeremias 10.12

 

Pela fé entendemos que o universo foi formado pela Palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.

 

                                   Hebreus 11.3

sábado, 25 de outubro de 2025

Seu regresso

 

Então se verá o Filho homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.


                                        Lucas 21.27


A volta do SENHOR Jesus nos é anunciada em diversos versículos e passagens da Palavra de Deus. Elas nos passam mensagens de amor, paz, alegria e da profunda misericórdia de Deus: "Galileus, porque estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir" (Atos 1.11). "Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá" (Apocalípse 1.7). Os discípulos não sabiam quando se daría a destruição de Jerusalém (ano 70 d.C.); assim nós também não sabemos quando se dará a segunda vinda de Cristo Jesus. Mas, enquanto aguardamos, podemos aprender e exercitar dentro das orientações da Palavra.

1. Nós cristãos não devemos nos surpreender com o mundo em confusão, nem com o fato de compartilharmos do sofrimento deste; isso se dá em decorrência de pertencermos ao povo que vive a desobedecer a Deus. Por isso, os cristãos sofrem como os outros; mas Deus não permitirá que esta situação persista (Lucas 21.21-23).

2. Pessoas afirmam ser o próprio Jesus; outras dizem que a segunda vinda já aconteceu. Nós cristãos, porém, não devemos nos preocupar: quando o SENHOR Jesus voltar, Ele o fará visível e publicamente (Lucas 21.26-36).

3. Nós cristãos devemos aguardar estes acontecimentos, com expectativa e reverência, cientes de que a nossa completa redenção se aproxima; embora para o descrente será um dia de horror e sofrimento (Isaías 66.24/Daniel 12.2), pois ele terá que enfrentar o SENHOR que rejeitou. Mas, nós cristãos seremos reunidos de todas as raças, tribos e nações com o nosso SENHOR e Salvador, significará novas experiências do Seu amor e proteção. Será como na Páscoa: uma festa de libertação. A primeira Páscoa, libertação da escravidão do Egito e, portanto, dos deuses pagãos daquela terra; a Páscoa futura, libertação do poder de Satanás, pela graça redentora do SENHOR Jesus.


Palavra para o seu coração

 

Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa".

 

                                       Êxodo 3.5

 

Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

 

                                       Hebreus 12.28

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

O bom amigo

 

Ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado.


                                       2 Reis 5.14


Naamã estava desesperadantenta doente. Em busca de ajuda viera da Síria até Samaria à procura do profeta de Deus, Eliseu. Mas, ao chegar até Eliseu, este nem saiu para vê-lo. Apenas mandou seu servo avisá-lo que se lavasse sete vezes no Rio Jordão. Isso o deixou tremendamente desapontado, achava que deveria ser tratado melhor, criara expectativas, trouxera muitos presentes, que depois Eliseu também tudo recusou. Indignado, com o descaso, deu meia-volta. Estava tão perto da cura, era só descer ao Jordão. Mas ele não se conformava com isso, era simples demais. Afinal, em Damasco haviam rios mais limpos e melhores que esse Jordão. E quase foi embora, perdendo a grande oportunidade de sua vida. Se não fossem os amigos, que o seguiam e sabíam do seu sofrimento; o aconselharem. Então, Naamã começou a refletir, e animado pelos amigos, desce ao Jordão e é curado. Os amigos na verdade não fizeram muito, só o desafiaram a aceitar a recomendação do profeta. Era só obedecer e assim, ele foi totalmente restaurado.

Todos nós temos amigos assim, que conhecem nossa vida e se põem ao nosso lado para nos lembrar das promessas de Deus, contidas na Sua Palavra, e que são direcionadas para todos nós. Conselhos esses que nos auxiliam a andar e permanecer nos caminhos do SENHOR.

Da mesma forma, precisamos ser amigo assim também. Há tantos "Naamãs" ao nosso redor, desnorteados nas suas aflições, sozinhos com seus pecados e problemas. Pessoas que desconhecem, não sabem da fonte de água viva logo ali. Não mais um rio Jordão, mas o SENHOR Jesus, que veio para ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Olhemos ao redor e percebamos quantos há necessitando, precisando, querendo a nossa ajuda. Deixemo-nos usar pelo SENHOR, estejamos disponíveis a Ele, para sermos instrumento em Suas sábias mãos. Oremos para que SENHOR nos use, como o bom amigo que conduza outros para a vida, para a salvação em Cristo Jesus.

Palavra para o seu coração

 

Ensina-me o teu caminho, SENHOR, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.

 

                                      Salmos 86.11

 

Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

 

                                      João 14.6

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Soberania

 

Lembra-te, SENHOR, das afrontas que o teu servo tem sofrido, das zombarias que no íntimo tenho que suportar de todos os povos,


                                       Salmos 89.50


Se bem analisarmos, na maioria das vezes o relacionamento entre patrão e funcionário nem sempre é tranqüilo. Há tensões típicas da atividade empresarial, do ambiente de trabalho, interesses de ordem pessoal que podem causar dificuldades e gerar desconfianças. Imaginemos então, se o rico patrão fosse ao mesmo tempo sogro do funcionário, com interferência direta na vida sentimental do genro, dificultasse e manipulasse o pagamento do salário, mudando as regras trabalhistas, visando prejudicar o funcionário-genro por dez vezes consecutivas.

Assim foi com Jacó e Labão. Ambos "espertos", a começar pelo nome "Jacó", que significa "suplantador", sempre visando levar vantagem em tudo, desde seu nascimento. Labão, por sua vez, tinha problemas de caráter. Empenhava sua palavra mas não cumpria. Cheio de artimanhas, buscava seus interesses e lucros, atropelando a todos que passassem à sua frente. A história de Jacó e Labão deixa claro que, quando o egoísmo e a ganância reinam absolutos, temos um quadro perfeito para tudo dar errado. A qualidade de vida não pode ser de mal a pior e, se não houver interferência direta de Deus, pode até acabar em tragédia.

E assim ocorre na vida de muitas famílias, onde se misturam problemas de caráter, negócios e sentimentos. Casamentos são destruídos, assassinatos são cometidos, vidas são arruinadas por causa dessa dupla "egoísmo e ganância".

Na linguagem bíblica, são conhecidas por pecado. Por conta da promessa de Deus a Abraão e sua descendência, Jacó foi bem-sucedido. Talvez para alguns de nós, o contexto de vida sentimental ou profissional também seja complicado e nem mesmo compreendemos como acabamos nos envolvendo. Não importa, entreguemos o nosso caminho ao SENHOR e confiemos Nele. Façamos e reconheçamos a Deus, como SENHOR absoluto de nossa vida, deixemos que Ele conduza e dirija os nossos passos. Deus sabe como "virar a mesa" mudando pessoas a partir do coração, pois Ele é soberano sobre tudo e sobre todos. 

Palavra para o seu coração

 

Mas Israel será salvo pelo SENHOR com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

 

                                       Isaías 45.17

 

Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça.

 

                                       Mateus 13.43

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Angústias e aflições


 Aos que sofrem, Ele os livra em meio ao sofrimento.


                                        Jó 36.15


Nenhum ser humano é imune à aflição e angústia. Porém todas elas, independente de sua origem, sejam aflições provocadas pelas circunstâncias, fragilidades, debilidade pessoal ou por uma consciência culpada podem e devem ser apresentadas a Deus, como fez o Rei Davi no Salmos 25.15-22.

Essa oração não relata apenas a situação, circunstância difícil, mas principalmente o sentimento ruim que o envolvia. E ele teve a sua oração respondida, porque não se envergonhou de se apresentar a Deus, de confessar os seus pecados, nem de pedir o perdão e o livramento divino. Além disso, tinha plena convicção de que só Deus podia livrá-lo. O que ele pediu é o que nós também podemos pedir a Deus: compaixão, alívio para o coração e libertação da angústia.

"Os meus olhos estão sempre voltados para o SENHOR, pois só Ele tira os meus pés da armadilha" (Salmos 25.15). "Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados" (Salmos 25.18). "Guarda a minha vida e livra-me! Não me deixes decepcionado, pois eu me refugio em Ti" (Salmos 25.20). "Ó Deus, liberta Israel de todas as suas aflições"! (Salmos 25.22).

A intercessão do SENHOR Jesus junto a Deus, pedindo por nós, envolve também a libertação do desespero e apoio divino para enfrentar crises que não são possíveis de evitar. Deus, por meio do Seu Espírito Santo, que habita nos que crêem em Cristo Jesus, não está alheio às nossas aflições. Nossas dores podem ser provenientes do ódio, oposição antagônica que o mundo tem pelo SENHOR Jesus e por nós, mas o cerco de aflições que o mundo nos impõe tem os seus espinhos quebrados pelo gracioso amor do Pai. Confiemos, descansemos e esperemos pelo Deus que socorre os aflitos e angustiados. Cientes de que esta experiência resultará em crescimento no nosso relacionamento com Deus, e que assim seja para todos nós! Fato é, que em Cristo Jesus, Deus fez o Seu rosto resplandecer sobre nós e nos deu a paz.



Palavra para o seu coração

 

Quando o faraó viu que a chuva, o granizo e os trovões haviam cessado, pecou novamente e obstinou-se em seu coração, ele e os seus conselheiros.

 

                                      Êxodo 9.34

 

Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

 

                                      Romanos 2.4

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Sua habitação

 

O corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês.


                                    1 Coríntios 6.19


Para os israelitas a Casa do SENHOR era o templo ou o "tabernáculo" em Jerusalém. Para eles, este era o lugar em que Deus habitava. Mas, mesmo eles já sabiam que isso era muito pouco. Quando Salomão inaugurou o novo templo, ele disse comovido: "Será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus ... não podem conter-Te. Muito menos este templo que construí!" (2 Crônicas 6.18).

Mais tarde o Mestre Jesus explicou a uma mulher samaritana que Deus não está preso a um edifício e que não seria mais adorado nem no templo judeu em Jerusalém, nem no samaritano no monte Gerizim, mas "em Espírito e em verdade" (João 4.23), e o apóstolo Paulo nos ensinou que a casa de Deus é formada por nós mesmos.

A igreja, organização, prédio físico é o ambiente no qual os filhos de Deus, em quem Seu Espírito habita, se reúnem e tornam Sua Presença visível e ativa. No entanto, um prédio ou uma organização sem a Presença do Espírito Santo nunca será casa do SENHOR; já um grupo de pessoas movido pelo Espírito Santo certamente o será, onde quer que se reúna.

Por isso nossa própria casa também pode ser casa do SENHOR, como podemos ver em Romanos 16.5. É ali que o amor, a paz e o poder de Deus se revelam. Muitas vezes, nossa ida à igreja não seja uma alegria, porque não encontramos nada lá. Mas Deus não está esperando por nós naquele local, Ele quer ir até lá por meio de nós.

E assim sendo, que possamos abrir a nossa vida para Deus nela habitar e então, em comunhão com outros que fizeram o mesmo, nos alegraremos na casa e na Presença do SENHOR. Verdade é que a Casa do SENHOR é exatamente onde Lhe concedemos o espaço, e sem dúvida a igreja é ótima para isso.



Palavra para o seu coração

 

Escute-me, meu povo; ouça-me, minha nação: A lei sairá de mim; minha justiça se tornará uma luz para as nações.

 

                                          Isaías 51.4

 

No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.

 

                                          1 João 2.8

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Bendize ao SENHOR

 

Bendirei ao SENHOR em todo tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.


                                       Salmos 34.1


Há dias em que parece que o próprio inferno conspira contra nós, e trabalha para nos irritar. Desencadeia uma série de contratempos e situações para nos desestabilizar e roubar a paz.

É exatamente nessas circunstancias adversas que precisamos buscar por um momento de tranquilidade, pararmos para fazer nossa leitura bíblica e meditarmos num dos textos da Palavra de Deus, por exemplo o Salmos 136, afirmando incansavelmente que a benignidade do SENHOR dura para sempre. E o texto nos conta a história do povo de Israel, repetindo que a benignidade do SENHOR dura para sempre. E isso nos leva a entender e a pensar que Deus está conosco, nos acompanha mesmo durante todo aquele dia difícil de vencer. Na Sua benignidade, Deus observa a nossa história, dia após dia, Ele já a tem escrita e sabe tudo do que necessitamos.

As nossas dificuldades, os desafios, pequenos e grandes problemas, não O pegam de surpresa. E Ele nos permite vivenciar tudo isso porque Ele é bom, quer que aprendamos a depender Dele em toda situação - porque a Sua benignidade dura para sempre.

Então, que possamos sempre nos lembrar disso, quando acontecer algo que não nos agrade muito. E do mesmo modo, quando vivermos os momentos mais agradáveis e felizes da nossa vida, que possamos lembrar que eles também expressam o zeloso cuidado de Deus; pois, a benignidade do SENHOR nos cerca apesar das nossas circunstâncias.

Palavra para o seu coração

 

Então Moisés lhe declarou: Se não fores conosco não nos envies.

 

                                        Êxodo 33.15

 

Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.

 

                                        João 10.4

domingo, 19 de outubro de 2025

Amor e obediência

 

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama.


                                         João 14.21


O nosso SENHOR Jesus fez questão de enfatizar que é impossível um compromisso parcial com Ele, ou seja: quem não está com Ele, está contra e que quem não trabalha ao Seu lado, o faz com o adversário, o príncipe deste mundo.  Não há imparcialidade, neutralidade.

Ele também esclareceu os critérios do que é ser Seu amigo: o amor a Ele é demonstrado por uma só maneira - obediência. Evidentemente para obedecer-Lhe, é necessário conhecer os Seus mandamentos e, para conhecê-los, é necessário dedicar algum tempo buscando a Sua inerrante Palavra e doce Presença.

Incrível como se atentamente pesquisarmos, encontraremos inúmeras pessoas que se declaram cristãs devotas. E ao perguntar-lhes se amam ao SENHOR Jesus, é bem possível que a grande maioria também afirmará com um enfático sim, que O amam de todo o coração.

Entretanto, ficaremos admirados como diminuem drasticamente se perguntarmos quantos se dedicam de fato a conhecer a vontade de Deus e a obedecê-la, a qualquer custo. Infelizmente, se tivéssemos que emitir um julgamento, ainda veríamos com desconfiança, mesmo aqueles que dizem que o fazem. Porque para amar ao SENHOR de todo o coração, é necessário negar suas próprias vontades e inclinações, a cada dia crucificar o seu próprio ego e superpor à vontade própria, a vontade maior, a do SENHOR. É estar morto para o egocentrismo e centrado em Deus.

Logicamente isto não é fácil, muito pelo contrário, aliás, alguém já disse que não é difícil, é impossível mesmo. Só pode ser feito com o poder do Espírito Santo de Deus atuando em nós. Por isso, quem de fato ama ao SENHOR Jesus e quer obedecer-Lhe tem a promessa da constante Presença do Conselheiro, que ensina, orienta, sustenta e capacita a obedecer. E assim sendo, clamemos ao SENHOR Jesus pelo poder do Espírito Santo, para obedecer-Lhe de verdade e não apenas de palavras.

Palavra para o seu coração

 

Faze o Teu rosto resplandecer sobre o Teu servo; salva-me por Teu amor leal.

 

                                         Salmos 31.16

 

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

 

                                         Lucas 12.25

sábado, 18 de outubro de 2025

Padrões e modelos

 

Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.


                                      Romanos 2.6


E cientes de que Deus retribui a cada um conforme o seu procedimento, nada melhor do que usar os conselhos do Rei Salomão, homem agraciado por Deus com sabedoria, que deixou seu legado para a humanidade (Provérbios 1.8-19).

Ele inicia nos instruindo da valorização de pai e mãe, embora cada cultura tem sua forma de lidar com os pais, o conselho de Salomão é que os filhos devem ouvir, levar em conta, a instrução do pai e o ensino da mãe. É bem verdade que há pais que deixam muito a desejar, mas em geral esforçam-se pelo bem dos filhos. Aos pais atribui a responsabilidade da educação e formação dos filhos; mas, é bom lembrar que "educar" significa influenciar o caráter.

Em seguida, Salomão trata de uma área que abrange e engloba a todos: o cuidado na adoção de modelos e padrões; escolhermos alguém para ser nosso padrão de comportamento ou perfil. O problema surge quando somos convidados a experimentar certas aventuras que mexem com os valores da vida, as atitudes e até os bens dos outros.

Sabemos que temos desde o nascimento a tendência para o mal, devido ao pecado que habita em nós. Sugestões que reforçam essa tendência funcionam como empurrar quem está descendo a ladeira, o tombo será inevitável. Mas, o SENHOR Jesus é a oportunidade de um novo início, com novos valores em relação à vida, a nós mesmos e a Deus. Não podemos culpar nossos pais, amigos ou a sociedade pelos nossos pecados, cada um é responsável por suas escolhas e por si mesmo. O importante mesmo é decidir como agiremos em relação a Deus, lembrando de que pela fé em Cristo Jesus, encontramos o perdão e o recomeço. Diz o dito popular: "Quem avisa amigo é", ainda mais quando o amigo é o próprio Deus.

Palavra para o seu coração

 

Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o SENHOR, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.

 

                                    Deuteronômio 28.1

 

Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

 

                                    Mateus 12.50

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Provas e tentaçãos

 

Tudo o que há no mundo a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo.


                                       1 João 2.16


Enquanto estamos no mundo, estamos sujeitos a todo tipo de tentação, até mesmo o SENHOR Jesus, foi levado ao deserto para ser tentado (Mateus 4.1).

Daí pensamos: que mal pode acontecer ao ver aquele filme, mini série, vídeo ou folhear aquela revista?! E só simular quanto dinheiro sobraria se sonegasse impostos?! Afinal, vou aos domingos à igreja, leio a Bíblia de vez em quando, até oro quando lembro e sobra um tempo?!

A estratégia de Satanás não muda, ele só vai adaptando com novos recursos na medida em que evoluímos; talvez por ser muito eficiente e assertiva. E como na tentação usada com o Mestre Jesus, somos também tentados basicamente em três áreas: a cobiça da carne, as nossas necessidades mais carnais, instintivas, até mesmo fisiológicas; a cobiça dos olhos, o poder e a auto-suficiência; e a ostentação de bens, as riquezas e posses materiais. Mas, o próprio SENHOR Jesus, nos dá o exemplo de como resistir: por meio do pleno conhecimento do que está escrito em Sua Palavra, refletindo assim o íntimo e contínuo relacionamento com Deus Pai.

Verdade é que a nossa segurança não reside em hábitos ou rituais religiosos, mas na íntima comunhão com Deus e total dependência Dele. E jamais podemos nos descuidar, baixar a guarda e soltar o leme! Devemos permanecer sempre alertas e vigiar porque "o Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1Pedro 5.8). Mesmo porque melhor que o perdão de Deus, é ser capaz de deixar de pecar.

Palavra para o seu coração

 

Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo.

 

                                      Salmos 119.76

 

Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

 

                                      Lucas 2.25

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Amor que constrange

 

Pois o amor de Cristo nos constrange…


                                    2 Coríntios 5.14


O apóstolo Paulo afirma que foi conquistado, vencido, subjugado e preso pelo "amor de Cristo". Poucos de nós conseguimos realmente entender e aquilatar o que significa estar dominado pelo amor de Deus. Com muita frequência, e na grande maioria das vezes, tendemos a ser controlados simplesmente por nossas próprias experiências. Contudo, a única coisa capaz de vencer e controlar o apóstolo Paulo, excluindo qualquer outra força, era o amor de Deus.

Verdade é que: "O amor de Cristo nos constrange…" e ao ouvirmos isso de alguém, podemos estar certo que o Espírito de Deus age sem qualquer impedimento na vida dessa pessoa.

Quando nascemos de novo pelo Espírito de Deus, nosso testemunho é baseado absolutamente no que Ele tem realizado por nós, mas essa ênfase muda e será transformada para sempre, ao recebermos "o poder do Espírito Santo" (Atos 1.8). É somente a partir desse momento, que percebemos com nítida clareza o que o SENHOR Jesus quis ensinar quando afirmou: "…e sereis minhas testemunhas…". Não, apenas, testemunhas daquilo que o SENHOR Jesus pode fazer — isso é básico e já compreendido.

Passamos então, a aceitar tudo aquilo que nos sobrevêm como se estivessem ocorrendo com Ele, seja o que for: louvores ou censuras, perseguições ou recompensas. Ninguém é capaz de chegar a esse padrão de comportamento por Cristo Jesus, se não tiver sido totalmente constrangido pela majestade do Seu poder. Essa é a única coisa que realmente importa, e, estranhamente, continua sendo o último aspecto da fé que nós, como obreiros cristãos, percebemos.

O apóstolo Paulo afirma que fora tomado pelo amor de Deus e isso explica e esclarece seu comportamento e modo de agir. As pessoas podiam persegui-lo como maluco ou lúcido — ele não se importava. E isso porque uma única coisa o fazia viver: convencer as pessoas sobre o iminente julgamento de Deus e anunciar-lhes "o amor de Cristo". Esta rendição total ao "amor de Cristo" deve ser também a nossa motivação primordial, pois é a única atitude que produzirá frutos em nossa vida. E isto sempre deixará a marca da santidade de Deus e Seu poder, nunca chamando a atenção à nossa própria santidade.

Palavra para o seu coração

 

Será que quem fez o ouvido não ouve? Será que quem formou o olho não vê?

 

                                       Salmos 94.9

 

Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.

 

                                       Mateus 6.8