domingo, 14 de setembro de 2025

Crucifica-o!

 

Perguntou Pilatos: Que farei então com Jesus, chamado Cristo? Todos responderam: Crucifica-o!


                                      Mateus 27.22


Incrível como nós humanos estamos sempre tentando transferir nossas culpas para os outros. Remonta a Adão e Eva, quando se esforçaram para fugir da culpa da desobediência e suas consequências. Na verdade, lendo o versículo em destaque, tentamos avaliar quantas pessoas foram envolvidas e responsáveis pela morte do SENHOR Jesus.

1. Pilatos disse que Jesus era inocente, lavando as mãos numa encenação dramática, já que recebera recomendação de sua esposa para que não se envolvesse naquela causa. Contudo, foi ele que proferiu a sentença de morte (Mateus 27.24-26).

2. Soldados - foram eles que, de fato, crucificaram Jesus. A sua desculpa - ou transferência da culpa estava no fato de que cumpriam ordens recebidas (Mateus 27.27-31).

3. Barrabás - aparentemente ele não tinha qualquer responsabilidade; no entanto, quando se envolveu no movimento de luta armada contra Roma, a atitude tomada teve como consequência a morte de Jesus.

4. Autoridades judaicas eles não condenaram Jesus à morte nem zombaram Dele como os romanos (Mateus 27.27-31); entretanto a responsabilidade deles fica evidente porque entregaram Jesus, por causa da sua inveja (Mateus 27.18).

5. Multidão - desde muitos anos o povo foi condicionado na expectativa da vinda do Messias, que lutaria contra o poder romano e, ainda que muitos tivessem simpatia por Jesus, ficaram quietos. Outros ainda assumiram a responsabilidade pela Sua morte (Mateus 27.25).

Diante disso, é importante que sempre reflitamos antes que façamos as nossas escolhas, conscientes de que a partir daí teremos que arcar com as devidas consequências que elas acarretarão. Não podemos fugir de ser co-responsáveis, ainda que sejamos perdoados; porque Ele morreu pelos nossos pecados, em nosso lugar. O SENHOR Jesus morreu para a nossa salvação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário