domingo, 21 de dezembro de 2025

Bem-aventurança

 

Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido provado, receberá a coroa da vida.


                                       Tiago 1.12


Esta bem-aventurança é difícil de entender e aceitar. O apóstolo Tiago fala de sofrimentos e perseguições, e com isso, testes e provações para nós e nossa fé. Essa provação inclui adversidades, armadilhas, aflições de toda espécie e até a tentação ao pecado. Por isso "suportar provação" com perseverança, denota uma atitude vitoriosa (Tiago 1.2), pois há um um Deus soberano por trás de tudo, que tem objetivo com a vida de Seus filhos. Na Sua infinita sabedoria e poder, Ele transforma nossos momentos difíceis em motivos de glória e gozo, Deus é capaz de transformar desgraças em bênçãos.

Tendemos a crer e ensinar que se Deus estiver conosco tudo irá às mil maravilhas. Mas, não é sempre assim, os discípulos por exemplo, se viram às voltas com a tempestade, mesmo tendo o Mestre com eles. Não seria antes que, mesmo nas tempestades há um Deus Todo Poderoso conosco, capaz de transformar tempestades em bonanças?! É bem assim que Deus age. Ter Deus conosco não é garantia de vida tranquila, mas de bênção apesar de tudo.

E além disso, Tiago diz que Deus tem uma coroa de vida para os perseverantes na tribulação (Tiago 1.12). Vale lembrar que os crentes em Cristo recebem de Deus uma nova vida, sendo agora participantes da natureza divina (2 Pedro 1.4), "cheios de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3.19). Esta é a coroa da vida - uma participação mais direta, introspectiva na vida do próprio Deus. Esta é a bem-aventurança, pois felicidade plena não é a ausência de problemas, mas em todo o tempo poder desfrutar da Presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário