sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Sabedoria do alto

 

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria.


                                      Salmos 111.10


O brasileiro é conhecido como o povo que gosta de levar vantagem em tudo. Parece uma tendência natural - que todos carregamos - de sempre tentar levar alguma vantagem sobre alguém ou alguma situação. Isso parece estar no DNA do brasileiro. Assim, quem é mais esperto se dá melhor! Mas, ser esperto não é sinônimo de sábio, justo ou honesto.

Tiago 3.13-18, nos fala da "sabedoria divina" em contraposição à "sabedoria humana" - que poderíamos denominar de esperteza! A primeira – divina: produz resultados através do caráter e do comportamento de quem a possui. A segunda – humana: produz resultados que atendem apenas aos interesses egoístas de quem é esperto. Esta é chamada de terrena e diabólica, ou seja, não produz o que é bom, pacífico e justo e, portanto, não agrega benefício algum à vida do indivíduo. A primeira, porém, gera paz, misericórdia, bons frutos, é imparcial e sincera, beneficiando a vida de quem a possui e de quem convive com essa pessoa, porque é a sabedoria que vem de Deus!

Então, que possamos dirigir nossas vidas, tomar nossas decisões, planejar nossos projetos, guiados pela sabedoria divina. Clamar a Deus que nos torne sábios (Tiago 1.5-8) e nos conceda o devido temor, a reverência de nos maravilhar diante de Sua amorosa Presença e de Sua ação poderosa. Que possamos nos render, entregar nossas vidas ao SENHOR Jesus, busque-Lo de todo coração, conheça-Lo, deixá-Lo conduzir os nossos passos por novos caminhos. Assim, certamente, nossas decisões, palavras, atitudes, ações e reações serão mais sabiamente orientadas e viveremos melhor! Não há vantagem melhor do que essa. A maior vantagem que o mundo  pode ter é poder contar com a sabedoria que vem do alto, diretamente de Deus para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário